Clicky

São Miguel Arcanjo e o combate espiritual que está sendo travado - Altair Fonseca
São Miguel Arcanjo e o combate espiritual
Quadrinhos Católicos

São Miguel Arcanjo e o combate espiritual que está sendo travado

Vivemos tempos de um combate espiritual cada vez mais intenso e não dá para ficarmos em cima do muro. Ou você está do lado de Deus, ou está do lado do maligno. Também não dá para ficarmos como que “no mundo da lua” e não percebermos que essa luta está sendo travada no campo das ideias e da fé. Por isso, nossa esperança sempre deve estar em Deus e nunca nas potências deste mundo.

Veja também:

Um aliado no combate espiritual

Você tem conseguido discernir o que está acontecendo no mundo atual? O tipo de batalha espiritual que vem sendo travada no campo das ideias e valores? Há um grande sistema amplamente financiado, inspirado pelo maligno, para colocar as pessoas umas contra as outras. O mesmo sistema quer destruir a família, a vida como Deus planejou, quer destruir a fé. No meio disso tudo, infelizmente muitos desanimam e são derrotados pelo pecado e pela morte eterna, mas quem crer em Deus não será confundido.

São Miguel Arcanjo e o combate espiritual
São Miguel Arcanjo e o combate espiritual

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate…”: eis a oração que tantos de nós, católicos, dirigimos insistentemente ao “Príncipe da Milícia Celeste”, pedindo refúgio e proteção nas batalhas que travamos neste vale de lágrimas.  A Igreja nos ensina que São Miguel possui um papel preponderante nesse combate espiritual.

Mas o que é o combate espiritual?

Para entendermos melhor, o apóstolo São Paulo falou muito de combate espiritual. O texto mais evidente sobre esse tema está em Efésios 6,11-18: a armadura do cristão. Cada versículo desse texto deve ser meditado com muita atenção para percebermos o tipo de batalha que travamos e que armas devemos usar.

Reze e medite a Armadura do Cristão
Reze e medite a Armadura do Cristão

Para facilitar o compartilhamento, aí vai o texto de Ef 6,11-18:

“Finalmente, irmãos, fortale­cei-vos no Senhor, pelo seu soberano poder. 11.Revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do demônio. 12.Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal (espalhadas) nos ares. 13.Tomai, portanto, a armadura de Deus, para que possais resistir nos dias maus e manter-vos inabaláveis no cumprimento do vosso dever. 14.Ficai alerta, à cintura cingidos com a verdade, o corpo vestido com a couraça da justiça, 15.e os pés calçados de prontidão para anunciar o Evangelho da paz. 16.Sobretudo, embraçai o escudo da fé, com que possais apagar todos os dardos inflamados do Maligno. 17.Tomai, enfim, o capacete da salvação e a espada do Espírito, isto é, a Palavra de Deus. 18.Intensificai as vossas invocações e súplicas. Orai em toda circunstância, pelo Espírito, no qual perseverai em intensa vigília de súplica por todos os cristãos.”

Não é contra pessoas que lutamos

O combate espiritual não é contra pessoas e inimigos visíveis, mas contra as forças espirituais do mal. Muita gente em vez de atacar o pecado, concentra suas forças em destruir o pecador. Dessa forma, agimos com total falta de caridade e somos desobedientes aos ensinamentos de Cristo. Por outro lado, agir como se o mal não existisse, é ainda mais perigoso, como se estivéssemos desarmados no campo de batalha.

As forças espirituais do mal utilizam-se de pessoas para colocar em prática seu plano maligno. Um plano que visa destruir a família, a vida, e tornar o ser humano cada vez mais desvalorizado e descaracterizado. Pare e pense nas realidades que ridicularizam e desvalorizam as pessoas, a vida e a fé. Diante dessas realidades, precisamos usar as armas espirituais citadas na armadura do cristão.

Reflita

A seguir você confere uma pequena lista para reflexão pessoal. Diante da batalha espiritual, você tem utilizado as armas corretas ou nem sabe que essa luta acontece na sua vida todos os dias? Estar no campo de batalha sem armas e sem saber de onde o inimigo está vindo, é derrota certa.

Reflita sobre o combate espiritual
Reflita sobre o combate espiritual

O combate espiritual na oração

É pela oração que travamos os mais árduos combates de nossas vidas e sem rezar é impossível se salvar. Para te ajudar nessa caminhada, está em andamento no meu canal no Youtube uma série de meditações sobre o excelente livro A Oração, de Santo Afonso Maria de Ligório. Assista a seguir o primeiro vídeo e acesse a playlist para ver todos da série. Aproveite e inscreva-se no meu canal para não perder os novos vídeos.

Para mais informações, recomendo que leia o artigo “O que é combate espiritual?“, do Pe. Joãozinho.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *