Clicky

Atenção! É preciso cuidar primeiro da própria alma para depois pensar na dos outros - Altair Fonseca
cuidar da nossa vida antes de cuidar da vida dos outros
Inspirações e conselhos / Vídeos

Atenção! É preciso cuidar primeiro da própria alma para depois pensar na dos outros

É preciso cuidar primeiro da própria alma e só então pensar na alma dos outros. Não existe bem mais precioso do que cuidar da alma de alguém e quem ama de verdade preocupa-se com a salvação da pessoa amada. Entretanto, mesmo com as melhores intenções, nunca podemos abandonar a nossa vida de oração. Hoje vamos meditar sobre alguns riscos e sobre o que deve ser prioridade em nossa vida espiritual.

Veja também:

O zelo pelas almas

O amor de Cristo nos leva a ter um zelo pelas almas e a desejar ardentemente que todos se convertam e se salvem. Você sente isso? Que bom!

Zelo pelas almas
Zelo pelas almas

A frase acima precisa ser interpretada com muito cuidado, pois realmente Deus se alegra quando evangelizamos, mas não podemos descuidar totalmente de nossa vida espiritual para isso. A melhor coisa que você pode oferecer para Deus é a salvação de alguém e o Senhor nos chama a sermos pescadores de homens.

A caridade completa

A caridade completa é movida pelo amor de Cristo e preocupa-se não só em alimentar o corpo, mas também a alma. O maior bem que podemos fazer para alguém é colocar sua alma no Céu e essa não é uma tarefa fácil. Para isso, não basta apenas suprir as necessidades físicas de alguém, já que um pobre pode ir de barriga cheia para o inferno. É preciso alimento sólido e espiritual! Entretanto, não adianta oferecer as almas dos outros se não oferecemos a nossa própria alma a Deus.

caridade completa
Caridade completa

De que adianta você ser um grande evangelizador e levar muitas almas para o Céu, com a graça de Deus, e no fim de tudo ser condenado? Não adianta querer converter os outros se ainda não somos convertidos. Como querer que os outros mudem de vida se ainda não mudamos de vida e não damos o exemplo?

É preciso cuidar primeiro da própria alma

Querer que os outros façam aquilo que não fazemos é um grande absurdo. Fazemos mais bem aos outros se cuidarmos primeiramente de nossa alma e darmos o testemunho de vida conveniente. Não podemos amar o próximo a ponto de esquecer de nós mesmos, afinal, não existe sabedoria em quem não experimenta os frutos daquilo que ensina, como diz São Bernardo de Claraval.

Não é sábio aquele que não é consigo mesmo
Não é sábio aquele que não é consigo mesmo

Não adianta dar conselhos sábios para as pessoas se você não aplica em sua vida seus próprios conselhos. O vídeo a seguir faz parte da série A Alma de Todo Apostolado, de Frei Gilson, e nos dá muitos exemplos práticos para que entendamos essas realidades e apliquemos em nossas vidas. Vale a pena assistir:

Cuidar primeiro da própria alma, depois da dos outros

Lembremos: quem ama a Jesus Cristo quer dar almas para o Senhor, mas a começar pela sua própria alma. Que o Espírito Santo de Deus venha nos dar todo o discernimento necessário para lutarmos pela nossa salvação e daqueles que amamos com equilíbrio, coragem e fé. Amém!

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *