Clicky

Pais que não dão o exemplo conseguem educar seus filhos? Algumas palavras duras e necessárias de um grande santo - Altair Fonseca
Pais devem dar o exemplo
Inspirações e conselhos

Pais que não dão o exemplo conseguem educar seus filhos? Algumas palavras duras e necessárias de um grande santo

Sabendo que lhe resta pouco tempo, Satanás concentra sua fúria na família como Deus criou, para destruí-la. Sucumbindo à fraqueza da carne ou aos ataques malignos, pais que não dão o exemplo acabam não conseguindo mais educar seus filhos, que se afundam no pecado e nos vícios.

Veja também:

A batalha de Satanás contra a família

Você consegue perceber que a batalha do maligno contra a família está se intensificando? Homens e mulheres de Deus querem manter seus lares de pé precisam colocar o joelho no chão e ter vida sacramental em dia. Sem penitência, oração e obediência ao Senhor, nossas famílias católicas não suportarão.

A batalha de Satanás contra a família
A batalha de Satanás contra a família

Diante de tanta má influência e pelo próprio desleixo, muitos casais acabam buscando a felicidade em conformidade com o mundo e o pecado. Infelizmente, abandonam a fidelidade a Deus, mesmo que frequentem a Igreja, vivendo de uma aparência piedosa que esconde uma família destruída pelos vícios.

Para os pais que fraquejaram na fé e caíram numa vida morna, Santo Afonso Maria de Ligório diz o seguinte:

Pais que não dão o exemplo conseguem educar seus filhos?

“Vemos com tanta frequência pais que levam uma má conduta sequer corrigindo os filhos de seus pecados, porque lhes dando eles mesmos o mau exemplo, se envergonham depois de repreendê-los por aquelas culpas que eles mesmos cometem. E se alguma vez os corrigem, os filhos não obedecem a tal correção. Conta-se que o caranguejo, vendo um dia que os seus filhos caminhavam de lado, os repreendeu dizendo-lhes: que modo de caminhar tão horrível! E os filhos responderam: pai mostra-nos como tu caminhas? O pai caminhava ainda mais torto que os filhos, e não teve ânimo de lhes dizer mais nada. Assim acontece com todos os pais que dão mau exemplo, e depois deixam de corrigir, ficando vermelhos de vergonha: veem que os filhos poderão precipitar-se e calam-se, porque não têm coragem para falar. E de outra parte, pecam também indubitavelmente se não os corrigem. Que devem fazer, portanto? Diz Santo Tomás que um pai em tal estado deve pelo menos rogar encarecidamente ao seu filho que não imite seu mau exemplo. Mas, de que servirá, digo eu, esta débil correção, se o pai segue dando mau exemplo? O certo é, que quando os pais dão mau exemplo, de nada servem as correções, nem as súplicas, nem os castigos; tudo está perdido”.

O que fazer então?

Todos os santos estão de acordo que para Deus nada é impossível e a prioridade para pais em tal estado é buscar uma restauração completa de sua família pela fé. A oração, a luta pela prática das virtudes e o esforço diário por viver a vontade do Senhor serão um sacrifício agradável a Deus e alcançarão frutos de conversão e santidade.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *