Clicky

A tentação no deserto, o crescimento através do silêncio e 3 dicas para sair do barulho - Altair Fonseca
Tentação no deserto
Quadrinhos Católicos

A tentação no deserto, o crescimento através do silêncio e 3 dicas para sair do barulho

É possível alcançar o crescimento através do silêncio nas provações e no contato íntimo com Deus na oração. O próprio Jesus foi tentado no deserto e venceu o inimigo com importantes armas espirituais: a oração, o jejum, a Palavra e a obediência ao Pai. Se aprendermos com o Senhor, podemos usar as adversidades para crescer na fé e vencer as ciladas do maligno.

Veja também:

As tentações de Jesus no deserto

No Evangelho de Lucas 4,1-13, vemos o início do ministério de Jesus, que se recolheu ao deserto movido pelo Espírito Santo e permaneceu em jejum durante 40 dias. Com grande prepotência, o demônio tentou Jesus preparando-lhe armadilhas em seu momento de fragilidade. Veja aqui um artigo completo sobre as 3 tentações que Jesus sofreu no deserto: As três tentações durante os quarenta dias de provação no deserto.

A tentação no deserto e o crescimento espiritual
A tentação no deserto e o crescimento espiritual

O crescimento através do silêncio, da oração e da penitência

O episódio de Jesus no deserto nos chama a pensarmos sobre nossas fragilidades e o que pode ser usado pelo maligno como tentação contra nós. Será que estamos muito apegados a prazeres, bens materiais, pessoas e honrarias? Será que nossa carne está tendo muito conforto e vive cada vez mais enfraquecida ou estamos adequadamente mortificando nossas vontades e crescendo nas virtudes?

O próprio Jesus nos mostra que para vencer o maligno, precisamos estar em oração vigilante, escuta atenta da Palavra e em obediência ao Pai. Mas como permanecer nesse estado se nos dispersamos com enorme facilidade em milhares de tarefas e inquietações? Como você e eu podemos sair um pouco dessa avalanche de informações desencontradas e nos encontrarmos com a Verdade?

São muitas perguntas, eu sei, mas o início da resposta pode estar em uma existência mais contemplativa, mesmo com as limitações do nosso estado de vida. Precisamos ir ao deserto, ter o nosso tempo para nos retirarmos em oração e buscar ter uma profunda intimidade com Deus. Não dá mais para viver só ouvindo o grito do mundo a todo momento. Precisamos respirar, precisamos deixar o Senhor falar ao nosso coração para sermos verdadeiramente livres de todo o mal.

Dicas para sair do barulho

Algumas sugestões para você que quer sair do barulho e entrar em uma vida de oração mais profunda:

3 Dicas para sair do barulho
3 Dicas para sair do barulho

Abaixo o texto escrito caso você queira compartilhar:

  • Desative as notificações. Existe a opção de desligar todas as notificações do seu smartphone, ou pelo menos deixar apenas as mais importantes ativas. Faça o teste, evite pegar o celular a cada 10 minutos e veja a diferença que vai fazer na sua vida.
  • Busque leituras espirituais. Em primeiro lugar, faça o seu estudo orante com a Palavra de Deus diariamente e, se possível, faça leituras adicionais como estudo da vida dos Santos, por exemplo.
  • Defina um horário e um lugar para falar com Deus e tenha o Senhor como prioridade.

Conclusão

Talvez não seja fácil para você iniciar uma nova rotina de orações e foco na vida espiritual, mas é pela graça de Deus que vencemos todas as tentações. O primeiro passo é abrir o coração para que o Espírito Santo de Deus possa entrar e fazer novas todas as coisas em nós. Você quer tentar?

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Comments

Valerie Etien
8 de janeiro de 2023 at 17:45

Altair, muito obrigada. Amei a forma, o estilo, o seu jeito para explicar essa passagem da Bíblia. Deus abençoe grandemente a sua vida😍



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *