Clicky

A aparição de Nossa Senhora de La Salette e o santuário na montanha - Altair Fonseca
Basílica-de-Nossa-Senhora-de-La-Salette nas montanhas
Igrejas, construções e imagens católicas

A aparição de Nossa Senhora de La Salette e o santuário na montanha

Hoje vamos saber um pouco mais sobre Nossa Senhora de La Salette e as aparições da Virgem Maria em uma linda região dos alpes franceses. La Salette fica na França, porém, bem distante de Paris, onde chega a maioria dos voos comerciais que partem do Brasil. A localidade fica quase encostada na fronteira com a Itália, mais perto de Turim, a cidade de São João Bosco.

La Salette é uma aldeia que só dá o nome à aparição, já que a capital da região e sede do bispo diocesano é Grenoble. A cidade onde aconteceram os fatos mais ligados à aparição é Corps. Desde Paris há muitos trens para Grenoble, pois trata-se de uma região muito frequentada pelo turismo.

Veja também:

Entendendo a aparição de Nossa Senhora de La Salette

Tudo começou com uma aparição da Virgem Maria a dois pastorinhos – Marimin Giraud e Mélanie Calvat – em uma montanha pero de La Salette, na França, no dia 19 de setembro de 1846, por volta das três horas da tarde. Na ocasião, fazia muito sol e as crianças viram numa luz resplandecente uma bela dama vestida de maneira peculiar. Ela falava alternadamente em francês e no dialeto local, o occitano.

Ela estava sentada sobre uma pedra, e as crianças relataram que a “Belle Dame” estava triste e chorando, com seu rosto descansando em suas mãos. A Bela Senhora pôs-se de pé. E disse: “Vinde, meus filhos, não tenhais medo, aqui estou para vos contar uma grande novidade”.

Nossa Senhora de La Salette chorando
Nossa Senhora de La Salette chorando

As mensagens de Nossa Senhora de La Salette foram deixadas em formas de regras e conselhos, seguidos até hoje por seus missionários e que tratam, entre outros fatores, do amor ao próximo, da obediência e da reconciliação. Além disso, Nossa Senhora também falou sobre a necessidade da caridade, ausência de bens materiais, piedade, penitência, humildade e modéstia, bondade, cuidado com os enfermos e, é claro, sobre a necessidade de muitas orações.

A Basílica de Nossa Senhora de La Salette

A aparição da Virgem Maria nos Alpes da França é uma das mais famosas dos tempos contemporâneos e originou a igreja conhecida como Basílica de Nossa Senhora de La Salette (em francês: Sanctuaire Notre-Dame de La Salette) muito procurada por fiéis para turismo religioso, inclusive por sua localização com vista privilegiada, o clima e o silêncio que contribuem para quem quer entrar em oração.

Entenda a aparição de Nossa Senhora de La Salette
Entenda a aparição de Nossa Senhora de La Salette

Caminhando pelos arredores da basílica, os peregrinos encontram um curto trajeto que leva até o local da aparição da Virgem Maria, chamado de Vale da Aparição. Neste vale, três estátuas de bronze representam as 3 fases da aparição – o pranto, as mensagens e a partida – descritas pelas crianças em riqueza de detalhes.

Outras curiosidades nos detalhes da estrutura que abriga o santuário:

  • Estruturas dos tempos de império bizantino formam duas colunas no interior da basílica, delimitando sua nave;
  • As três fases da aparição de Maria também estão representadas na parte interna por três medalhões que retratam o pranto, a mensagem e a partida;
  • Os peregrinos podem visitar um pequeno, porém, bem completo museu instalado dentro da igreja com documentos e outros itens da história de La Salette.
Basílica de Nossa Senhora de La Salette no inverno
Basílica de Nossa Senhora de La Salette no inverno

Missionários de Nossa Senhora de La Salette espalham mundo afora as suas regras e ensinamentos que são cada vez mais urgentes. Afinal, o mundo precisa ainda mais de conversão, penitência e oração. Aqui no Brasil, algumas cidades já abrigam santuários de La Salette com espaços para orações e para receber peregrinos, pensados em formatos semelhantes ao da basílica original, na França.

Terminamos este conteúdo com uma oração:

Oração pedindo a intercessão de Nossa Senhora da Salette
Oração pedindo a intercessão de Nossa Senhora da Salette

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Comments

Gerson Germano Grimas
23 de junho de 2021 at 17:03

Amém.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *