Clicky

Como rezar o Rosário? Aprenda e descubra informações importantes sobre a oração - Altair Fonseca
Rezando o Rosário
Orações

Como rezar o Rosário? Aprenda e descubra informações importantes sobre a oração

Entender o surgimento do Santo Rosário e a maneira de rezá-lo corretamente transforma a vida e a devoção de qualquer fiel. Com Maria, que sempre meditava todas as coisas em seu coração, nós também meditamos sobre os pontos mais importantes da vida de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Portanto, no conteúdo de hoje vamos nos aprofundar nesta prática muito antiga e eficaz, que nos aproxima de Deus e alcança d’Ele imensos benefícios.

Veja também:

Aprenda a rezar o Rosário

O Rosário é composto por quatro Terços e cada Terço é dividido em cinco mistérios. Em cada mistério contemplamos um momento da vida de Jesus. Portanto, ao rezarmos o Rosário contemplamos toda a vida de Jesus neste mundo.

Como rezar o Rosário
Como rezar o Rosário

A partir da cruz, siga as orações na sequência indicada e no sentido anti-horário.

– Inicia-se com o sinal da Cruz: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém.

– Em seguida, reza-se a oração do Creio.

– Depois, reza-se um Pai-Nosso, seguido de três Ave-Marias (Cada Ave-Maria é precedida de uma oração que você confere a seguir) e mais um Pai-Nosso.

A cada dezena do Terço contempla-se um mistério, seguido de 1 Pai-Nosso e 10 Ave-Marias.

Ao final de cada dezena, reza-se o Glória ao Pai, seguido da jaculatória: Oh! meu bom Jesus… (que você confere a seguir).

Ao concluir as 5 dezenas, reza-se os agradecimentos.

Oferecimento

Divino Jesus, eu vos ofereço este terço (Rosário) que vou rezar, contemplando os mistérios de nossa Redenção. Concedei-me, pela intercessão de Maria, vossa Mãe Santíssima, a quem me dirijo, as graças necessárias para bem rezá-lo para ganhar as indulgências desta santa devoção. Pode-se acrescentar o que segue, e também intenções particulares: Ofereço-Vos também em reparação aos Corações de Jesus e Maria, nas intenções do Imaculado Coração de Maria, nas intenções do Santo Padre, pelo Santo Padre e por toda a Igreja, pela santificação do clero e das famílias, pelas vocações sacerdotais, religiosas, missionárias e leigas, pela Paz no mundo, pelo Brasil.

Creio

Creio em Deus Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo poderoso, donde há de vir julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna. Amém.

Pai-Nosso

Pai Nosso que estais no Céu, santificado seja o Vosso nome, venha a nós o Vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossa ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Ave-Maria

Ave Maria cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus. Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

A primeira Ave-Maria é rezada em honra a Deus Pai que nos criou: Ave-Maria…

A segunda Ave Maria a Deus Filho que nos remiu: Ave-Maria…

A terceira Ave Maria ao Espírito Santo que nos santifica: Ave-Maria…

Amém.

Glória ao Pai

Glória ao Pai, ao Filho e o Espírito Santo. Como era no princípio, agora é sempre. Amém.

Oh! Meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem. Amém

A contemplação dos mistérios

Na oração do Rosário contemplam-se todos os mistérios na ordem dos acontecimentos: 1º) Mistérios Gozosos; 2º) Mistérios Luminosos; 3º) Mistérios Dolorosos; 4º) Mistérios Gloriosos. No caso da oração do Terço, contempla-se um dos mistérios, conforme o dia da semana e mistérios a seguir:

Mistérios Gozosos (segundas e sábados)

1- No primeiro mistério contemplemos a Anunciação do Anjo Gabriel à Nossa Senhora, de que ela seria a mãe do Salvador, Jesus.

2- No segundo mistério contemplemos a Visitação de Nossa Senhora à sua prima Santa Isabel, para ajudá-la e servi-la.

3- No terceiro mistério contemplemos o Nascimento do Menino Jesus em Belém.

4- No quarto mistério contemplemos a Apresentação do Menino Jesus no templo e a Purificação de Nossa Senhora.

5- No quinto mistério contemplemos a Perda e o Encontro do Menino Jesus no templo, discutindo com os Doutores da Lei.

Mistérios Luminosos (quinta-feira)

1- No primeiro mistério contemplemos o Batismo de Jesus no rio Jordão.

2- No segundo mistério contemplemos a Auto-revelação de Jesus nas Bodas de Caná.

3- No terceiro mistério contemplemos Jesus anunciando o Reino de Deus.

4- No quarto mistério contemplemos a Transfiguração de Jesus diante dos apóstolos.

5- No quinto mistério contemplemos a Instituição da Eucaristia por Jesus na última ceia.

Mistérios Dolorosos (terças e sextas-feiras)

1- No primeiro mistério contemplemos a Agonia de Jesus, quando suou sangue no Horto das oliveiras.

2- No segundo mistério contemplemos a Flagelação de Jesus atado à coluna.

3- No terceiro mistério contemplemos a Coroação de Jesus com espinhos.

4- No quarto mistério contemplemos Jesus Cristo carregando a Cruz para o Calvário.

5- No quinto mistério contemplemos a Crucificação e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Mistérios Gloriosos (quartas-feiras e domingos)

1- No primeiro mistério contemplemos a Ressurreição de Jesus Cristo, Nosso Senhor.

2- No segundo mistério contemplemos a Ascensão de Nosso Senhor ao Céu.

3- No terceiro mistério contemplemos a Vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos reunidos com Maria Santíssima no Cenáculo, em Jerusalém.

4- No quarto mistério contemplemos a Assunção de Nossa Senhora ao Céu.

5- No quinto mistério contemplemos a Coroação de Nossa Senhora como Rainha do céu e da terra.

Agradecimentos

Infinitas graças vos damos, Soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossa mão liberais. Dignai-vos, agora e para sempre, tomar-nos debaixo do vosso poderoso amparo e para mais vos obrigar vos saudamos com uma Salve Rainha:

Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degradados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia pois advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei. E depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto de vosso ventre. Ó clemente! Ó piedosa! Ó doce sempre Virgem Maria! Rogai por nós Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

Algumas informações sobre o Santo Rosário

A devoção do Santo Rosário demorou alguns séculos para ser totalmente formada e consolidada. Antes de mais nada, foi necessário surgir a oração da Ave-Maria para que o terço pudesse ser idealizado. O surgimento da Ave-Maria foi, por sua vez, decorrência do desejo dos fiéis católicos de honrar de alguma maneira Nossa Senhora. A oração mais antiga que se conhece dirigida à Virgem Santíssima é o “Sub tuum praesidium Sancta Dei Genetrix”, “À vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus”. Com relação à Ave-Maria, pelo que se sabe, por volta do ano 600 já era rezada a sua primeira parte. Posteriormente, entre os séculos X e XI foi acrescentado o nome de Jesus ao final da oração. A segunda parte da Ave-Maria surgiu no século XIII, juntamente com o terço, com importante contribuição de Domingos de Gusmão (1170-1221).

São Domingos de Gusmão recebe o Rosário de Nossa Senhora
São Domingos de Gusmão recebe o Rosário de Nossa Senhora

São Domingos foi um sacerdote espanhol, fundador da ordem dos dominicanos ou pregadores. O destemido pregador, num determinado momento da sua vida, decidiu ir à França para lutar contra a heresia albigense. Esta heresia, entre outros erros, ensinava que havia dois deuses: um bom e um mau. São Domingos se esforçou no combate a este mal, mas inicialmente não conseguiu grandes frutos.

A aparição de Nossa Senhora a São Domingos

Segundo a tradição, no ano de 1208, Domingos foi a um bosque chorar, rezar e suplicar que Nossa Senhora lhe mostrasse uma arma espiritual eficaz para vencer aquela dura batalha. Ao terceiro dia de oração, Nossa Senhora apareceu-lhe acompanhada de três anjos e disse:

“Querido Domingos, você sabe qual é a arma que a Santíssima Trindade quer usar para mudar o mundo? A resposta de São Domingos foi que ela sabia melhor que ele”.

Então Nossa Senhora lhe disse:

“Quero que saiba que neste tipo de guerra a arma sempre foi o Saltério Angélico (palavras do Arcanjo Gabriel a Nossa Senhora na Anunciação), que é a pedra fundamental do Novo Testamento. Portanto, se você quer converter estas almas endurecidas e ganhá-las para Deus, difunda o meu saltério”.

Então, Nossa Senhora mostrou o terço para São Domingos, com as 50 Ave-Marias, e ele passou a ser conhecido como Saltério da Bem-Aventurada Virgem Maria. A partir daí, São Domingos começou a espalhar esta devoção, encontrando acolhida nos fiéis católicos que não sabiam ler e queriam de alguma maneira imitar os monges que recitavam os 150 Salmos da Bíblia.

Depois de algum tempo, como esta devoção estava caindo no esquecimento, Nossa Senhora apareceu ao beato Alano de Rupe (1428-1475), também da ordem de São Domingos, e lhe pediu para reavivá-la. Nossa Senhora lhe disse que seriam necessários volumes imensos para registrar todos os milagres obtidos por meio do terço e reiterou as promessas feitas a São Domingos de Gusmão.

Inspirado pela Mãe de Deus, Alano criou as agrupações de 50 Ave-Marias conhecidas como Mistérios Gozosos, Dolorosos e Gloriosos. Acrescentou também os Pai-Nossos no início de cada dezena. Surgia assim o Rosário como nós conhecemos hoje, que contou recentemente com o acréscimo dos Mistérios Luminosos pelo papa São João Paulo II.

Algumas frases de santos sobre o Rosário

Você e eu precisamos ser adeptos do Santo Rosário e praticarmos essa devoção diariamente, conforme o ritmo de nossas vidas. Aliás, se falta ainda algum estímulo para começar, acompanhe a seguir algumas frases de santos que tiveram experiências profundas com o Rosário e Nossa Senhora. É importante dizer que essas frases são apenas algumas, pois os testemunhos são inumeráveis e não caberiam neste humilde blog.

A paz nas famílias pelo Rosário
A paz nas famílias pelo Rosário
A força do Rosário
A força do Rosário
O conforto pelo Rosário
O conforto pelo Rosário
O Rosário é uma arma contra o mal
O Rosário é uma arma contra o mal

Além das frases dos santos, temos diversos milagres alcançados pela prática dessa devoção. Entretanto, esses exemplos ficam para uma próxima ocasião, já que eu sei que você está com vontade de parar de ler e começar a meditar a vida de Jesus e alcançar inúmeras graças pela intercessão da Virgem Maria, né? Não deixe de rezar o Rosário hoje mesmo!

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Comments

José Maria nader
2 de julho de 2021 at 21:59

Quatro maravilhosos Santos.
Desculpe, não deveria deixar de colocar em hipótese alguma, São Pio de Pietrelcina.
“Padre Pio estava sempre com o rosário nas mãos, sua arma mais poderosa contra o inimigo. Ele rezava entre 15 e 20 Rosários (com 150 Ave Marias cada) COMPLETOS por dia.

Este é o testemunho do Frei Paolo Covino, capuchinho que ministrou, na noite do dia 22 de setembro de 1968, os últimos sacramentos ao Padre Pio.

Frei Paolo era um dos melhores amigos do santo. Morreu em 2012, com 94 anos de idade, 70 deles como sacerdote



José Roberto Gusmão Dantas
3 de julho de 2021 at 07:34

O terço diário me trás paz interior, me aproxima de Jesus Cristo e de sua mãe Maria além de me dar mais confiança na vida



Ermenegilda Blandina do Nascimento Severinno
17 de julho de 2021 at 05:10

Vou recitar o terço estou a precisar



Avelina katuvala
19 de julho de 2021 at 14:43

Bons ensinamentos! Realmente sem Deus nada somos!



George Santos Ferreira
20 de julho de 2021 at 09:14

Rezar o terço melhor e maior Alimento Espiritual do ser humano nessa vida que se segui. AMÉM AMÉM AMÉM 🙏🙏🙏👍



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *