Clicky

Tenha mais discernimento e pare de tomar decisões erradas com uma dica de Santo Hilário - Altair Fonseca
Precisamos pedir o dom do discernimento dos espíritos
Conhecimento da Igreja Católica / Vídeos

Tenha mais discernimento e pare de tomar decisões erradas com uma dica de Santo Hilário

Uma pessoa sem discernimento é aquela que toma decisões precipitadas, sem pensar, e sofre com diversas consequências negativas. Pecado, arrependimento, culpa e erros sem fim são os frutos visíveis na vida de quem age por impulso e não busca a sabedoria que vem do alto. Se você não quer ser uma pessoa assim, é preciso entender que não precisa tomar as decisões sem nenhum auxílio. Você e eu, se quisermos, temos o Espírito Santo de Deus que vem em nosso socorro.

Veja também:

O dom do discernimento dos espíritos

Através do Espírito Santo, recebemos diversos dons que nos permitem renunciar o mal e seguir pelo caminho do bem, que leva ao Céu. O Espírito vem em nosso auxílio para sermos cada vez mais obedientes a Deus e gerarmos frutos para o Reino dos Céus. Um dos diversos dons é o do discernimento dos espíritos, que nos permite identificar qual espírito está impulsionando ou influenciando uma ação, uma situação, um desejo, uma decisão a tomar e qualquer coisa que nos digam ou ofereçam. Como todo dom espiritual, ele está em interação com os outros carismas e é necessário para a nossa vida diária, nossa vida de oração e para o nosso apostolado.

O discernimento dos espíritos
O discernimento dos espíritos

Pare de agir por conta própria

Imagine que você ganhou um presente de alguém que você gosta muito, mas que deixou de lado e nunca abriu para usar. Parece uma atitude insensata, mas muitos de nós fazemos isso com o Espírito Santo, que é um presente de Deus para nós. Se quisermos, pela fé, temos acesso a esse Espírito que nos inspira e dá o discernimento para as decisões mais acertadas, que nos conduzem a realizar a vontade de Deus e alcançar o Céu. Saiba mais neste vídeo do meu canal:

Pare de tomar decisões erradas e tenha mais discernimento

Se quiser meditar com mais calma, trago abaixo o texto que utilizei no vídeo:

Do Tratado Sobre a Trindade, de Santo Hilário

“Assim, o Espírito Santo é recebido para nos tornar capazes de compreender. Como o corpo natural do homem permaneceria inativo se lhe faltassem os estímulos necessários para as suas funções – os olhos, se não há luz ou não é dia, nada podem fazer; os ouvidos caso não haja vozes ou sons, não cumprem seu ofício; o olfato, se não sente nenhum odor, para nada serve; não porque percam a sua capacidade natural, mas por falta de estímulo para agir – assim é a alma humana: se não recebe pela fé o Dom que é o Espírito, tem certamente uma natureza capaz de conhecer a Deus, mas falta-lhe a luz para chegar a esse conhecimento”.

Liberdade no Espírito

Em tempos de luta por uma falsa liberdade que aprisiona no pecado, é importante falar da verdadeira liberdade que traz paz. Estou falando da liberdade no Espírito, pela qual somos conduzidos em cada passo de nossas vidas. Por isso, você e eu precisamos aprender a invocar o Espírito Santo de Deus antes de cada atividade em todos os dias.

Tenha liberdade no Espírito
Tenha liberdade no Espírito

Concluindo

Para exercitar o discernimento é necessário identificar as moções que nos vêm do Espírito. O olhar interior, adquirido na oração, abre nossos ouvidos, nossos olhos e o coração para identificar a voz do Espírito. Não se trata de sons ou barulhos externos, mas indicações capazes de conduzir as nossas decisões. No meio de tanta agitação, nasce o apelo ao recolhimento e ao silêncio. Vale a pena desligar as muitas fontes de informações e apelos vindos de fora, para desfrutar o clamor da voz interior, não a abafando, inclusive porque ela não nos fecha aos clamores das outras pessoas e situações humanas, mas qualifica nossa sensibilidade, para permitirmos que o Espírito Santo nos conduza.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Comments

Vânia Bemfica
7 de junho de 2021 at 09:00

Gostei muito , gostaria que publicasse mais pois tenho um grande desejo em me aprofundar nesse conhecimento e não tenho conteúdos onde eu possa estar estudando ,e esse post me causou grande enteresse



    7 de junho de 2021 at 09:15

    Bom dia Vânia, a paz de Cristo. Fico feliz com seu comentário e sim, buscarei sempre compartilhar o máximo que puder para a honra e glória do Senhor. Continue acompanhando e deixando seus comentários. Quando houver algum assunto que você gostaria de saber mais, pode também falar que podemos pesquisar e elaborar algo com linguagem acessível. Deus abençoe sua vida.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *