Clicky

Quer aprender a amar os outros? Aprenda a olhar suas próprias fraquezas - Altair Fonseca
Para aprender a amar
Reflexões e Meditações

Quer aprender a amar os outros? Aprenda a olhar suas próprias fraquezas

Você é capaz de amar o próximo como a si mesmo? Em um mundo cada vez mais egoísta, buscar o melhor para si esquecendo-se completamente do outro parece ter se tornado uma regra de sobrevivência. Como romper com os laços do individualismo que mata o amor? Venerável Fulton Sheen nos ajuda a encontrar uma saída.

Veja também: Fulton Sheen explica porque odeiam falar da morte atualmente.

Como aprender a amar os outros?

Pode parecer muito difícil amar aquelas pessoas complicadas, que desafiam a nossa paciência a todo instante, mas Venerável Fulton Sheen diz algo que nos faz acordar: “Eu, que conheço todas as minhas fraquezas, ainda assim cuido bem de mim mesmo. Se sou assim comigo mesmo, por que não posso ser assim com o meu vizinho, que também é fraco?”.

É fato que todos nós queremos ser compreendidos e amados, apesar das nossas muitas e graves fraquezas. Mas não seria contraditório querer que aceitem nossas limitações se não aceitamos as faltas alheias?

Ver que somos fracos nos ajuda a amar
Ver que somos fracos nos ajuda a amar

Ame o próximo como a si mesmo

Fulton sheen nos convida a refletir: “Você já se perguntou por que Nosso Senhor disse ‘ame o seu próximo como a si mesmo.’? Por que ele não disse ‘ame o seu próximo mais do que a você mesmo.’? Porque se você amar a si mesmo sabendo realmente como você é, e se você der esse tipo de amor para o seu próximo, você é realmente incrível”.

Sabe aquela compreensão, atenção, cuidado e afeto que você gostaria de receber dos outros? Amar o próximo como a si mesmo é oferecer aos irmãos aquilo que gostaríamos de receber.

Deus está morto?

Para os que insistem em dizer que Deus está morto, Fulton Sheen diz: “Que esses pretensos eruditos que afirmam que Deus está morto saiam e amem um pouco. Não quero dizer fazer sexo, fornicação, adultério, homossexualidade. Estou falando de amor. Estou falando de cuidado”.

Muitos estudiosos afirmam, de dentro de seus gabinetes gelados e do alto de suas orgulhosas cátedras que Deus está morto. Talvez esteja morto no coração dessas pessoas, que não sabem viver o amor verdadeiro na prática, mas Deus continua vivo e Sua presença pode ser experimentada na Eucaristia e na vida daqueles que o amam.

Deus não está morto
Deus não está morto

Referências:

A VIDA VALE A PENA: Uma série com Fulton Sheen. Dos arquivos do Arcebispo Fulton J. Sheen, “The Fulton Sheen Program”. Produção de William McDonnell, Sr. e Matt Connolly. Estados Unidos, 2001.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *