Clicky

Não podemos atolar na nossa arrogância e nos nossos pecados - Altair Fonseca
Não podemos atolar nos nossos erros
Inspirações e conselhos / Quadrinhos Católicos

Não podemos atolar na nossa arrogância e nos nossos pecados

A arrogância e a soberba fazem parte da vida daqueles que estão afundados em seus pecados mas insistem que são livres e sensatos. Os que acham que são capazes de vencer tudo com as próprias forças e confundem o pecado com liberdade, encontram-se atolados e precisam de ajuda. Mas, infelizmente, muitos que estão nessa condição ostentam um coração fechado que só pode ser aberto pela graça de Deus, através do amor e da oração.

Veja também:

A arrogância e a soberba nos afastam de Deus

Adão e Eva pecaram porque queriam ser como Deus e comeram do fruto proibido. Em nossa fraqueza, podemos dirigir um olhar de julgamento aos dois, mas quantas vezes não achamos que sabemos tudo e desprezamos o que é justo e necessário? Quantas vezes não multiplicamos palavras cheias de arrogância e defendemos nossos pecados e as ideologias mais perversas?

O orgulho nas palavras
O orgulho nas palavras

O quadrinho a seguir é baseado no livro “A Conquista das Virtudes”, do Padre Francisco Faus. Ele nos mostra como erramos facilmente quando abandonamos a Deus e buscamos viver segundo os nossos prazeres e não saímos da nossa zona de conforto. Aliás, basta olhar ao redor e veremos como o mundo se encontra afastado do Senhor e vive se afundando cada vez mais numa tristeza sem fim.

Não podemos atolar nos nossos erros
Não podemos atolar nos nossos erros

Quanto mais prazer e pecado, mais vícios e destruição; quanto mais sabedoria humana sem Deus, mais arrogância e confusão; quanto mais amor ao erro, mas ódio ao próximo. Afastando-se de Jesus Cristo, a humanidade caminha para a sua destruição.

Se essa afirmação parece assustadora, como podemos recuperar a graça de Deus e mudar a história da humanidade? Como sair do pecado, do vício e de todas as realidades que descaracterizam o ser humano?

Deus dá a sua graça aos humildes

O caminho para nos salvarmos é a humildade daqueles que reconhecem que são totalmente dependentes da graça de Deus. A criatura mais cheia de graça foi também a mais humilde: Maria nos prova a verdade da palavra que diz que Deus dá sua graça aos humildes. Por ser tão humilde e obediente, a Virgem Maria foi elevada por Deus a Rainha do Céu e da Terra, e nós precisamos contar com sua intercessão.

Portanto, os soberbos são abandonados à própria sorte porque escolheram negar todo o tipo de ajuda. Porém, os humildes, mesmo depois dos piores pecados, se recorrem à Misericórdia Divina, serão atendidos e salvos.

O Senhor dá a sua graça aos humildes
O Senhor dá a sua graça aos humildes

Como Deus dá a graça aos humildes, finalizamos este conteúdo pedindo a Ele a graça da humildade:

Oração para alcançar a humildade

Senhor, tende piedade de mim.

Jesus, doce e humilde de coração, ouvi-me.

Jesus, doce e humilde de coração, atendei-me

Do desejo de ser estimado,

Do desejo de ser amado,

Do desejo de ser louvado,

Do desejo de ser procurado,

Do desejo de ser honrado,

Do desejo de ser preferido,

Do desejo de ser consultado,

Do desejo de ser aprovado,

Do desejo de ser tido em conta,

Do temor de ser humilhado,

Do temor de ser desprezado,

Do temor de ser rejeitado,

Do temor de ser caluniado,

Do temor de ser esquecido,

Do temor de ser repreendido,

Do temor de ser escarnecido,

Do temor de ser injuriado,

Ó Maria, Mãe dos humildes, rogai por mim.

S. José, protetor das almas humildes, rogai por mim.

S. Miguel Arcanjo, que fostes o primeiro a reprimir o orgulho, rogai por mim.

Ó Justos todos, santificados especialmente pelo espírito de humildade, rogai por mim.

Oremos

Ó Jesus cuja principal lição foi esta: “Aprendei de mim que sou doce e humilde de coração”, ensinai-me a ser humilde de coração, como Vós. Amém.

Ó Deus, Vós que resistis aos soberbos e concedeis a graça aos humildes, concedei-nos a virtude da verdadeira humildade, de que o vosso Filho Unigênito foi tão perfeito modelo, a fim de que nunca provoquemos com o nosso orgulho a vossa indignação, mas consigamos pela humildade os dons da vossa graça, por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *