Clicky

Você sabia que toda pessoa arrogante esconde um complexo de inferioridade? Com a graça de Deus é possível vencer - Altair Fonseca
O problema da pessoa arrogante
Inspirações e conselhos / Quadrinhos Católicos

Você sabia que toda pessoa arrogante esconde um complexo de inferioridade? Com a graça de Deus é possível vencer

Não é muito difícil perceber que a humanidade está doente e esconde suas feridas sendo arrogante e soberba. Vidas despedaçadas e pessoas descaracterizadas pelo pecado são apresentadas como uma existência retocada nas redes sociais. Essa falsa felicidade divulgada amplamente apenas faz com que outros caiam no mesmo erro e essa atitude torna-se quase um padrão. Quantas pessoas “felizes” por fora não estão vivendo um intenso conflito neste exato momento? Quantas não estão caindo na depressão e pensando em tirar a própria vida? É preciso entender a gravidade e frear esse processo.

Veja também:

O complexo de inferioridade das pessoas arrogantes
O complexo de inferioridade das pessoas arrogantes

A pessoa arrogante esconde um complexo de inferioridade

Toda pessoa arrogante, que tenta se colocar acima das demais e exibe-se com soberba, no fundo, carece de atenção e é frágil. Quanto mais frágil alguém é, mais alto precisa falar, mais precisa se impor e mais precisa esconder-se atrás de bens materiais. Sabemos que existem diversas prisões terríveis ao redor do mundo, mas a pior prisão é a da pessoa que não possui liberdade interior. Essa liberdade só é experimentada por aqueles que são guiados pelo Espírito Santo de Deus.

Precisamos vigiar a boca e a língua a todo momento
Precisamos vigiar a boca e a língua a todo momento

Vejamos: por um lado, os Apóstolos louvavam a Deus na prisão e experimentavam alegria em momentos difíceis, por outro, pessoas que possuem todo o conforto humano vivem irritadas e insatisfeitas atualmente. Por que tamanha diferença? Porque tanta incompreensão e irritação se nunca o ser humano teve tantas opções de conforto e entretenimento? A diferença é que todos os estímulos e distrações foram levando as pessoas para longe de Deus, e longe do Senhor nada tem sabor. Mesmo assim, o ser humano insiste em sua arrogância e na soberba de pensar que tudo gira em torno de si e do seu prazer.

Como escapar dessa prisão?

O primeiro passo para fugir da prisão do orgulho e da soberba que sugam os valores mais belos, é reconhecer o problema. Nesse processo de mudança de rota, o mais difícil é aceitar o erro e perceber que a humanidade sofre quando se afasta do seu Criador. Caindo nas armadilhas do maligno, a humanidade chama de alegria o que a destrói e de felicidade tudo aquilo que a consome e mata. Portanto, se não percebemos que o amor ao pecado gera a morte, ainda não estamos preparados para o próximo passo.

Não sejamos arrogantes e orgulhosos
Não sejamos arrogantes e orgulhosos

Ao percebermos o erro, percebemos também que precisamos mudar, e é nessa hora que percebemos como somos frágeis. Quando sai a arrogância, entra a humildade que deixa bem claro que nada podemos fazer por nossas próprias forças. Você e eu precisamos de ajuda para fugirmos das garras do inimigo.

A oração humilde agrada a Deus e nos liberta do mal

Se por nossas forças nada podemos, em Deus somos mais que vencedores. O coração humilde que se entrega em oração com fé e perseverança alcança as graças de Deus. É pela graça que nossa vida é restaurada e somos totalmente renovados.

A oração do humilde agrada a Deus
A oração do humilde agrada a Deus

Quando abrimos o nosso coração e deixamos o Espírito Santo de Deus entrar, toda a nossa vida é transformada. Mesmo que pareça um pouco confuso no início, saiba que é natural em grandes obras essa aparente desorganização inicial. Portanto, tenha coragem e dê passos confiantes para abandonar o mal e ser uma pessoa totalmente livre em Cristo Jesus.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *