Clicky

Será que é impossível viver a castidade? Aprenda caminhos seguros para a sadia convivência - Altair Fonseca
Como preservar a castidade
Inspirações e conselhos / Vídeos

Será que é impossível viver a castidade? Aprenda caminhos seguros para a sadia convivência

Diante de tanta sensualidade e provocações, o corpo reage e muitos podem acabar pensando que é impossível viver a castidade. Mas será que essa virtude é tão inalcançável que não possa ser preservada neste mundo que se afunda no pecado? Hoje você e eu meditaremos sobre caminhos seguros para a vida casta e a sadia convivência.

Veja também:

O que é a castidade?

Antes de buscar caminhos para vivê-la, precisamos entender o que é a castidade e o seu verdadeiro valor.

Ela é a proteção, a defesa de nosso maior tesouro: o amor. Assim, a virtude da castidade não pode ser “entendida como uma virtude repressiva, mas, pelo contrário, como a transparência e, ao mesmo tempo, a guarda de um dom recebido, precioso e rico, o dom do amor, em vista do dom de si que se realiza na vocação específica de cada um”. É isso que nos diz o Conselho Pontifício para a Família, Sexualidade Humana: Verdade e Significado, n. 4.

A capacidade de amar do ser humano vem de Deus, que nos criou à Sua imagem e semelhança. “Deus é amor” (1Jo 4,8) e a nossa vocação é amar em plenitude. São João Paulo II nos dá um belo resumo sobre essa realidade:

O amor vence o egoísmo
O amor vence o egoísmo

Quando as coisas começam a desandar

A sexualidade e a afetividade são parte da manifestação dessa capacidade de amar em nossas vidas. Porém, através do pecado original, essa capacidade de amar foi deformada por um egoísmo que busca a satisfação própria pelo prazer, em um amor desordenado e irracional por si mesmo. Essa desordem nos impossibilita de viver o amor livre e puro, e é exatamente aí que entra a castidade que nos educa e liberta, devolvendo-nos a capacidade de amar livremente a Deus e aos homens de maneira completa.

É somente dessa maneira que podemos viver o amor na sua mais sublime e pura dimensão que é a caridade: ofertar-se inteiramente pelo bem do outro.

Castidade e Sadia Convivência – Frei Gilson

Um belíssimo aprofundamento sobre este tema foi feito por Frei Gilson no acampamento PHN no ano de 2021. Com uma linguagem que vai direto ao ponto, ele nos mostra caminhos para buscar a castidade e a sadia convivência na prática. Baseada nos ensinamentos de Santo Afonso Maria de Ligório e Monsenhor Jonas Abib, a pregação vai fundo no centro da questão. Vale a pena assistir, meditar, pedir a graça de Deus e colocar tudo isso em prática na vida.

Castidade e Sadia Convivência – Frei Gilson

O ser humano precisa reaprender a valorizar seu corpo e ordenar sua sexualidade para viver o amor em plenitude como Deus sonhou. É hora de uma mudança de postura, de vida, mudança do egoísmo para o amor. Que Deus possa nos conduzir a uma nova realidade no uso dos dons que Ele nos deu. Você topa iniciar essa jornada?

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Comments

29 de julho de 2021 at 20:33

Ótimo texto. Proponho que leiam sobre o casamento naquela Igreja – Ortodoxa? com a liturgia da Cruz no casamento.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *