Clicky

Sabia que é impossível pensar bem com a alma doente? - Altair Fonseca
É impossível pensar bem com a alma doente
Reflexões e Meditações / Vídeos

Sabia que é impossível pensar bem com a alma doente?

Muita gente concentra-se em estudar e alcançar sucesso material na vida. Entretanto, é impossível pensar bem com a alma doente e isso explica porque tantos ganham o mundo mas perdem suas almas. Para evitar esse terrível engano que pode nos roubar o céu, vamos refletir com a ajuda de Santo Tomás de Aquino e A. D. Sertillanges.

Veja também: Será que você tem vocação para os estudos?

As paixões precisam ser refreadas

Santo Tomás de Aquino diz: “O exercício das virtudes morais, virtudes pelas quais as paixões são refreadas, é de extrema importância para adquirir a ciência”.

O que o grande santo quer dizer é que não podemos aprender o que realmente importa se somos levados de um lado para o outro por nossas paixões desordenadas. Não podemos ser guiados pelos mais baixos instintos como os animais irracionais, mas devemos lutar para, guiados e movidos pela graça de Deus, alcançar as virtudes, o conhecimento e a vida eterna.

As paixões precisam ser refreadas
As paixões precisam ser refreadas

É impossível pensar bem com a alma doente

Como pensar se a alma está doente? Atualmente as pessoas estão sofrendo com todo tipo de desordem interior porque absorvem muita coisa tóxica por vários meios. Será que você sofre com isso? Vamos refletir no vídeo a seguir, que é baseado nos ensinamentos do padre dominicano francês A. D. Sertillanges.

Como pensar bem se a alma está doente? – A Vida Intelectual, por A. D. Sertillanges #17

Você já amou?

Sem sacrifício, não há amor, e sem amor, ninguém consegue buscar a verdade com um coração sincero e desprendido. A nossa alma adoece quando nos prendemos aos apetites da carne e depositamos todo o nosso amor nas realidades mais baixas. Que tal começar a buscar as coisas do alto com mais intensidade? Peça a Deus na oração a graça de uma vida espiritual fecunda!

Você já amou
Você já amou?

Inscreva-se no canal de Altair Fonseca no YouTube.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *