Clicky

Em Niepokalanów, na Polônia, conheça um magnífico local de oração mundial pela paz - Altair Fonseca
Niepokalanów na Polônia
Igrejas, construções e imagens católicas

Em Niepokalanów, na Polônia, conheça um magnífico local de oração mundial pela paz

Hoje você vai conhecer um magnífico lugar de adoração, oração e recolhimento, tão necessários para os tempos de dificuldades em que vivemos. Trata-se de uma capela de adoração perpétua ao Santíssimo Sacramento em Niepokalanów, na Polônia. Existem muitas informações preciosas e interessantes por trás desse lugar especial e vamos descobrir a partir de agora.

Veja também:

Niepokalanow, a Cidade da Imaculada

Convento franciscano de Niepokalanow. Fonte da imagem: Radioniepokalanow.

O convento franciscano de Niepokalanow (“Cidade da Imaculada”) foi fundado em 1927 por São Maximiliano Maria Kolbe. Durante a II Guerra Mundial, o local ofereceu refúgio a muitos soldados feridos na campanha polonesa de 1939, e também a refugiados (como os 1.500 refugiados judeus da Polônia ocidental).

A magnífica Estrela Imaculada

A “Estrela Imaculada” é um dos pontos centrais da oração mundial pela paz, criada no 79º aniversário da eclosão da Segunda Guerra Mundial. A necessidade de oração de adoração sempre foi enfatizada por João Paulo II, uma testemunha da “noite escura da ocupação” e dos tempos modernos conturbados. Por toda a sua história, o local é emblemático e muito adequado para a oração pela paz mundial.

É interessante saber que diversas capelas de adoração perpétua do Santíssimo Sacramento são erguidas ao redor do mundo para celebrar as 12 estrelas da coroa de Maria, Rainha da Paz. Esses locais especiais de oração diante do Jesus eucarístico são esperança de paz para o mundo. Dessa forma, Niepokalanów faz parte do Centro Mundial de Oração pela Paz.

 Estrela Imaculada
Niepokalanów, na Polônia. Fonte da imagem: Radioniepokalanow.
Niepokalanów, na-Polônia. Fonte da imagem: Kaniepokalanow.

O título de Imaculada Conceição foi escolhido por causa da figura de São Maximiliano Maria Kolbe, fundador do convento, que no campo de concentração de Auschwitz deu um marcante testemunho de amor cristão, sacrificando sua própria vida num ato de amor e paz por outro homem, antes de se confiar imensamente a Maria Imaculada.

São Maximiliano Maria Kolbe
São Maximiliano Maria Kolbe. Fonte da imagem: Vaticannews.

No dia 1º de setembro de 2018, no 79º aniversário da eclosão da Segunda Guerra Mundial, a capela foi oficialmente inaugurada e consagrada pelo arcebispo Stanisław Gądecki, presidente da Conferência Episcopal Polonesa. O arcebispo Salvatore Pennacchio celebrou a Santa Missa na Polônia.

Que seja então o novo Centro de Oração – com a ajuda de franciscanos, herdeiros espirituais de Santo Maximiliano – ensinará a todos nós a entender que a oração pela paz não é um elemento secundário após os esforços de paz. Pelo contrário, é o coração dos esforços para construir a paz em ordem, justiça e liberdade “, enfatizou o arcebispo Gądecki em sua homilia.

O altar de Niepokalanów foi abençoado pelo Papa Francisco

Papa Francisco abençoa altar para Niepokalanów
Papa Francisco abençoa altar para Niepokalanów. Fonte da imagem: Udienza Generale  (Vatican Media).

Durante a Audiência Geral em 29 de agosto de 2018 em Roma, o Papa Francisco cumprimentou os fiéis de língua polonesa.

O pontífice disse: “Congratulo-me com os peregrinos poloneses. Agradeço muito por suas orações durante minha viagem apostólica à Irlanda. Hoje, de maneira especial, saúdo a Associação Comunitária Rainha da Paz de Radom e os Padres Franciscanos de Niepokalanów. A pedido deles, diante da platéia, abençoei o Altar da Adoração Eucarística, intitulado “Estrela da Imaculada Conceição”. Ele estará localizado no Santuário de Niepokalanów (o convento fundado por São Maximiliano M. Kolbe), que se torna o oitavo Centro Internacional de Oração pela Paz. Adorar a Cristo, seguindo a visão espiritual de São Maximiliano Kolbe, implora paz para suas famílias, para sua terra natal, para a Europa e para o mundo inteiro. Eu abençoo cordialmente você e seus entes queridos ”.

Niepokalanów
Niepokalanów, na Polônia. Fonte da imagem: ZKS.

Sem dúvida, um lugar magnífico e muito necessário para o bem da humanidade. E se você sente a necessidade de adorar Jesus Sacramentado, não perca a oportunidade de procurar a Igreja mais próxima e realizar seu momento de oração. O mundo inteiro precisa da minha e da sua oração, por isso, não podemos deixar de fazer a nossa parte.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Comments

Nibia Regina Ribeiro
24 de agosto de 2021 at 23:48

Boa noite Salve Maria 💞 E Simplesmente linda Adorar o Santíssimo Com Nossa Mãe Presente Com Uma Perfeição Sem qual Sei que Ela Está presente sempre ao Lado do Seu filho quando estamos em Adoração e lindo 💞



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *