Entenda quais são os 7 Dons do Espírito Santo e o que fazer para recebê-los - Altair Fonseca
Entenda quais são os 7 Dons do Espírito Santo
Conhecimento da Igreja Católica

Entenda quais são os 7 Dons do Espírito Santo e o que fazer para recebê-los

No artigo de hoje você vai entender quais são os 7 Dons do Espírito Santo e o que fazer para recebê-los. É preciso entender que no Espírito Santo, Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, reside o Amor Supremo entre o Pai e o Filho. Foi pelo Divino Espírito Santo que Deus se encarnou no seio de Maria Santíssima, trazendo Jesus ao mundo para nossa salvação. 

Veja também: Ninguém alcança a vitória reclamando, mas tem gente que insiste nessa prática.

Quais são os 7 Dons do Espírito Santo?

Quais são os 7 Dons do Espírito Santo?
Quais são os 7 Dons do Espírito Santo?

Sabedoria: nos ajuda a perceber a ação de Deus em nossas vidas. A sabedoria nos capacita a buscar intimidade com Deus e a conhecer Sua vontade.

Entendimento: nos leva a ver toda a criação pelos olhos de Deus e a buscar penetrar os mistérios do Senhor e o seu conhecimento.

Ciência: nos ajuda a compreender e aceitar os planos de Deus revelados na Sagrada Escritura. Através deste dom, muitos santos analfabetos tinham a ciência infusa das coisas de Deus.

Conselho: nos faz sábios diante da vida e nos impulsiona a procurar a Deus e a levar os outros a Deus.

Fortaleza: nos prepara para lutar contra as tentações e o pecado. Nos faz corajosos na defesa da fé, e nos dá paciência e perseverança diante das tribulações.

Piedade: cria em nós o amor a Deus acima de tudo, afastando-nos de toda forma de idolatria (dinheiro, pessoas, fama, superstições, entre outras). Faz-nos curvar a cabeça e o coração diante das coisas sagradas. Move-nos a adorar a Deus e venerar os seus santos e anjos, e de modo especial Nossa Senhora, Mãe de Deus.

Temor de Deus: é o receio de ofender a Deus por ser Ele tão bom e Santo. Não é medo de ofendê-lo e ser castigado, e sim receio de decepcioná-lo com o nosso pecado.

O que fazer para receber o Espírito Santo e seus Dons?

Para receber essa graça, devemos despertar ainda mais, em nosso coração, o desejo pelo Espírito Santo e Seus dons. É o mesmo desejo que tinham os apóstolos e a Santíssima Virgem quando estavam reunidos, no cenáculo, esperando o Espírito Santo prometido. A súplica é: “Vem, Espírito Santo! Esperamos-Te com ânsias, porque somos tão frágeis, porque necessitamos do Teu poder transformador”.

Devemos despertar profundos afetos de ânsias para que Ele tome em Suas mãos nossa educação, nossa transformação em autênticos filhos de Deus, em homens simples com alma de criança e amor transformador.

Frases sobre o Espírito Santo

Além da própria Palavra de Deus, muitos falam sobre o Espírito Santo e, a seguir, partilho apenas algumas citações de grandes Santos da Igreja Católica. A intenção é te ajudar a rezar e a pedir o Espírito Santo e seus Dons.

Beata Elena Guerra sobre o Espírito Santo
Beata Elena Guerra sobre o Espírito Santo

“O Espírito Santo é a tua vida e tu não podes fazer nada de bom sem Ele”. Beata Elena Guerra.

Santa Teresinha do Menino Jesus sobre o Espírito Santo
Santa Teresinha do Menino Jesus sobre o Espírito Santo

“É preciso que o Espírito Santo seja a vida de teu coração”. Santa Teresinha do Menino Jesus.

Santo Tomás de Aquino sobre o Espírito Santo
Santo Tomás de Aquino sobre o Espírito Santo

“Espírito Santo, Deus de amor, concede-me: uma inteligência que Te conheça; uma angústia que Te procure; uma sabedoria que Te encontre; uma vida que Te agrade; uma perseverança que, enfim, Te possua. Amém”. Santo Tomás de Aquino.

Santo Antônio de Pádua sobre o Espírito Santo
Santo Antônio de Pádua sobre o Espírito Santo

“O Espírito Paráclito pode comparar-se ao orvalho. Assim como o orvalho umedece suavemente o solo, o Espírito Santo penetra e refrigera a alma”. Santo Antônio de Pádua.

Com informações de Católico Orante e Canção Nova.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *