Clicky

O que é rezar bem? Padre Leonardo mostra o caminho em menos de 2 minutos - Altair Fonseca
O que é rezar bem
Conhecimento da Igreja Católica / Vídeos

O que é rezar bem? Padre Leonardo mostra o caminho em menos de 2 minutos

Muita gente sente que precisa se entregar mais a Deus na oração e se inquieta porque muitas vezes se distrai na hora da Santa Missa, até mesmo no momento da comunhão. O que fazer para rezar bem? Deus sabe das nossas limitações e só quer uma coisa de nós, e você vai descobrir do que se trata a seguir.

Veja também:

O que é rezar bem?

Deus é bom e quer que todos se aproximem d’Ele e sejam salvos. Sabendo disso, não podemos duvidar que o Senhor tenta fazer com que o caminho para Ele seja simples e possível, principalmente para os mais humildes e mansos de coração. Aliás, o que torna a caminhada para Deus difícil é o orgulho e a soberba, que agem como verdadeiras barreiras na vida de oração.

O que fazer para rezar bem
O que fazer para rezar bem

No vídeo a seguir, Padre Leonardo resume em menos de 2 minutos o que é mais importante para rezarmos bem e nos colocarmos na presença do Senhor adequadamente. Deixe as inquietações de lado e preocupe-se apenas com o que é prioridade. Assista o vídeo a seguir e compartilhe com quem sente dificuldades na vida de oração.

Como é a comunhão e a oração bem-feita?

Como se colocar na presença de Deus?

Quer avançar um pouco mais na intimidade com o Senhor? Vale a pena seguir os ensinamentos de um dos maiores escritores espirituais do século XVII, São Francisco de Sales. A seguir, você confere dicas úteis extraídas do livro Filoteia ou Introdução à Vida Devota, escrito especialmente para leigos que vivem entre os afazeres cotidianos, como a maioria das pessoas:

Para estar na presença de Deus

Primeiro, uma percepção viva e sincera de que Sua Presença é universal; isto é, Ele está em toda parte, e em tudo; não há lugar nem nada no mundo desprovido de Sua Santíssima Presença, de modo que, assim como os pássaros com suas asas encontram o ar continuamente, nós podemos ir aonde quisermos para encontrar com essa Presença sempre e em todo lugar.

A segunda maneira de se colocar nesta Presença Sagrada é lembrar que Deus não está presente apenas no lugar onde você está, mas que Ele está especialmente presente em seu coração e na sua mente, que Ele acende e inspira com Sua Santa Presença, permanecendo ali como Coração do seu coração, Espírito do seu espírito.

A terceira maneira é enfatizar o pensamento de nosso Senhor, que (…) olha para todos os homens, mas mais particularmente para todos os cristãos, porque eles são Seus filhos (…). Isso não é mera imaginação, é verdade e, embora não o vejamos, Ele está olhando para nós.

O quarto modo é simplesmente exercitar sua imaginação comum, imaginando o Salvador, em Sua Humanidade Sagrada, ao seu lado, assim como estamos acostumados a pensar em nossos amigos e os vemos e ouvimos ao nosso lado.

Faça uso de um ou outro desses métodos para se colocar na Presença de Deus antes de começar a orar. Não tente usá-los todos de uma vez, mas tome um de cada vez, e isso de forma breve e simples.

Referências:

KOSLOSKI, Philip. Como se colocar na presença de Deus, segundo São Francisco de Sales. Aleteia. Brasil, 2021. Disponível em: <https://pt.aleteia.org/2021/07/05/como-se-colocar-na-presenca-de-deus-segundo-sao-francisco-de-sales/>. Acesso em: 17 out. 2022. 

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *