Clicky

Você sabe quando o trabalho se torna o deus de alguém? - Altair Fonseca
G. K. Chesterton
Reflexões e Meditações / Vídeos

Você sabe quando o trabalho se torna o deus de alguém?

A idolatria é condenada pelo Senhor e o mundo moderno tem gerado falsos ídolos aos montes. Infelizmente, cada vez mais as pessoas estão prestando um culto vazio a pessoas, bens materiais, e a si mesmas. Até as atividades profissionais tornaram-se um exemplo dessa postura. Você sabe quando o trabalho se torna o deus de alguém? Vamos descobrir hoje.

Veja também:

O trabalho dignifica, mas também pode viciar

Workaholicvem do inglês e significa alguém que trabalha muito e que não consegue se desligar do trabalho. Os workaholics são identificados como viciados em trabalho; trabalhador compulsivo ou dependente do trabalho. Mesmo fora do ambiente profissional, esse tipo de pessoa está em atividade e muitas vezes deixa de lado sua vida pessoal, família, amigos – e principalmente Deus.

Quando o trabalho se torna o seu deus e é adorado
Quando o trabalho se torna o seu deus e é adorado

Você sabe quando o trabalho se torna o deus de alguém?

Você já ouviu falar que os fins justificam os meios? Essa frase quer dizer que as ferramentas que utilizamos, o caminho que percorremos, ganham valor se o objetivo final que almejamos é importante. Mas um grande erro pode acontecer: adorar os meios e não o fim. Este é um equívoco terrível que leva ao vazio. Vejamos uma reflexão sobre os pensamentos de G. K. Chesterton:

Quando o trabalho se torna o seu deus

“Compreendi que o amor englobava todas as vocações, que o amor era tudo.” Santa Teresinha do Menino Jesus entendeu, desde muito cedo em sua vida, que não eram necessárias grandes coisas para mudar o mundo ao seu redor. O amor, quando vivido de forma autêntica, deixa por onde passa rastros de céu, rastros de eternidade que saciam a fome e sede que tantas pessoas nas ruas, em nossas casas, trazem em si.2

Viver de maneira equilibrada, buscando fazer a vontade de Deus em tudo, é o caminho para uma existência plena de sentido, que conduz ao Céu. Compartilhe este conteúdo com quem pode estar precisando.

Referências:

  1. Workaholic. Significados. Brasil, 2022. Disponível em: <https://www.significados.com.br/workaholic/>. Acesso em: 28 set. 2022.
  2. MACENA, Saulo. O extraordinário no ordinário da vida. Canção Nova. Cachoeira Paulista, 2022. Disponível em: <https://formacao.cancaonova.com/atualidade/comportamento/o-extraordinario-no-ordinario-da-vida/>. Acesso em: 28 set. 2022.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *