Clicky

Muitos estão se enganando sobre a busca pela santidade - Altair Fonseca
A busca pela santidade
Conhecimento da Igreja Católica

Muitos estão se enganando sobre a busca pela santidade

Com tanta informação e pessoas querendo dar conselhos atualmente, a busca pela santidade tem incertezas e obstáculos. É promessa de Deus que quem crer no Senhor não será confundido, mas Ele não disse que seria fácil. Aliás, o próprio Senhor nos diz que quem quisesse segui-Lo, deveria tomar também a sua cruz. Nessa caminhada rumo à Pátria Celeste não podemos perder de vista aquilo que é mais essencial e é sobre isso que falaremos hoje.

Veja também:

A vocação de todo cristão

Antes de tudo é preciso que entendamos qual é a vocação inicial de todo o cristão. Não importa o seu estado de vida, a vocação de todo discípulo de Cristo é a mesma: a santidade. O Catecismo da Igreja Católica deixa essa verdade muito clara e é importante saber:

o chamado à santidade
O chamado à santidade

“O Batismo, a Confirmação e a Eucaristia são os sacramentos da iniciação cristã. São o fundamento da vocação comum de todos os discípulos de Cristo – vocação à santidade e à missão de evangelizar o mundo. E conferem as graças necessárias para a vida segundo o Espírito, nesta existência de peregrinos em marcha para a Pátria”. Catecismo da Igreja Católica, parágrafo 1533.

Enganos na busca pela santidade

E qual seria o caminho para você e eu que estamos na busca pela santidade? São Francisco de Sales nos aponta uma direção baseada em tudo o que Jesus Cristo nos ensinou.

Os enganos na busca pela santidade
Os enganos na busca pela santidade

Oh, como se engana, diz São Francisco de Sales, quem deposita noutra coisa senão em amar a Deus. “Alguns põem a perfeição na austeridade, outros na esmola, outros na oração, outros na frequência aos sacramentos. Eu, por mim, não conheço outra perfeição além daquela de amar a Deus de todo o coração; pois todas as outras virtudes sem o amor não passam de um amontoado de pedras. E, se não desfrutamos perfeitamente deste santo amor, o defeito parte de nós, porque ainda não nos entregamos a Deus por inteiro”.

Um caminho para amar a Jesus Cristo

Santo Afonso Maria de Ligório nos aponta um bom caminho, baseado nos ensinamentos de vários santos, para quem quer adquirir um verdadeiro amor por Jesus Cristo:

Os mestres espirituais descrevem os sinais do verdadeiro amor. O amor, dizem, é temeroso, e o seu temor não é outro senão o de dar desgosto a Deus. É generoso, porque, fiando-se em Deus, não se desanima de empreender toda a grande coisa em sua glória. É forte, ao vencer todos os apetites malignos, mesmo em meio às tentações mais violentas e às desolações mais tenebrosas. É obediente, porque imediatamente busca executar os comandos divinos. É puro, pois ama a Deus somente, e só porque merece ser amado. É ardente, porque gostaria de acender a todos e vê-los consumidos pelo divino amor. É inebriante, pois faz com que a alma viva quase fora de si, como se já não visse, nem ouvisse, nem tivesse mais sentidos para as coisas terrenas, voltando-se apenas ao amor de Deus. É unitivo, pois une estreitamente a vontade da criatura à vontade do seu Criador. É suspirante, porque enche a alma de desejos de deixar este mundo para voar em direção à união perfeita com Deus na Pátria beata, a fim de lá amá-lo com todas as suas forças.

Tudo o que fizermos deve visar o amor de Deus

Se seguirmos o exemplo do Servo de Deus Guido Schäffer, sua busca pela santidade em meio a uma vida absolutamente normal, com os desafios de um jovem como qualquer outro, como eu e você, encontraremos a verdadeira felicidade, o verdadeiro sentido, a verdadeira santidade.

Em tudo busque o amor de Deus
Em tudo busque o amor de Deus

Veja um resumo da vida de Guido Schäffer aqui.

Com a graça de Deus, busquemos em tudo amar cada vez mais o Senhor. Não adianta buscarmos atalhos, outras opções ou outros caminhos, pois somente Jesus é o caminho, a verdade e a vida. É momento de repensar tudo o que você tem feito e vivido. Será que as atividades, sonhos e projetos estão direcionados para Deus ou são movidos apenas por interesses pessoais?

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *