Clicky

Precisamos abandonar o pecado e a oração é fundamental nesse processo - Altair Fonseca
Precisamos abandonar nossos apegos
Inspirações e conselhos / Quadrinhos Católicos

Precisamos abandonar o pecado e a oração é fundamental nesse processo

Não há nada mais importante do que a nossa salvação e para alcançá-la é preciso uma firme decisão de abandonar o pecado. Quando você e eu nos deparamos com algum pecado ao qual somos apegados sentimos uma grande dificuldade para continuar a caminhada. Porém, se pelas nossas próprias forças parece complicado, para Deus nada é impossível.

Veja também:

É preciso abandonar o pecado

É fundamental que tomemos uma firme resolução de abandonar o pecado e todas as nossas más práticas e apegos. Além disso, devemos ter uma vida espiritual exercitada a cada dia, de maneira que possamos evoluir na prática das virtudes que nos levam à santidade.

Se você e eu pararmos para pensar com sinceridade sobre como temos vivido perceberemos que há ainda muitas faltas que precisamos abandonar. É fato que muita gente vive no pecado e irrita-se profundamente quando a verdade é mostrada, e a verdade é que o pecado leva ao inferno. Portanto, se queremos nos salvar precisamos tomar a firme resolução de abandonar o pecado. Só quem deixa o peso desnecessário para trás é capaz de caminha livremente com Cristo Jesus.

Precisamos abandonar nossos apegos
Precisamos abandonar nossos apegos

O inimigo que quer a nossa perdição fará o máximo para nos tentar e nos tirar do bom caminho. É por isso que sem o auxílio do Senhor, que alcançamos pela oração, não é possível vencer o maligno. A seguir veremos com a ajuda de alguns santos a importância da oração nesse processo.

A oração é necessária para a nossa salvação

Santo Afonso Maria de Logório nos ajuda a entender a importância da oração mental para conhecermos os perigos e os meios para vencê-los. Já que estamos em um combate espiritual é fundamental que usemos as armas corretas ou corremos o risco de sermos atingidos e mortos.

O perigo para quem não ora
O perigo para quem não ora

“Quem não ora mentalmente não vê as necessidades de sua alma; pouco conhece os perigos para a própria salvação; pouco sabe dos meios que deve usar para vencer as tentações e, consequentemente, pouco conhecendo a necessidade que tem de rezar, deixará de rezar e certamente se perderá”. Santo Afonso Maria de Ligório.

O Diabo sabe que perde para Deus aquela alma que se entrega à oração e é por isso que faz de tudo para distrair a pessoa devota. Você já sentiu dificuldades em manter uma vida de oração perseverante e percebe todo o tipo de obstáculo? Isso acontece porque o diabo sabe que perde a alma que reza. Essa realidade é mostrada por santa Catarina de Bolonha:

O diabo já perdeu toda alma que reza
O diabo já perdeu toda alma que reza

“Sabe o Diabo que, se uma alma com perseverança se atém à oração, ele já a perdeu”. Santa Catarina de Bolonha.

Santa Teresa d’Ávila é enérgica ao nos mostrar o que acontece com quem deixa a oração. Que você e eu possamos meditar a frase a seguir para entendermos como rezar é fundamental para quem quer abandonar o pecado e salvar-se.

Deixar a oração é um grande perigo
Deixar a oração é um grande perigo

“A alma que deixa a oração é como se pusesse a si mesma no Inferno, sem necessidade de demônios”. Santa Teresa d’Ávila.

A santidade é a vocação inicial de todo o discípulo de Jesus Cristo. Sendo assim, você e eu precisamos responder a esse chamado com a decisão de tomar nossa cruz e seguir o Senhor, sem desanimar. Nessa caminhada, a oração é fundamental e nos dará força para continuar. E aí, vamos juntos até o Céu?

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Comments

Sílvio
1 de maio de 2021 at 08:53

Muito bom esse texto de evangelização que nos mostra como é importante e o valor da oração que o Espírito Santo me dê a graça de começar hoje orar mais e com amor.



21 de maio de 2021 at 14:45

Amém Sr dai nos a coragem de ser Santos como os martires



25 de junho de 2021 at 05:08

Muito verdadeiro e também prático escrito. Eu realmente apreciado este artigo.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *