Clicky

Fulton Sheen explica porque odeiam falar da morte atualmente - Altair Fonseca
Fulton Sheen e o tabu da morte
Reflexões e Meditações

Fulton Sheen explica porque odeiam falar da morte atualmente

Se há algumas décadas, falar de sexo era um tabu, hoje em dia o maior tabu é falar da morte. Mas porque odeiam falar da morte atualmente? Venerável Fulton Sheen nos ajudará a refletir sobre este assunto, do qual não adianta fugir.

Veja também: Sexo drogas, hipocrisia e a revolução cultural explicada pelo Venerável Fulton Sheen.

Uma vida sem sentido

Venerável Fulton Sheen nos diz que “O curso da vida sem a questão da origem e do destino é completamente sem sentido”.

As pessoas não pensam na sua origem (de onde vieram) e no seu destino (para onde vão) depois da morte. A sociedade moderna vive de um ativismo baseado no presente. Entorpecidas em atividades e sempre ocupadas na busca por sentido, as pessoas perdem o real sentido de tudo. Falar da morte e do que vem depois dela tornou-se um verdadeiro tabu.

Uma vida sem sentido
Uma vida sem sentido

O mal age em grupo

O mal faz muito barulho através da mídia e tenta manter as pessoas num estado de entorpecimento, no qual não verão o que realmente importa e não refletirão sobre as realidades mais profundas. As pessoas tornam-se uma massa facilmente manipulável, sem opinião própria, sem inteligência e sem um real objetivo na vida.

Fulton Sheen nos diz que “O mal é solitário quando é abandonado. Ele precisa de companhia. Precisa formar uma cidade, uma corporação, um grupo”. E é realmente assim. Tratar as pessoas como uma massa (mesmo com um verniz de diversidade) é uma estratégia para manter tudo sob controle. Afinal, ter verdadeiro pensamento crítico e buscar as verdade sublimes aproxima qualquer pessoa de Deus. Isso seria uma grande derrota para o sistema do anticristo.

O mal age em grupo
O mal age em grupo

A resposta para o tabu da morte

Fulton Sheen agradece aos que dizem “Deus está morto”, pois eles reconhecem que Deus passou por tudo o que passou, que sentiu tudo o que sentiu. Toda a dor que a humanidade passa, Ele já passou. Mas é aí então que precisamos virar a página: olhar para o sepulcro vazio e perceber que Ele não está lá. Ele venceu o mal, o medo, a dor, a morte. Ele vive, e com Ele viverão para sempre todos os que O seguirem. Essa é a resposta para o tabu da morte.

Referências:

A VIDA VALE A PENA: Uma série com Fulton Sheen. Dos arquivos do Arcebispo Fulton J. Sheen, “The Fulton Sheen Program”. Produção de William McDonnell, Sr. e Matt Connolly. Estados Unidos, 2001.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *