Clicky

Será que você tem vocação para os estudos? - Altair Fonseca
Será que você tem vocação para os estudos?
Reflexões e Meditações / Vídeos

Será que você tem vocação para os estudos?

Será que você tem vocação para os estudos? Já sentiu um chamado especial para se aprofundar em uma área específica e gerar frutos para Deus? O livro A Vida Intelectual, de A. D. Sertillanges é um excelente guia para a vida de estudos de qualquer pessoa que deseje aprofundar-se.

Veja também: A verdade importa na sua vida, ou você não se incomoda em viver na mentira?

O que é uma vocação?

Vocação vem do latim: “vocare”. O verbo “vocare” significa chamar. Deste vocábulo, por exemplo, deriva a palavra invocar. Quando em nossas orações “chamamos” Deus para se fazer presente em nossa vida, muitas vezes usamos a expressão “vamos invocar a Deus”.

Falar de vocação não é falar apenas de padre ou freira, mas acima de tudo de quem é cristão. Todos os cristãos batizados possuem um chamado. Cada um à sua maneira é chamado (vocacionado) por Deus. Algumas vocações são comuns e outras relacionadas ao estado de vida escolhido.
Em primeiro lugar, todos somos chamados a uma vida de santidade. Esta vocação é o caminho que Deus escolheu, para que em meio ao mundo, fôssemos a sua voz. Para que sejamos a manifestação de sua misericórdia. Portanto, todos somos vocacionados, através dos nossos atos, a demonstrar que ouvimos a Deus e que assumimos a missão que Ele nos confiou.

Qual é o seu chamado
Qual é o seu chamado

Porém, nosso chamado não para na busca de viver em santidade. Deus nos concede também a graça, de acordo com cada estado de vida, a vivermos o tríplice (três) múnus (dever, função, serviço): sacerdote, profeta e rei. Seja como membro do clero que o recebe por meio da ordenação ou como leigo que o recebe por meio do batismo. Assim, devemos viver o ser:

Sacerdote: ofertando sacrifícios cotidianos, situações de dor do dia-a-dia, pequenas renúncias;
Profeta: anunciar a palavra de Deus dentro de casa, no serviço, faculdade, etc;
Rei: governando, zelando e administrando as obras de Deus, servindo a sua Igreja.

Será que você tem vocação para os estudos?

Sabia que existe uma vocação à vida de estudos, à vida intelectual? Vocação significa chamado, um chamado de Deus para que você possa cumprir Seus desígnios e render frutos para Ele. É cumprindo nossa vocação que somos felizes e temos uma vida realizada. Será que você tem vocação aos estudos? Entenda melhor no vídeo a seguir:

Você tem vocação para os estudos? – A Vida Intelectual, por A.D. Sertillanges #2

Inscreva-se no meu canal no Youtube.

Referências:

PIRES, Pe. Eder. Vocação: todos somos chamados por Deus. Santuário Canção Nova. Cachoeira Paulista, SP, 2022. Disponível em: <https://santuario.cancaonova.com/sem-categoria/420763/>. Acesso em: 28 fev. 2023.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *