Clicky

Você é tartaruga ou lebre na hora de estudar? - Altair Fonseca
Você é lebre ou tartaruga na hora dos estudos?
Reflexões e Meditações / Vídeos

Você é tartaruga ou lebre na hora de estudar?

Você é tartaruga ou lebre na hora de estudar? Hoje vamos meditar sobre a maneira de viver a busca pelo conhecimento. Enquanto uns caminham com uma velocidade despreocupada e negligente, outros vão com cuidado e perseverança, sem desanimar ou retroceder.

Veja também: Não consegue terminar o que começa? Conheça uma pequena, mas poderosa oração para pedir a perseverança.

A perseverança gera frutos

As pessoas estão cada vez mais preguiçosas e desejam alcançar resultados rápidos com o menor esforço possível. Quando não conquistam o que desejam, facilmente desistem e caem na lamentação típica dos sujeitos mais amargos. Você conhece alguém assim?

O desafio do cristianismo é exatamente o oposto: esforçar-se em meio às mais desafiadoras situações para gerar frutos pela perseverança. Seguindo Jesus Cristo não erraremos o caminho, mas deveremos carregar a nossa cruz de cada dia sem desistir. A graça de Deus torna possível a vitória.

A perseverança gera frutos
A perseverança gera frutos

Você é tartaruga ou lebre na hora de estudar?

Você é tartaruga ou lebre na vida de estudos? A partir do que é meditado no vídeo a seguir, você vai poder responder a essa pergunta e modificar a sua rotina de estudos para que seja mais fecunda. Não caia na pressa displicente, mas seja diligente e perseverante em tudo o que for empreender.

Você é tartaruga ou lebre na vida de estudos? – A Vida Intelectual, por A. D. Sertillanges #7

A paciência sobrenatural

Existe uma inquietação que é falta daquela perfeita orientação interior a Deus, que torna a alma já adiantada espiritualmente resistente às paixões desordenadas e constante no seguimento de Cristo, pois quem perseverar até o fim, diz o Senhor, será salvo (cf. Mt 24, 13).

Tanto na vida de estudos, quanto na vida espiritual, a paciência e a perseverança caminham juntas, nos levando a avançar por uma estrada segura. Padre Paulo Ricardo constata que essas virtudes são necessárias para o intenso combate espiritual que é travado.

Conforme vamos avançando na vida espiritual, o combate pela santidade se intensifica e requer, por isso mesmo, uma cooperação mais próxima do Espírito Santo. A alma passa a ser provada cada vez mais e só poderá vencer se receber de Deus esta paciência e constância divina, que tudo suporta por amor a Ele.

Com efeito, se quanto mais a alma progride, tanto mais ama e deseja ver a Deus, é óbvio que lhe será preciso ter uma paciência sobrenatural a fim de poder superar os obstáculos que a impedem de alcançar o que deseja, porquanto Deus é um bem árduo, que só se deixa conquistar pelos que o arrebatam à força e com santa violência (cf. Mt 11, 12).

A paciência sobrenatural
A paciência sobrenatural

Inscreva-se no meu canal no Youtube.

Referências:

RICARDO, Padre Paulo. Perseverantes na paciência! Padrepauloricardo. Cuiabá, 2018. Disponível em: <https://padrepauloricardo.org/episodios/nao-ha-santo-sem-paciencia>. Acesso em: 20 mar. 2023.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *