Clicky

Se Deus existe, porque tanta coisa ruim acontece? É a pergunta de muitos - Altair Fonseca
Se Deus existe como tantas coisas ruins acontecem
Quadrinhos Católicos

Se Deus existe, porque tanta coisa ruim acontece? É a pergunta de muitos

Se Deus existe, por que tanta coisa ruim acontece? Diante de realidades como a pandemia ou a guerra entre Rússia e Ucrânia, muita gente faz essa pergunta. Deus nos ama e quer que sejamos livres para fazer nossas escolhas. Portanto, fazendo as escolhas erradas é óbvio que teremos consequências ruins, e são os erros da humanidade o motivo do sofrimento. Hoje vamos meditar sobre algumas verdades que deixam irritados os que querem continuar no erro e no pecado.

Veja também:

Se Deus existe como tantas coisas ruins acontecem
Se Deus existe, como tantas coisas ruins acontecem?

Abrimos o conteúdo com este quadrinho que nos ajuda a refletir. Aliás, obtive alguns comentários irritados de pessoas que não conseguiram perceber a metáfora quando compartilhei. Para evitar desentendimentos, Deus não exige de nós o que está acima de nossas forças ou natureza, mas a arte acima representa as escolhas que vão transformando nossa maneira de viver. É pela graça de Deus que deixamos de nos lambuzar na lama, vamos gradativamente sendo purificados e começamos a voar. Você pode escolher viver como porco, galinha ou pomba. Espero que isso tenha ficado claro para prosseguirmos.

Se Deus existe, por que tanta coisa ruim acontece?

Quando duvidamos da existência de Deus ou julgamos que se Ele existe é ruim, estamos focados nas realidades presentes. A humanidade atualmente vive num delírio que busca o prazer momentâneo e só entende vitória o que está relacionado ao dinheiro, status e saúde física. Até quando viveremos sem um olhar elevado, sem um olhar espiritual?

As coisas ruins que acontecem
As coisas ruins que acontecem não podem nos afastar de Deus

Deus existe, olha por nós a todo o momento e nos deu o Espírito Santo para nos guiar e conceder dons espirituais. Entretanto, usar a razão para falar sobre as realidades celestes é muito difícil, já que a graça de Deus deve ser experimentada e não explicada. Aliás, eu descobri isso na prática, pois por muito tempo fui um cético que atacava a Igreja e zombava de Deus. Mesmo assim, o Senhor em sua infinita misericórdia me resgatou e permitiu que eu vivesse a conversão.

Quando passamos a enxergar essa vida como algo passageiro e que deve apontar para uma realidade superior, passamos a compreender algumas coisas que podem parecer amargas para quem não tem fé. Não acreditar em Deus mas querer culpá-lo pelos problemas do mundo é, no mínimo, uma grande incoerência.

Deus não existe?

Para aqueles que insistem em afirmar que Deus não existe, a seguir partilho uma magnífica explicação que tocou fundo no meu coração. Afinal, era assim mesmo que eu vivia negando a Deus porque seus mandamentos iam contra todos os pecados que eu amava viver. Se essa frase causar algum incômodo no seu coração, pense no motivo e avalie se você vive no apego ao pecado, às pessoas, aos bens, etc.

Para quem pensa que Deus não existe
Para quem pensa que Deus não existe

Está bem claro que são os pecadores que odeiam a Deus e a Religião pois sentem-se incomodados pela denúncia dos males. Quem quer continuar a viver no mal enxerga como ameaça tudo o que vai contra seus vícios e torna-se muitas vezes agressivo contra quem pensa diferente. Portanto, como a Igreja odeia o pecado, mas ama o pecador e quer vê-lo livre, muitas vezes acaba sendo confundida com a vilã da história.

Dica de Leitura: Perguntas e respostas às objeções mais vulgares contra a religião, de Mons. Louis Gaston Adrien de Ségur

As frases e meditações acima são fruto deste excelente livro do Mons. de Ségur, que fala sem medo e pudor sobre os vícios e sistemas perversos deste mundo. A obra foi publicada originalmente em 1851, mas os ensinamentos são muito atuais e é até fundamental perceber como a Igreja sempre foi atacada e sempre respondeu com obras de fé.

Perguntas e respostas às objeções mais vulgares contra a religião, de Mons. Louis Gaston Adrien de Ségur
Perguntas e respostas às objeções mais vulgares contra a religião, de Mons. Louis Gaston Adrien de Ségur

Este conteúdo apenas fornece uma direção para seus estudos aprofundados e meditação. Demos a dica de leitura e pistas para uma análise sobre o que se passa no mundo corrompido pelo pecado. Este combate espiritual será travado durante toda a nossa vida e sem muita oração e o alimento dos Sacramentos é impossível vencer as ciladas do maligno. Que Deus nos fortaleça e nos conduza à Vida Eterna, amém!

Para rezar melhor

Que tal um curso gratuito para aprender a rezar melhor com as meditações de Santo Afonso Maria de Ligório? Participe:

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *