Clicky

Santa Teresa Benedita da Cruz e uma oração pela conversão do mundo - Altair Fonseca
Santa Teresa Benedita da Cruz e uma oração pela conversão do mundo
Orações

Santa Teresa Benedita da Cruz e uma oração pela conversão do mundo

Santa Teresa Benedita da Cruz também é conhecida pelo nome de Santa Edith Stein e hoje pediremos sua intercessão pela conversão do mundo. A própria história da Santa nos ajuda a entender a importância de recorrer ao seu auxílio pela transformação de vida tão urgente nos dias atuais.

Veja também:

Santa Teresa Benedita da Cruz

Última de 11 irmãos, Edith nasceu em Breslau, na Alemanha, em 12 de outubro de 1891, data em que a família festejava o “Dia da Expiação”, uma grande festa judaica. Com a morte do pai, a mãe que era mulher muito religiosa, tentou manter os filhos na fé, mas a futura santa não seguiu inicialmente por este caminho. Edith perdeu a fé e dedicou-se a uma vida de estudos na Universidade de Breslau, tendo como meta a Filosofia.

Os anos de estudo vão passando até que, no ano de 1921, Edith visita um casal convertido ao Evangelho. Na biblioteca deste casal, ela encontra a autobiografia de Santa Teresa de Ávila. A jovem lê o livro durante toda a noite. “Quando fechei o livro, disse para mim própria: é esta a verdade”, declarou ela mais tarde. Em janeiro de 1922, Stein é batizada e, no dia 2 de fevereiro desse mesmo ano, é crismada pelo Bispo de Espira. Em 1932, foi atribuída a ela uma cátedra numa instituição católica, onde desenvolve a sua própria antropologia, encontrando a maneira de unir ciência e fé. Em 1933, a noite fecha-se sobre a Alemanha em um dos eventos mais terríveis da história.

Conheça Santa-Teresa-Benedita-da-Cruz
Conheça Santa Teresa Benedita da Cruz

Edith Stein tem que deixar a docência, e ela própria declarou nesta altura: “Tinha-me tornado uma estrangeira no mundo”. E no dia 14 de outubro desse mesmo ano, entra para o Mosteiro das Carmelitas de Colônia, passando a chamar-se Teresa Benedita da Cruz.

Após cinco anos, faz a sua profissão perpétua. Da Alemanha, Edith é transferida para a Holanda juntamente com sua irmã Rosa, que também é batizada na Igreja Católica e prestava serviço no convento. Neste período do regime nazista, os bispos católicos dos Países Baixos fazem um comunicado contra as deportações dos judeus. Em represália a este comunicado, a Gestapo invade o convento na Holanda e prendem Edith e sua irmã. Ambas são levadas para o campo de concentração de Westerbork. No dia 7 de agosto, ela parte para Auschwitz, ao lado de sua irmã e um grupo de 985 judeus. Por fim, no dia 9 de agosto, a Irmã Teresa Benedita da Cruz, juntamente com a sua irmã Rosa, morre nas câmaras de gás e depois tem seu corpo queimado. Assim, através do martírio, Santa Teresa Benedita da Cruz recebe a coroa da glória eterna no Céu.

Santa Teresa Benedita da Cruz foi beatificada em 1 de maio de 1987 e canonizada 11 anos depois, em 11 de outubro de 1998, pelo Papa João Paulo II.

Oração pela conversão do mundo

Rezemos com fé a oração a seguir pela conversão do mundo.

Senhor, Deus dos nossos pais, 
que conduzistes a mártir Teresa Benedita 
ao conhecimento do vosso Filho crucificado 
e à sua imitação até à morte, 
concedei que, pela sua intercessão, 
todos os homens conheçam o Salvador, Jesus Cristo, 
e por Ele cheguem à perpétua visão do vosso rosto. 
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, 
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo

Amém!

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *