Clicky

Você sabia que fazemos 7 pedidos na oração do Pai-Nosso? Entenda cada um deles - Altair Fonseca
Sobre a oração do Pai-Nosso
Orações

Você sabia que fazemos 7 pedidos na oração do Pai-Nosso? Entenda cada um deles

A oração do Pai-Nosso é a mais completa e que tem todos os pedidos necessários para a nossa salvação. Aliás, um meio de rezar ensinado pelo próprio Jesus Cristo (Cf. Mt 6,9-13) tem muito poder e deve ser recitado com muita devoção. Portanto, não é à toa que essa oração ocupa lugar privilegiado na vida da Igreja Católica e engloba os principais pedidos dos fiéis. Aliás, você sabia que fazemos 7 pedidos na oração do Pai-Nosso? No conteúdo de hoje você vai entender cada um deles.

Os 7 pedidos do Pai-Nosso

O resumo das sete petições a seguir é baseado no ensinamento do Catecismo da Igreja Católica, do parágrafo 2803 ao 2854.

Rezemos ao nosso Pai
Rezemos ao nosso Pai

1 – Santificado seja o vosso Nome

Só Deus santifica, então esse pedido nos leva a reconhecer a necessidade de respeitarmos o Santo Nome de Deus. Afinal, não somos capazes de santificar o nome do Senhor, mas podemos fazer o contrário (blasfemar contra este Nome) através de nossa má conduta. Que o nome do Senhor seja louvado, santificado e não blasfemado.

2 – Venha a nós o vosso Reino

Esperar ansiosamente a manifestação do Reino de Deus é algo que acontece naturalmente na vida de cada cristão. É um desejo que só vai aumentando à medida que nossa fé vai sendo forjada ao longo de nossa caminhada espiritual.
O Catecismo deixa claro que pedimos aí a segunda vinda de Cristo, a consolidação do Reino, mas também nos mostra que começamos a viver como cidadãos deste Reino pela ação do Espírito Santo de Deus que transfigura nossas vidas.

3 – Seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu

A vontade de Deus é a nossa salvação e que cheguemos ao conhecimento da verdade. E o conhecimento da verdade nos leva a uma vida virtuosa, cheia de sentido e de amor pelo próximo. Uma vida que aponta para o Céu. Ou seja, a vontade de Deus é a nossa real e completa felicidade. Querer que a vontade de Deus seja feita é querer que o melhor seja feito em nossas vidas. Jesus Cristo foi obediente e fez a vontade do Pai. Ele é nosso modelo, mas precisamos da graça de Deus para colocar essa obediência em prática. Por isso pedimos nessa oração.

4 – O pão nosso de cada dia nos dai hoje

O Deus que nos dá a vida também nos dá o sustento material e espiritual. Neste pedido direcionamos toda a nossa confiança em Deus, não em uma espera passiva, mas em uma busca pelo pão necessário sem uma inquietação e uma preocupação desconfiada. O Pão da Vida é a Eucaristia, alimento celeste que nos dá um gostinho da eternidade mesmo em nossa vida temporal. Este Pão alimenta nossa alma e fortifica nossa espiritualidade cotidianamente, por isso, devemos pedir o pão de cada dia e nunca nos afastarmos da mesa do Senhor.

5 – Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos que nos têm ofendido

Essa parte da oração nos enche de responsabilidade se rezamos de coração, afinal, há uma condição para que sejamos perdoados: devemos ser perdoados da mesma maneira que perdoamos aqueles que nos ofenderam ou que nos devem algo. A Palavra de Deus nos explica que é impossível amar a Deus, que não vemos, se não conseguimos amar os irmãos que vemos.

6 – Não nos deixeis cair em tentação

No combate entre a carne e o Espírito, só podemos vencer as tentações pela graça de Deus. Por isso, é fundamental que estejamos constantemente pedindo esse auxílio indispensável. Pela oração, vencemos as tentações que visam a nossa condenação e também vencemos as provações de Deus que visam o nosso crescimento. Pedimos que Ele nos ajude em todas as ocasiões e nos dê o discernimento para caminhar retamente, sem nos perdermos.

7 – Mas livrai-nos do mal

Este último pedido reúne todas as misérias humanas, que entraram no mundo pelo autor de todo o mal: satanás. Que o senhor nos livre de todas as armadilhas do inimigo e nos conduza à vida eterna. Cristo Jesus conquistou a vitória sobre o mal e a morte, mas precisamos tomar posse desse resgate pago pelo Seu sangue. Até para dizer o nosso “sim” diário somos frágeis e precisamos pedir que o Senhor nos livre de todo o mal diariamente.

Somos filhos de Deus
Somos filhos de Deus

Que o conhecimento maior sobre a profundidade do Pai-Nosso nos ajude a rezar com mais intensidade e fé. Se este conteúdo foi útil para você, compartilhe para que mais pessoas possam saber sobre a oração que o próprio Senhor nos ensinou.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Comments



Ana Buela
18 de fevereiro de 2022 at 07:51

Dom dia. Falo a partir de Angola. Quero saber mas sobre Pai Nosso.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *