Clicky

Um conselho para quem tem falado mal dos padres, bispos e até do papa - Altair Fonseca
Para quem fala mal dos padres
Quadrinhos Católicos

Um conselho para quem tem falado mal dos padres, bispos e até do papa

Em tempos de ânimos exaltados, todos perdem a razão se começam a faltar com o respeito e partem para a violência verbal, ou ainda pior, a física. A política no Brasil, por exemplo, está tão tóxica que basta falar sobre doutrina moral para ser taxado de fascista ou falar sobre doutrina social para ser taxado de comunista. Mesmo que existam posições equivocadas ou até heréticas, nada justifica os ataques realizados por grupos extremos de ambos os lados. Hoje você verá um conselho para quem tem falado mal dos padres, bispos e até do papa.

Veja também:

Um conselho para quem tem falado mal dos padres, bispos e até do papa

O quadrinho a seguir faz parte da série Conselho Gratuito e aborda a falta de caridade com o clero, que precisa de orações e não de agressões. Se gera em você um incômodo perceber a maneira como alguns fiéis tratam o clero, você pode compartilhar essa arte nas suas redes sociais. Aliás, um clero fraco, que comete falhas grosseiras e se afasta da doutrina da Igreja, é culpa de um povo fraco na fé que não reza pelo padre, pelo bispo e pelo papa.

Um conselho para quem tem falado mal dos padres, bispos e até do papa
Um conselho para quem tem falado mal dos padres, bispos e até do papa

Não sabe como rezar para o clero? A seguir, compartilho com você uma sugestão de oração para cada dia da semana. Que tal compartilhar com o máximo de pessoas que você puder?

Oração pelo clero para cada dia da Semana

ORAÇÃO INICIAL PARA TODOS OS DIAS: “Senhor, enviai bons operários para a Vossa messe e bons missionários para a Vossa Igreja. Que vos peço eu? Nada em meu favor, tudo para a Vossa glória e Vosso louvor!”.

SEGUNDA-FEIRA

“Peço-Vos pela liberdade de espírito. Peço-Vos que (nome(s) do(s) sacerdote(s)) seja livre, desprendido de tudo: de parente segundo a carne, de amigos segundo o mundo, viva sem impedimentos, sem vícios, sem preocupações e até sem vontade própria.

Peço-Vos que (….) seja inteiramente disponível à Vossa vontade, que só por amor possa ir para onde impele o Espírito Santo, sempre pronto para Vos obedecer, sem nenhum escrúpulo e temor servil.

Que (….) seja um verdadeiro discípulo e servo de Maria, Vossa Santa Mãe. Que por Ela ele seja gerado, da mesma forma como o Senhor quis: encontrando a liberdade em Vos ver aprisionado e dependente no seio d’Ela”.

TERÇA-FEIRA

“Peço-Vos pela castidade. Peço-Vos que (….) seja casto, não envolvido em negócios, em ciências, em vaidades, em embaraços e em festas do mundo. Mas, vivendo entre os homens, possa instruí-los e santificá-los e, pela Sabedoria divina, seja sempre um homem de Deus.

Peço-Vos que (….) não se esqueça que o espírito de sua vocação passa pela castidade e que ele não é deste mundo, mas que do mundo foi escolhido para mensageiro do Evangelho do Reino consagrado a Deus.

Que (….) seja um verdadeiro discípulo e servo de Maria, Vossa Santa Mãe. Que por Ela ele seja repleto de suas graças, da mesma forma como São José foi: castíssimo, puríssimo, prudentíssimo, sem nunca ter deixado de ser justo”.

QUARTA-FEIRA

“Peço-Vos pela pobreza. Peço-Vos que (….) seja atento ao Vosso exemplo que, sendo Rei da Glória, tomastes forma de escravo e por própria vontade fostes submisso à Virgem de Nazaré.

Peço-Vos que (….) seja humilde, nunca se julgando superior aos outros, mas por sua consagração, mais dedicado e seguidor da pobreza de espírito e desapegado das coisas terrenas. Que (….) seja um verdadeiro discípulo e servo de Maria, Vossa Santa Mãe.

Que por Ela ele seja repleto de autoridade, da mesma forma como São Miguel foi, tendo expulsado aquele que armava ciladas e espalhava a soberba infernal”. 

QUINTA-FEIRA

“Peço-Vos pela obediência. Peço-Vos que (….) seja atento às Vossas palavras: “Eis que venho fazer a Tua vontade”. Que na vida ele possa imitar a Vossa renúncia com absoluta fidelidade, importando-se em cumprir tudo para a maior glória de Deus.

Peço-Vos que (….) seja submisso à hierarquia da Igreja, imitador dos Apóstolos, que evangelize com tal veemência, que sacuda todos os corações por onde pregar, denunciando as falsas esperanças, que levam ao abismo da perdição Que (….) seja um verdadeiro discípulo e servo de Maria, Vossa Santa Mãe.

Que por Ela ele seja educado, da mesma forma como São João Evangelista foi cuidado: envolvido nas doçuras, bondades, misericórdias e sentindo a necessidade do consolo materno”.

SEXTA-FEIRA

“Peço-Vos pelo amor a cruz. Peço-Vos que (….) decida carregar toda espécie  de cruz sem fazer exceções ou escolhas: pobreza, injustiça, fracasso, doença, humilhação, contradição, calúnia, aridez, discriminação, solidão, sofrimentos interiores e exteriores.

Peço-Vos que (….) carregue com paciência e alegria a sua cruz, nela encontrando a força vitoriosa que nenhum de Vossos inimigos poderá resistir. Que ele não sonhe com glórias e honras, mas com o sofrer pelo Vosso nome.

Que (….)seja um verdadeiro discípulo e servo de  Maria, Vossa Santa Mãe, amigo da Cruz. Que por Ela seja ele purificado, da mesma forma que São Luís Maria Grignion de Montfort foi, lavado pelo fogo das grandes tribulações, tornando-se flecha aguda nas mãos de sua Mãe para transpassar Seus opositores”.

SÁBADO

“Peço-Vos pela entrega dos bens espirituais. Peço-Vos que (….) seja devoto de Nossa Senhora e Lhe entregue, além do seu apostolado, todo o seu ser, incluindo o seu amor próprio, pois quanto mais ele for consagrado à Maria Santíssima tanto mais será unido ao Senhor.

Peço-Vos que (….) esteja em estado de graça, realizando suas missões com fé, com caridade e poder na força do Alto, e todos os valores adquiridos por seus atos sejam guardados no Coração Imaculado de Maria.

Que (….) seja um verdadeiro discípulo e servo de Maria, Vossa Santa Mãe. Que por Ela seja ele abraçado ao Seu peito da mesma forma que o Beato João Paulo II foi, adornado com Suas virtudes e submerso em suas graças”.  

DOMINGO

“Peço-Vos pelo amor à Eucaristia. Peço-Vos que (….) seja propagador do culto de adoração ao Santíssimo Sacramento como o seu tudo, o sentido de sua vida, meio de cura, de libertação e de agradecimento à Vossa promessa de nunca nos abandonar.

Peço-Vos que (….) acredite no mistério eucarístico, na distribuição não do pão e do vinho, mas do Corpo, que é a Carne Viva do Homem-Deus, e do Sangue, a Verdadeira Bebida que pode saciar toda a nossa sede. Que (….) seja um verdadeiro discípulo e servo de Maria, Vossa Santa Mãe.

Que por Ela seja ele nutrido, na mesma certeza do Santo Cura d’Ars: na necessidade de recorrer a um sacerdote e de fazer uma verdadeira confissão para, Com e Em Maria, receber dignamente o Corpo Santo do Senhor”.

ORAÇÃO FINAL PARA TODOS OS DIAS: “Que (….), pela devoção a Maria Santíssima, busque evitar o pecado e imitar Suas virtudes, particularmente profunda humildade, fé viva, obediência cega, contínua oração, mortificação universal, pureza divina, ardente caridade, paciência heroica, doçura angélica e sabedoria divina.

Que (….) leve nos lábios a Palavra de Deus, nos ombros o estandarte da Cruz, o Rosário na mão esquerda, o Crucifixo na mão direita e os Sagrados Nomes de Jesus e Maria no coração. Amém”.

Referências:

Oração pelo clero para cada dia da Semana. Aliança de Misericórdia. São Paulo, 2019. Disponível em: <https://misericordia.com.br/oracao-pelo-clero-para-cada-dia-da-semana/>. Acesso em: 18 out. 2022.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *