Clicky

Sexo drogas, hipocrisia e a revolução cultural explicada pelo Venerável Fulton Sheen - Altair Fonseca
Fulton Sheen e a revolução cultural
Reflexões e Meditações

Sexo drogas, hipocrisia e a revolução cultural explicada pelo Venerável Fulton Sheen

Atualmente, quem ainda tem alguma capacidade intelectual ativa, percebe que as pessoas estão sendo movidas por uma agenda propagada através da cultura, de maneira sorrateira. Se não fosse a vida de oração e a graça de Deus, toda a humanidade sucumbiria aos ataques do maligno e não restaria fé sobre a terra. Sobre este assunto de tanta importância, vamos refletir com a ajuda do Venerável Fulton Sheen.

Veja também: Aprenda a transformar o mundo com o Arcebispo da Filadélfia.

Sobre o Venerável Fulton Sheen

Ao ser ordenado padre, Fulton Sheen fez secretamente em seu coração duas promessas: a de todos os dias fazer uma hora santa diante do Santíssimo Sacramento; e a de todos os sábados celebrar uma Missa em honra a Nossa Senhora. Esses dois propósitos, ele os cumpriu durante toda sua vida, apesar de ter diversas ocupações, trabalhando cerca de 19 horas por dia. Ou seja, mesmo dormindo apenas 5 horas por dia, ele não abria mão de fazer sua hora santa diante do Santíssimo. Sua fidelidade foi tamanha que o velho e alquebrado arcebispo Fulton Sheen, com seus 84 anos, foi encontrado morto, em sua capela, diante do Santíssimo Sacramento.

Venerável Fulton Sheen
Venerável Fulton Sheen

Este homem extraordinário escreveu mais de 90 livros, transmitiu incontáveis programas de rádio e de TV, e ministrou em diversos lugares do mundo, para pessoas de todas as crenças. Muitas vezes disse que não rezamos por uma unidade da religião, mas pela unidade do povo religioso, e que talvez não possamos nos encontrar no mesmo banco, mas podemos nos encontrar pelos joelhos, na oração.

Sexo drogas, hipocrisia e a revolução cultural

Sobre o que você percebe que atualmente não está no seu devido lugar, não se trata de uma desordem em determinada área, mas de uma verdadeira revolução cultural que permeia toda a sociedade e interfere diretamente no comportamento das pessoas. A relação com o sexo, as drogas, a desonestidade e a imoralidade tem mudado a passos largos.

O que há poucos anos parecia impensável por ser imoral, agora vai sendo repaginado pela indústria cultural e passa a ser aceito. Essa mudança de comportamento vai fazendo o ser humano agir cada vez menos como homem e mulher pensantes, para ser cada vez mais equiparado aos animais irracionais. Sobre o sexo, por exemplo, Fulton Sheen nos diz o seguinte:

“O sexo é apenas a manifestação de uma crise que temos em nossa cultura. Nosso tempo é aquele em que as pessoas estão cheias de frustrações, ansiedade, medo e horror. Estão sozinhas. Cortaram todos os laços com o eterno, e acham que essa é uma das saídas, que dá a elas uma libertação temporária”.

Romper com Deus e focar todo o sentido da vida nas necessidades (muitas vezes nada necessárias) da carne, é o caminho para a destruição da essência do ser humano. Somos criaturas amadas de Deus, com nossa individualidade, sexualidade e valor único. Se todos passam a se usar numa liberdade sem limites, o que diferenciará o nosso comportamento do dos bichos?

Uma crise cultural
Uma crise cultural

O sexo se tornou uma obsessão

Claramente o inimigo de Deus usa de todos os meios possíveis para tornar bem embalado, desejável e até motivo de orgulho, tudo o que é imoral e denigre as pessoas. Muita gente, levada pela revolução cultural, passa a odiar o belo, o amor verdadeiro, a família, e passam também a odiar Deus. Fulton Sheen nos fala sobre como se instala essa revolução:

“O sexo se tornou muito intelectual. Falam sobre ele. Escrevem sobre ele. Fazem propagandas. É assunto de filmes, livros e por aí vai. Em outras palavras, a coisa saiu da esfera do corpo e foi para o cérebro. Então, se tornou uma obsessão. Agora, o sexo por si mesmo não leva particularmente a isso. É a cultura que faz isso, e tenta intelectualizá-lo”.

Usar palavras bonitas, embalar tudo em ideologias e investir pesadamente para que a mídia insista em pautas alternadas que levam ao mesmo objetivo: fazer com que a humanidade abandone a Deus. Tudo o que o Senhor criou é perfeito, mas a mentalidade moderna nos leva a uma revolta que quer romper com a ordem natural das coisas.

O sexo se tornou uma obsessão
O sexo se tornou uma obsessão

A glorificação da imoralidade

A imoralidade tem sido tão glorificada, que falar mal dela já dá cadeia! É impressionante como são criados cada vez mais mecanismos para proteger determinadas práticas e nada é criado para proteger as famílias do constante assédio que sofre. Fulton Sheen nos fala abertamente sobre a delinquência juvenil, a homossexualidade e os assassinatos:

“A delinquência juvenil e outras manifestações criminosas que existem, o amor pelas drogas, é apenas outra fase da revolução cultural na qual nossas almas solitárias e vazias estão tentando preencher a sua nudez. (…) A glorificação da homossexualidade, a perversidade, até o assassinato é associado a crimes anti-naturais. O sexo não se orna com essas coisas, mas uma cultura má sim”.

o Venerável Fulton Sheen
Venerável Fulton Sheen

O ser humano não é um animal irracional

Com todo o respeito a todos os animais irracionais, que são criaturas amadas de Deus, mas o ser humano é superior a eles. O homem e a mulher possuem uma alma imortal e a liberdade de agirem segundo a sua inteligência e decidir o próprio destino. Poder escolher e, livremente, escolher agir como um bicho não parece ser uma atitude muito inteligente. Fulton Sheen nos leva a refletir de maneira brilhante:

“Por que uma menina andando diria ‘não’ a qualquer homem que viesse tentando agarrá-la? Porque ela é um ser livre. Ela não é uma vaca. Ela é o capitão e o mestre do seu próprio destino. Ela tem uma alma, tem a sua liberdade e ela vai utilizá-la de um modo um pouco diferente dos animais do campo”.

Existe uma liberdade valiosa a todo ser humano, e ela está ligada ao respeito total da sua natureza. Quando a liberdade de alguém começa a interferir no direito e na liberdade do outro, ela deixa de ser válida.

Entenda que ela não é uma vaca
Entenda que ela não é uma vaca

E se fosse com a sua irmã?

É muito fácil querer levar uma vida imoral, usando as pessoas como objetos descartáveis e se vangloriar por isso. Mas, e quando a situação abusiva é com alguém da família dos que gostam de abusar? Fulton Sheen nos chama a refletir:

“Deixem-me falar com vocês, meninos, vocês jovens meninos, dirão (o sexo) ‘é só animal, é puramente biológico, fisiológico, só isso’. Se fosse assim, por que vocês ficam irritados com outros meninos que fazem a mesmas coisa com suas irmãs?”.

Quantos homens e também mulheres não comemoram seus feitos na área da sexualidade como se estivessem numa verdadeira competição? Quantos não exibem suas façanhas nessa área como verdadeiros troféus? Essa é a realidade deprimente de muitas pessoas.

E se fosse com a sua irmã?
E se fosse com a sua irmã?

Através das palavras do extraordinário Fulton Sheen, constatamos algumas verdades que estão ainda mais evidentes nos dias atuais. É tempo de lutarmos para que a verdade prevaleça e as pessoas voltem a ter gosto pelas virtudes, pela fé, pela vida espiritual e amem a Deus. Que a Virgem Maria Santíssima interceda para que tenhamos uma vida pura e santa. Amém.

Referências:

RICARDO, Padre Paulo. Venerável Fulton Sheen. Padrepauloricardo. Cuiabá, 2019. Disponível em: <https://padrepauloricardo.org/episodios/veneravel-fulton-sheen>. Acesso em: 03 fev. 2023.

A VIDA VALE A PENA: Uma série com Fulton Sheen. Dos arquivos do Arcebispo Fulton J. Sheen, “The Fulton Sheen Program”. Produção de William McDonnell, Sr. e Matt Connolly. Estados Unidos, 2001.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *