Clicky

Beber, falar palavrão e brigar com os outros não é coisa de homem - Altair Fonseca
Sobre ser homem
Inspirações e conselhos

Beber, falar palavrão e brigar com os outros não é coisa de homem

Percebo que o maligno tem atacado os homens de maneira insistente, querendo fazer com que eles fiquem confusos e percam o sentido da masculinidade. Sem noção da nobre missão que Deus os confiou, os homens acabam perdendo sua identidade e até acham que estão ofendendo alguém simplesmente por serem o que são: homens. Distúrbios, violência, suicídio e muitos pecados vão fazendo com que o masculino definhe no meio de tanta confusão. Como resgatar o sentido de ser homem?

Veja também:

Curar e Restaurar o Masculino é o título de um livro do Padre Adriano Zandoná, da Comunidade Canção Nova, que estou lendo e recomendo para homens e mulheres. Assim como também recomendo A cura da alma feminina: Resgatando a verdadeira essência da mulher, do mesmo autor.

Nessas leituras, vamos percebendo que há uma descaracterização do homem e da mulher como Deus os criou para ser e é preciso resgatar o que ambos realmente são. Hoje, vamos falar do masculino.

Como curar e restaurar o masculino?

Diante dos traumas e ausência de modelos masculinos a seguir, somando-se à opressão ao masculino que existe em nossos tempos, muitos homens tornam-se confusos e não sabem mais o que significa ser homem. Há movimentos extremistas que lutam contra tudo o que envolva a masculinidade e é preciso colocar a cabeça no lugar, se abrir e contar com o auxílio de Deus para essa restauração.

Naturalmente, a maioria dos homens é mais fechada e tem muitas dificuldades na hora de falar sobre seus sentimentos, medos e sonhos. Entretanto, sem essa abertura de coração é difícil receber a ajuda para dar um novo significado à sua vida.

Muitos homens atualmente estão perdidos nos vícios e agem como adolescentes que não cresceram. São fechados, preguiçosos, bebem, jogam, fofocam e nada produzem. Como alguém assim pode assumir a missão de ser o chefe da família e proteger sua esposa com a própria vida?

A responsabilidade do homem

No livro, Padre Adriano Zandoná nos diz que “há homens que, muitas vezes, fogem do trabalho e acham que ser homem é somente beber, dizer palavrão e brigar com os outros, mas isso não tem nada a ver com o que a Bíblia diz a respeito do que seja ser realmente viril”. Virilidade não tem nada a ver com dureza de coração, fechamento em si mesmo ou agressividade, mas também não tem nada a ver com fraqueza, preguiça, melancolia e excesso de sensibilidade. O homem de Deus é forte, corajoso, trabalhador, manso e humilde de coração.

O homem não deve ser preguiçoso
O homem não deve ser preguiçoso

Nada de preguiça

O homem é chamado a ser produtivo e a usar seus dons neste mundo através do seu trabalho, que dignifica e dá valor à sua existência. Usar o tempo sabiamente é fundamental e a preguiça, que é um dos sete pecados capitais, não pode fazer parte da vida de quem quer agradar a Deus.

Segundo o livro dos Provérbios, não fazer nada já é efetivamente fazer o mal, pois se entregar à preguiça é deixar que as coisas à sua volta pereçam. Por exemplo, você não precisa sujar o quintal da sua casa para fazer o mal. Basta que deixe de limpar o mato para perceber a sujeira, os bichos e como o ambiente ficará inabitável. É assim também com nossas vidas quando não cuidamos do que realmente importa e ficamos simplesmente “sem fazer nada”.

Essa curta meditação é apenas um ponto de partida para que os homens possam pensar sobre como estão conduzindo suas vidas. Para um bom aprofundamento, recomendo novamente a leitura do livro Curar e Restaurar o Masculino, do Padre Adriano Zandoná. Também é necessário buscar um bom sacerdote e uma direção espiritual para ajudar nessa mudança de vida.

Recado final para quem quer ser homem de verdade

Recado para quem quer ser homem de verdade: comece não sendo preguiçoso e medroso. Se sente que não está conseguindo superar suas dificuldades (e ninguém consegue sozinho), busque ajuda em Deus e nas pessoas que Ele quiser usar para te ajudar. Só não deixe que matem sua masculinidade e digam que você não pode ser o que Deus te criou para ser: homem.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *