Clicky

O que a vaidade pode fazer com você? - Altair Fonseca
O que a vaidade pode fazer com você
Reflexões e Meditações / Vídeos

O que a vaidade pode fazer com você?

Vivemos tempos direcionados pela vaidade e por uma busca incessante pelas coisas mais fúteis. Neste mundo de aparências, para muitas pessoas, o aparentar tem se tornado mais importante do que ser. Precisamos refletir sobre o que a vaidade pode fazer com você.

Veja também: Atenção! É preciso cuidar primeiro da própria alma para depois pensar na dos outros.

Não fique só na aparência

Em uma de suas ótimas lives, o professor Guilherme Freire falo sobre a armadilha da vaidade. Disse ele: “Para você sair do mundo das aparências, para você começar a entender a realidade, você tem que usar a reflexão, você tem que usar o intelecto, você tem que parar e meditar com calma”.

Ninguém consegue sair da superficialidade vazia se não silenciar e buscar uma profunda reflexão sobre a própria vida. Na sociedade barulhenta atual, isso torna-se cada vez mais um desafio, mas não é impossível encontrar momentos de refúgio ao longo do dia. Basta procurar.

Não fique só na aparência
Não fique só na aparência

O perigo da vaidade

Ao avançar na reflexão sobre quem vive de aparências, professor Guilherme Freire afirmou: “A vaidade nos impede de identificar a própria decadência da nossa alma. Porque como nós somos vaidosos, nós não olhamos, nós não botamos o dedo na ferida dos problemas que nós vivemos. Porque nós estamos preocupados em proteger a nossa autoimagem”.

Essa fuga da realidade tem interferido na vida de muita gente fraca, que não encara de frente as suas limitações e inventa desculpas para continuar no pecado, nos vícios, na apatia. É hora de as pessoas mudarem essa postura derrotista e retomarem as rédeas de suas existências.

O perigo da vaidade
O perigo da vaidade

Você é realmente humilde?

Você é realmente humilde? Talvez as palavras do professor Guilherme Freire te leve a refletir melhor sobre essa virtude. Ele disse: “A ideia de que a humildade é simplesmente você se apequenar, você pegar como na parábola dos talentos uma moeda, esconder e sair correndo, é ridícula! Isso não é humildade. Humildade é entender a sua fraqueza para começar a lutar”.

A falsa humildade tem aprisionado muitas pessoas em uma covardia que paralisa qualquer desenvolvimento autêntico. Não fique se rebaixando ou sentindo pena de si mesmo pensando que isso te torna mais humilde e mais querido. Não tenha medo de crescer de verdade, mesmo que isso incomode os outros.

Você é realmente humilde
Você é realmente humilde

O que a vaidade pode fazer com você?

Na live a seguir, professor Guilherme Freire fala sobre o que a vaidade pode fazer com você. O professor também mostra caminhos seguros para fugir dessa tendência tão atual, quanto antiga. Assista e compartilhe:

A Armadilha da Vaidade

Não fique mendigando likes

Professor Guilherme Freire falou sobre as pessoas que ficam mendigando likes: “6 milhões de curtidas numa foto não garantem 1 relacionamento de verdade”.

Essa vontade de ter engajamento nas redes esconde um vazio existencial, uma falta de relacionamentos reais e, ainda mais, uma falta de relacionamento real com Deus. Entenda que você só vai avançar em suas metas se possuir vida espiritual e esforço contínuo na busca pelas virtudes e habilidades. Conte com a graça de Deus nesse processo e peça tudo o que você precisa na oração. Lembre-se que só não é vaidade aquilo que não passa, ou seja, em última instância o que não é vaidade é aquilo que te leva para Deus.

Não fique mendigando likes
Não fique mendigando likes

Inscreva-se no canal do Guilherme Freire no YouTube.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *