Clicky

Santa Gema Galgani e um lindo exemplo de amor aos pobres sem hipocrisia - Altair Fonseca
Santa Gema Galgani
Inspirações e conselhos

Santa Gema Galgani e um lindo exemplo de amor aos pobres sem hipocrisia

Ajudar os pobres em nome de algum partido político ou ideologia? Ajudar os pobres só para cumprir um dever material e não levar auxílio espiritual? Não é assim que as pessoas conduzidas pelo amor de Jesus enxergam e auxiliam os menos favorecidos. Hoje aprenderemos com o exemplo de Santa Gema Galgani.

Veja também:

Santa Gema Galgani e o verdeiro amor aos pobres

Quase sempre Gema se encontrava em presença dum mendigo. Feliz então e contente, como se descobrisse um tesouro, mandava-o entrar para o pátio, pedia-lhe que se sentasse, corria a procurar algum bom bocado e voltava depressa, toda contente, a oferecê-lo com maneiras encantadoras.

Assentava-se a seu lado e, enquanto ele comia, fazia-lhe uma piedosa exortação: “Ouviste hoje missa? Há quanto tempo vos não aproximais dos sacramentos? E a oração, fazei-la de manhã e à noite? Pensais algumas vezes no que Jesus sofreu por nós?, etc.” Depois deste prelúdio, insinuava suavemente no espírito do pobre salutares pensamentos de fé, piedade, resignação. E ele, completamente restaurado no corpo e na alma, retirava-se contente.

O amor sem hipocrisia

Amar os pobres pensando nos próprios interesses, sejam pessoais, partidários, ideológicos, ou outros não passa de hipocrisia. O verdadeiro amor aos pobres é inspirado pelo Espírito Santo e vem do amor de Deus. Logo, quem ama os pobres verdadeiramente não preocupa-se somente em suprir suas necessidades físicas, mas também com a salvação das almas. O verdadeiro amor ao pobre alimenta o corpo e a alma. Assim também foi a relação de São Francisco de Assis, Santa Dulce dos Pobres e Santa Madre Teresa de Calcutá com os menos favorecidos.

Quem foi Santa Gema Galgani?

Gemma Maria Humberta Pia Galgani nasceu em Camigliano, na Itália, em 12 de março de 1878. Seus pais eram o farmacêutico Enrique Galgani e Aurelia Landi. Era a quarta filha de oito irmãos. Desde menina, mostrou sinais de santidade e se trancava para rezar diante do crucifixo da família com muita devoção.

É visível quando Jesus entra no coração de uma pessoa, pois o amor que inflama é tão grande que a transborda e supera. Esse foi o sentido da vida de Santa Gema Galgani, uma jovem italiana a quem Cristo concedeu os estigmas e passou por vários sofrimentos corporais.

A Igreja celebra a memória de Santa Gema Galgani no dia 11 de abril.

Fomos feitos para amar a Deus
Fomos feitos para amar a Deus

Para mais detalhes sobre essa vida que foi riquíssima de eventos sobrenaturais e permeada do amor de Jesus, recomendo a leitura do livro “Santa Gema Galgani – A Flor da Paixão”, do Pe. Germano de Santo Estanislau. Deste livro foi retirado o trecho partilhado acima.

Santa Gema Galgani, rogai por nós!

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *