Clicky

O que é heresia? Como reconhecer um herege? Há muitos enganos atualmente - Altair Fonseca
Não caia em heresia
Conhecimento da Igreja Católica / Vídeos

O que é heresia? Como reconhecer um herege? Há muitos enganos atualmente

Vivemos tempos conturbados onde as pessoas perdem a paciência e saem se ofendendo com muita facilidade. Por exemplo, basta que alguém fale algo equivocado sobre a Igreja que já é acusado de heresia. Mas será mesmo que as pessoas têm o conhecimento necessário para rotular alguém como herege? No conteúdo de hoje vamos entender melhor esses termos e meditaremos sobre verdades importantes.

Veja também:

O que é heresia?

A partir da clara definição do Código de Direito Canônico podemos começar a entender o significado do termo heresia. Conhecer como essa palavra é aplicada na Igreja Católica Apostólica Romana nos ajuda a evitar equívocos e também a fortalecer nossa fé.

Entenda o que é heresia
Entenda o que é heresia

Pertinaz quer dizer insistente, ou seja, o herege insiste com veemência no seu erro. Além disso, para que alguém seja considerado herege precisa ter recebido o batismo. Portanto, heresia é a negação por um batizado de alguma verdade de fé da Igreja Católica. Sabe aquele tipo de pessoa que escolhe acreditar em uma verdade da Igreja e nega aquela que é menos conveniente? Uma pessoa que dessa forma quer criar uma igreja à sua maneira é herege. Se um cristão negar alguma verdade na qual deve crer, com fé divina e católica, ou duvidar de alguma verdade, será considerado herege.

Antes de cairmos em julgamentos, precisamos entender há os casos de enganos por ignorância e o claro pecado da heresia por absoluta vontade, com uso da razão e da inteligência, com pleno conhecimento. Para ter um panorama um pouco mais amplo sobre este tema, assista este vídeo do Pe. Paulo Ricardo:

O que é heresia?

Concluindo, você e eu não podemos querer inventar uma Igreja que atenda aos nossos caprichos, mas devemos ser obedientes à verdadeira fé católica. Que o Espírito Santo de Deus nos dê o discernimento e nos convença da verdade.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *