Clicky

Silêncio Fecundo! Como podemos aprender a guardar e meditar no coração como a Virgem Maria? - Altair Fonseca
Aprendendo com o silêncio fecundo da Virgem Maria
Reflexões e Meditações

Silêncio Fecundo! Como podemos aprender a guardar e meditar no coração como a Virgem Maria?

Em tempos de agitação, inquietação e ansiedade, como podemos desacelerar, ter paz e realizar escolhas mais sábias? Através do silêncio fecundo, podemos aprender a guardar e meditar no coração como a Virgem Maria. Vamos refletir sobre isso a seguir, em um texto adaptado que nos foi enviado de Portugal, por uma querida terapeuta educacional católica.

Veja também: Como rezar o Rosário? Aprenda e descubra informações importantes sobre a oração.

Silêncio Fecundo! Guardar e meditar no coração como a Virgem Santíssima!

A Virgem Santíssima Mãe de Deus Filho (Jesus Cristo) nasceu imaculada por Graça Divina, havendo para esse fato um histórico dos Seus antepassados e pais e propósitos de Deus. Nascer imaculada é nascer sem a hereditariedade do mundo denominado pecado original. Nossa Senhora foi e é a Única a ter nascido com essa Graça, para além de Jesus Cristo, que é Deus feito homem.

Nasceram puros, Nossa Senhora foi por Deus preservada nisso, mas não preservada de tentações externas, situações complicadas e dolorosas, ignorâncias circunstanciais e eventos. Nossa Senhora cresceu junto com a Palavra de Deus desde bebê, por seus pais, por leituras e audição no Templo. Frequentou vivendo no Templo em tenra idade até se casar com São José. Nesses tempos, foi adquirindo conhecimentos sobre Deus e Sua Palavra, a doutrina judaica, aprendeu a meditar e a saber meditar, aprendeu a recolher-se em solidão para evitar todo ruído ou o ruído que interfere no pensamento e no carnal, bem como de pessoas para que não houvesse o eles acima de Deus, com frases, conversas e atitudes que desviassem da Palavra de Deus. Acima de tudo, para poder formar os ensinamentos na sua mente e coração.

Nossa Senhora viveu na terra em tempos diferentes dos dias atuais, em que a forma de vida era feita como o estado civil romano, seguido pelo estado judaico. Contudo, a Virgem manteve sempre Deus acima, e teve uma existência irrepreensível na terra.

A obediência de Maria
A obediência de Maria

Entenda o que é guardar e meditar no coração

Sendo assim, pode-se pegar nessa síntese sobre Nossa Senhora e perceber-se o que é: guardar e meditar no coração como Nossa Senhora. Mas antes é necessário lembrar o que significa silêncio fecundo. Silêncio fecundo é um vazio que é necessário acontecer para haver um preenchimento, ou um esvaziar-se de contaminação para dar lugar a outro dado/purificação.

Para haver uma separação entre o que se precisa saber com o que prejudica, contamina, interfere, ou atrapalha, tem de haver renúncia a essas coisas e colocar-se num estado pessoal a isso (desligar-se, ou pelo menos refrear, reduzir, por opção e vontade) e se possível num local propício a esse estado. O essencial é poder conscientemente e livremente colocar o interior em ordem, num processo necessário para então preencher esse vazio com a fecundidade pretendida (estudos, meditação, almoçar sossegado, ler, ver TV, ouvir música, deixar os outros falarem e ouvir, depois de ler “fechar” os olhos e “ouvir” o que nossa mente reteve buscando no consciente as frases lidas, purificar-se, etc.).

Geralmente busca-se afastar-se dos males ou dos inconvenientes ao momento desejado para haver esse silêncio fecundo, mas nem todos usam esse silêncio para o bem, pois é nesses momentos que também fazem uso para o mal. Isso acontece através do livre-arbítrio e decisão da pessoa (ignorante ou não sobre o mal, pois nem todos os males são graves ou de intensidade ou de exposição que digam logo ser algo de mal/mau/errado). É importante o conteúdo para preencher essa fecundidade ser do bem para não se seguir o mal.

A Virgem Maria ultrapassa os Anjos em sua intimidade com o Senhor
A Virgem Maria ultrapassa os Anjos em sua intimidade com o Senhor

Guardar no coração é: reter algo ou tudo sobre uma situação ou sobre alguém (na mente e no coração, com esse propósito fixo “guardar” para não esquecer, colocar em espera para algum motivo. Seja para meditar, analisar, utilizar para atividades práticas e objetivas boas ou ruins (vingança, justiça, estudos, etc.).

Meditar é: fazer uma mediação entre dois ou vários elementos, ligados ou não a uma origem ou a uma origem escolhida; é um querer entender, compreender, é um ligar-se à origem pretendida segundo seu estado atual com um passado obtido, ou só seu estado atual. É pensar sobre cada conteúdo e situações e fazer a ponte entre eles. Por exemplo: pensar com as bases obtidas anteriormente sobre a origem das plantas, enxergar e perceber as plantas ou uma nova planta surgida ou uma que ainda não tinha sido meditada sobre e estava no conteúdo.

Guardar e meditar no Coração é: pegar na origem conhecida e o algo retido, serem postos lado a lado, pensar e analisar, mediar, colocando a origem sempre acima do algo retido. Vê-se semelhanças, diferenças, certos e errados, de onde surgiu esse algo, em que contexto, etc. Seja fazendo só em pensamento ou em pensamentos e meio escrito/falado. Meditar nem sempre é colocar um algo errado ao lado de uma origem, mas também um certo ao lado da origem, já que a origem serve como direção para esse algo.

Conclusão

Nossa Senhora Imaculada, sem pecado original, e capaz de manter-se Virgem perante os pecados, ou seja, casta perante os pecados externos e atitudes alheias, e casta dentro de si, quando se colocava em silêncio fecundo em isolamento ou não, Ela meditava o que o Seu Coração guardou por sua decisão mas também de situações reais acontecidas ou leituras ouvidas, ou de pessoas que vinham ter com ela. Nossa Senhora também ia aprendendo ao longo da vida, passava por provações e tinha frequências passageiras e outras menos passageiras com pessoas. E continuou na terra com os Apóstolos depois de Jesus ressuscitar, onde vivia, a estar sempre em Deus, até a sua Assunção ao Céu chegar e estar diante de Deus Trino, ser coroada como Mãe Espiritual de todos os viventes, ser Rainha de todos incluindo a Assembleia Celeste.

Nossa Senhora, em silêncio fecundo, procurava meditar sobre o algo guardado no seu coração com Deus, pelo conteúdo já obtido sobre Deus. Com o tempo foi cada vez mais se aperfeiçoando nisso, e como não tinha manchas (mágoas, rancores, ressentimentos e sentimentos não resolvidos dentro de si, que torna o coração pesado e amargurado), nem pecados e suas consequências, nem raízes capitais ao fazer isso, nem os dos outros lhe atingiam, conseguia meditar somente em Deus. E por isso, desde sempre conseguia entender Deus e interceder por nós de uma forma clara e ainda hoje o faz.

E como uma espada de dor lhe atravessou a alma, pode assim saber o íntimo dos corações como Jesus Cristo faz. Nenhum ser humano conseguiu ou consegue tanto como Nossa Senhora, mas meditar como ela fazia, é possível. Saber mais sobre Deus, afastar-se dos pecados, renunciar a eles e analisar as situações, ou a essência das situações e guardar a conclusão para si.

Na escola de Maria
Na escola de Maria

O resultado das reflexões pode ser usado quando necessário em atividades práticas, mas também é útil para conhecer melhor a Deus, o mundo e a si mesmo. Nossa Senhora não deixou escritos para o povo, mas nesse fato há um propósito, pois a Virgem está Viva no Céu e a sua ocultação na terra é para agir em pleno no Céu em intercessão de Rainha e Mãe em favor da humanidade e de um mundo sustentável ao propósito da redenção.

Santas e Santos deixaram escritos sobre essas conclusões porque para além de necessário para nós eles iriam agir no Céu de outro modo. E nem tudo cada um deixou por escrito ou falado, pois há certas conclusões que outros iriam deixar ou completar, tudo a seu tempo para ser divulgado e outras por ser privado a si mesmo ou a outros. Afinal, o conteúdo em Deus é que é para ser pregado pelo mundo todo e nem todos têm a mesma necessidade de entender tudo em profundidade sobre tudo!

Referências:

Papa Francisco. Homilia do Papa Francisco na Solenidade de Maria Santíssima Mãe de Deus. Educris. Portugal, 2022. Disponível em: <http://www.educris.com/v3/noticias/7549-homilia-do-papa-francisco-na-solenidade-de-maria-santissima-mae-de-deus>. Acesso em: 01 abr. 2023.

Formação CN. Guardar no coração. Formação Canção Nova. Cachoeira Paulista, SP, 2022. Disponível em: <https://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/guardar-no-coracao/>. Acesso em: 01 abr. 2023.

ARAÚJO, Padre Roger. Aprendamos com Maria a termos um coração puro. Canção Nova. Cachoeira Paulista, SP, 2018. Disponível em: <https://homilia.cancaonova.com/pb/homilia/aprendamos-com-maria-a-termos-um-coracao-puro/>. Acesso em: 01 abr. 2023.

Autor

Estudante e aplicadora da Doutrina Católica, em conversão rumo a Deus! Irmã terapeuta em Cristo Jesus, que escreve diretamente de Portugal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *