Clicky

A Virgem Maria Santíssima é Rainha e Advogada nossa - Altair Fonseca
Santíssima Virgem Maria
Conhecimento da Igreja Católica

A Virgem Maria Santíssima é Rainha e Advogada nossa

Com um véu de pureza, o Senhor adorna a Virgem Maria Santíssima que foi concebida sem pecado. Escolhida para a missão de ser a mãe do Deus que se encarnou, Maria é a esposa do Espírito Santo. Além disso, como se não bastasse, a mulher que pisa na cabeça da serpente é nossa advogada e intercede a Deus por nós. Como mãe de Deus, Maria é também mãe da humanidade e uma mãe sempre olha com amor cheio de ternura para todos os seus filhos.

Veja também:

Contemos com a intercessão da Virgem Maria Santíssima

Deus pode tudo e não cabe a nós tentarmos penetrar em todas as entranhas de seus desígnios perfeitos. Por acaso você sabe como funciona perfeitamente o seu organismo? Sabe como as plantas são cultivadas e crescem até quando estamos dormindo? O processo do envelhecimento pode ser entendido por qualquer pessoa leiga no assunto? Como o sol se mantém em sua posição e a terra gira em torno dele? Como uma floresta tem milhões de árvores, que possuem milhares de folhas e nenhuma folha é igual a outra? Você consegue explicar todas essas questões e tantas outras sobre as coisas que nos cercam?

Pois bem, somos incapazes de entender completamente até mesmo as criações e temos a audácia de tentar entender a vontade e os planos do Criador. O ser humano é soberbo, vaidoso e “se acha” mesmo! Com a Virgem Maria Santíssima é exatamente o contrário: a ela, uma virgem mansa, humilde e serena, Deus escolheu como instrumento para vir a nós. Você e eu precisamos entender que ser a mãe de Deus não é missão de uma mulher qualquer. Por isso, uma entre todas foi a escolhida e Maria deve ser louvada como A mulher bendita entre todas as mulheres.

Sobre isso eu fiz um vídeo que nos ajuda a entender como podemos estar desperdiçando um grande auxílio espiritual quando não recorremos à intercessão da Virgem. Assista e inscreva-se no meu canal.

Virgem Maria, rainha e advogada nossa

Dica de leitura: Tratado da Verdadeira Devoção À Santíssima Virgem, de São Luis María Grignion de Montfort

O livro que citei no vídeo transformou a minha relação com a Santíssima Virgem Maria e intensificou minha fé em Jesus Cristo. Sempre com a poderosa intercessão da Mãe, venho alcançando graças e quando olho para o lugar onde estava, louvo a Deus por ver de onde Ele me tirou.

O livro não é indicado apenas para aqueles que possuem o desejo de consagrar-se, mas para aqueles que querem ter um contato maior com a Virgem Maria. Afinal, na Palavra de Deus essa mulher sempre esteve presente nos acontecimentos decisivos, mas pouco fala-se sobre ela. O Tratado, com todo embasamento nas Escrituras, na Tradição e com a unção do Espírito Santo, nos aproxima de Maria, e consequentemente, de Jesus Cristo.

Tratado da Verdadeira Devoção À Santíssima Virgem de São Luis María Grignion de Montfort
Tratado da Verdadeira Devoção À Santíssima Virgem, de São Luis María Grignion de Montfort

Uma curiosidade: São João Paulo II era consagrado por este método e sempre carregava seu Tratado contigo para meditação e disse: “Eu próprio, nos anos da minha juventude, tirei grandes benefícios da leitura desse livro, no qual ‘encontrei a resposta às minhas perplexidades’ devidas ao receio que o culto a Maria, ‘dilatando-se excessivamente, acabasse por comprometer a supremacia do culto devido a Cristo’. Sob a orientação sábia de São Luis Maria compreendi que, quando se vive o mistério de Maria em Cristo, esse risco não subsiste. O pensamento mariológico do Santo, de fato, ‘está radicado no Mistério trinitário e na verdade da Encarnação do Verbo de Deus’”.

Sejamos devotos da Virgem Maria Santíssima

Você e eu ganhamos muito ao sermos devotos da Virgem Maria, pois a perfeição, ensina São Luis Maria Grignion de Montfort, consiste em ser conformes, unidos e consagrados a Jesus Cristo. Por isso, a mais perfeita de todas as devoções é, sem dúvida, a que nos conforma, une e consagra mais perfeitamente a Ele. Por conseguinte, foi Maria a criatura que mais se conformou ao seu Filho.

Sejamos devotos da Santíssima Virgem Maria
Sejamos devotos da Santíssima Virgem Maria

Por Maria encontramos Jesus Cristo

Por Maria encontramos Jesus Cristo, já que tudo na vida da Mãe aponta para o Filho. Portanto, não deixemos de recorrer a este auxílio precioso com confiança na sua proteção e consolo maternal. Afinal, somos criaturas frágeis e na maioria das vezes incapazes de chegarmos diretamente a Deus sem ajuda.

Encontramos Jesus por Maria
Encontramos Jesus por Maria

Para concluir, preciso dizer claramente que é uma pessoa muito boba quem tem direito a utilizar-se de tão poderoso auxílio e não utiliza. Quem tem Maria como Mãe e não se aproxima de Deus por meio dela, desperdiça muitas graças. Portanto, hoje você e eu somos chamados a tomarmos posse dessa graça que é ser filho e filha de Deus. Uma graça que não poderia ser alcançada sem o sim de Maria que disse: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38).

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *