Clicky

Humildade nos estudos é sanidade mental em um mundo enlouquecido pelo orgulho - Altair Fonseca
Estudar com qualidade é só para os humildes
Reflexões e Meditações / Vídeos

Humildade nos estudos é sanidade mental em um mundo enlouquecido pelo orgulho

A humildade precisa ser o nosso chão, onde firmamos os nossos passos na caminhada rumo ao conhecimento que transforma vidas. Toda ciência é dom de Deus e, como ensina São João Paulo II, precisamos voar com as duas asas (fé e razão) na direção das realidades superiores. Em um mundo afundado no orgulho, quem é realmente humilde tem a sua vida iluminada por um raio de luz no meio da escuridão.

Um pequeno grupo dominando uma multidão

G. K. Chesterton disse: “Este é o tempo no qual minorias ínfimas e teóricas podem conquistar maiorias inconscientes e não teóricas”.

Reflita. Chesterton, no passado, já havia entendido que uma minoria detentora da narrativa seria capaz de dominar uma maioria através das teorias. Na guerra da desinformação, a família como Deus criou já não tem mais valor, o aborto é considerado um direito, a ideologia de gênero é causa de orgulho e a destruição psicológica e física do ser humano é sinal de progresso. Olhe à sua volta e perceba onde as pessoas estão colocando suas esperanças e o resultado disso em suas vidas. Perceba também quem tem propagado o que precisa ser valorizado e o que precisa ser cancelado no momento. Trata-se de uma minoria teórica conquistando uma maioria não teórica, ou seja, uma massa ignorante que age guiada pelos apetites sensíveis.

Um pequeno grupo dominando uma multidão
Um pequeno grupo dominando uma multidão

A virtude da humildade e a inteligência

A humildade é o que garante que você ande com os pés no chão, e não flutue com uma fantasia desgovernada. O pior vício que você pode ter ao fazer qualquer coisa, mas especialmente ao estudar, é julgar-se melhor e mais avançado do que realmente está. A primeira providência, portanto, é cuidar de andar com os pés no chão, sempre a partir da virtude da humildade. Assista o vídeo a seguir no qual o professor Mário Carbonera, do Instituto Hugo de São Vítor, fala sobre a virtude da humildade e a inteligência.

A virtude da humildade e a inteligência

O Professor Mário Carbonera é formado em Administração pela Unilasalle e é o principal professor de Gramática e Astrologia do Instituto Hugo de São Vítor. É também tradutor e escritor. Redigiu o manual de gramática e outros textos presentes na Coleção 7 Artes Liberais, tendo sido o professor mais envolvido no projeto. É tradutor do livro “Ortodoxia”, de Chesterton, presente no Box Clássicos de Chesterton. Também é o principal produtor de material aberto no Instituto.

Este conteúdo foi útil? Compartilhe!

Referências:

CARBONERA, M. A virtude da humildade e a inteligência. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=v04mhBNzK1M>.

Instituto Hugo de São Vítor. Disponível em: <https://www.hugodesaovitor.org.br/formacao-da-imaginacao-classica/> Acesso em: 24 de janeiro de 2024.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *