Clicky

Como fazer a comunhão espiritual? - Altair Fonseca
Comunhão espiritual
Orações

Como fazer a comunhão espiritual?

Você sabe o que é a comunhão espiritual? Ela acontece quando uma pessoa tem um desejo ardente de receber a Sagrada Eucaristia, mas, por algum motivo, lhe é impossível comungar sacramentalmente. Pode ser feita com uma oração espontânea, em que se usa as próprias palavras, ou valendo-se de alguma das várias fórmulas já aprovadas pela Igreja.

Veja também: Oração a São José para antes da Comunhão.

Deseje comungar

Segundo a explicação de São Tomás de Aquino, “a realidade do sacramento pode ser obtida antes da recepção ritual do mesmo sacramento, somente pelo fato de se desejar recebê-lo”. (Suma Teológica, III). Ou seja, mesmo não recebendo o Corpo e o Sangue do Senhor sacramentalmente, nós podemos alcançar os mesmos méritos mediante a comunhão espiritual que, quando bem realizada, abrasa a nossa alma no amor de Cristo, une-se a Ele e se dispõe a receber e corresponder às graças sobrenaturais que Deus nos concede.

Deseje comungar
Deseje comungar

Fórmulas para a comunhão espiritual

Em 24 de novembro de 1922, a Congregação das Indulgências aprovou a seguinte fórmula para se realizar a comunhão espiritual:

Ó Jesus, dirijo-me ao santo sacrário onde te abrigas por amor de mim. Eu te amo, ó meu Deus. Não posso te receber na sagrada comunhão. Não obstante, vem e visita-me com tua graça. Vem em espírito ao meu coração. Purifica-o. Santifica-o. Torna-o como o teu próprio. Amém.

Santo Afonso Maria de Ligório, doutor da Igreja e fundador da Congregação do Santíssimo Redentor, escreveu um livro intitulado A Sagrada Eucaristia, em que nos apresenta duas orações para se fazer comunhões espirituais:

Meu Jesus, creio que estais verdadeiramente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos acima de todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas como não posso receber-vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde ao menos espiritualmente ao meu coração. Recebo-vos como se já estivésseis comigo. Uno-me convosco inteiramente. Ah! Jamais permitais que me separe de vós.

Creio que Vós, ó Jesus, estais no Santíssimo Sacramento, vos amo e vos desejo! Vinde ao meu coração. Eu vos recebo; oh, jamais vos apartei de mim!

Referências:

CRUZ, Joan Carroll. Milagres Eucarísticos. Dois Irmãos, RS: Minha Biblioteca Católica, 2022.

PARREIRAS, Aloísio. A comunhão espiritual. Arquidiocese de Brasília. Brasília, 2019. Disponível em: <https://arqbrasilia.com.br/a-comunhao-espiritual/>. Acesso em: 27 jan. 2023.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *