Clicky

Você sabia que a oração pode transformar a sua vida? Que tal um curso gratuito com a ajuda de Santo Afonso Maria de Ligório? - Altair Fonseca
Santo Afonso Maria de Ligório
Conhecimento da Igreja Católica / Cursos Gratuitos / Dicas de leitura / Vídeos

Você sabia que a oração pode transformar a sua vida? Que tal um curso gratuito com a ajuda de Santo Afonso Maria de Ligório?

A meditação do livro A Oração, de Santo Afonso Maria de Ligório, é um verdadeiro curso para aprender a rezar como convém. Trata-se de um tesouro da Igreja Católica que já impactou a vida de muitos fiéis ao longo dos séculos. Em um mundo onde as pessoas já não conseguem mais silenciar e separar um tempo de qualidade para falar com Deus, é fundamental constatar a importância da vida interior e apresentar ferramentas para retomar esse contato com o Senhor.

Veja também:

Santo Afonso Maria de Ligório

Santo Afonso Maria de Ligório (1696-1787) foi um bispo, escritor e poeta italiano. Fundou a congregação religiosa dos Padres Redentoristas. Estudou na Universidade de Nápoles e aos 16 já estava formado em Direito Civil e Canônico. Como advogado conseguiu renome mas abandonou tudo para se dedicar a vida religiosa. Afonso foi canonizado em 1839 pelo papa Gregório XVI. Em 1871, Pio IX proclamou-o Doutor da Igreja (Doctor Zelantissimus). Um dos autores católicos mais lidos, é também o santo padroeiro dos confessores.

O conteúdo do curso

A seguir você terá contato a todo o material das meditações sobre o livro A Oração, de Santo Afonso Maria de Ligório. A cada semana esta página será atualizada com um vídeo e conteúdo extra para que você tenha tempo de absorver cada verdade e aplicar na sua vida. Vamos viver esse processo juntos e você pode deixar o seu comentário no fim da página, ou entrar em contato direto comigo através do e-mail: altair.fsc@gmail.com.

A obra

A oração de Santo Afonso Maria de Ligório
A oração de Santo Afonso Maria de Ligório

1 – Introdução: uma nova jornada

“Quem reza, certamente, salva-se e quem não reza, certamente, será condenado”. Santo Afonso Maria de Ligório não está exagerando quando nos fala da importância da oração. A seguir você confere o vídeo de introdução para essa jornada de aprofundamento espiritual.

Uma nova jornada – Série A Oração #1

Para meditar: neste ponto é muito propício que você pare e pense em como está a sua vida espiritual. Você tem separado um período do dia para abrir o seu coração com Deus, pedir auxílio, agradecer? Tem visitado o Santíssimo para adorar o Senhor? Tem alimentado a sua vida interior com boas leituras, pregações e meditações?

2 – O grande meio para alcançarmos de Deus tudo o que precisamos

E se houvesse um meio de obter força, inspiração e sabedoria para realizar o que mais importa e edificar uma existência cheia de sentido? Esse meio existe e é a oração! Iniciando essa nossa jornada de estudos e meditação com o livro A Oração, de Santo Afonso Maria de Ligório, já começamos a perceber que a oração é o grande meio para alcançar de Deus a salvação e tudo o que precisamos.

O grande meio para alcançarmos de Deus tudo o que precisamos – Série A Oração #2

Para meditar: em um mundo tão acelerado e sem oração, como as pessoas estão deixando de receber graças inestimáveis! Com o auxílio das verdades contidas no pouco que já viu até aqui, você consegue começar a imaginar que já perdeu muito por não rezar como deveria? Não trata-se de uma relação interesseira com Deus, mas de um contínuo pedido do auxílio d’Aquele que quer o melhor para nós.

3 – Se não orarmos não conseguimos fazer o bem

Avançando para a introdução do livro A Oração, de Santo Afonso Maria de Ligório, vamos percebendo que não há meio de se fazer o bem sem contar com o auxílio da graça de Deus para isso. Precisamos meditar sobre essa verdade para não negligenciarmos a vida de oração.

Se não orarmos não conseguimos fazer o bem – Série A Oração #3

Para meditar: não há como fazer o bem sem o auxílio de Deus, mas quantas vezes você já não tentou fazer as coisas do seu jeito para depois se frustrar? Pense em tudo o que já foi feito na sua vida sem oração e reflexão, perceba os resultados e medite profundamente sobre como pode agir de maneira diferente nas próximas vezes.

4 – O que é a oração?

Antes de prosseguirmos para águas mais profundas precisamos entender o que é a oração. Junto com Santo Afonso Maria de Ligório e Santo Tomás de Aquino vamos entender a definição deste termo e já vamos buscando mais profundidade ao rezar.

O que é a oração – Série A Oração #4

Para meditar: a ideia de entender a definição de oração não é engessar o seu momento de intimidade com Deus, mas de ordenar o que muitas vezes parece bagunçado. Quantas vezes você não tentou rezar e acabou se perdendo em muitos pensamentos desordenados e não conseguiu se concentrar? Sabendo os passos da oração, podemos (também na oração) pedir a Deus a graça de uma vida interior mais profunda e organizada.

5 – A oração é necessária para a salvação

Pensar que a oração não é necessária para a salvação e achar que somente os esforços humanos bastam, é soberba. Somos totalmente dependentes da graça do Senhor, que nos dá tudo o que realmente precisamos. Entenda com mais profundidade essa verdade no vídeo a seguir:

A oração é necessária para a salvação – Série A Oração #5

Para meditar: se você já tem noção de que sua vida deve apontar para o Céu e de que a salvação é a única conquista que importa, já pensou no que tem feito para merecer a salvação da sua alma? Você tem buscado os sacramentos? Tem levado uma vida reta? Tem pedido todos os dias o auxílio do Senhor na oração?

6 – Existe algo que diferencia o ser humano dos outros animais

Existe algo muito importante que nos diferencia dos animais e é por isso que o ser humano, obra prima de Deus, não pode comportar-se como quem não pensa e não tem fé. No vídeo a seguir vamos dar mais passos na meditação do livro A Oração, de Santo Afonso Maria de Ligório, que tenta colocar as coisas no seu devido lugar.

Existe algo que diferencia o ser humano dos outros animais – Série A Oração #6

Para meditar: você já parou para pensar que hoje em dia muitas pessoas estão colocando animais irracionais acima dos seres humanos? Toda pessoa é criatura amada de Deus, obra prima de Suas mãos, e deve ser tratada com dignidade. Quando deixamos de nos comunicar com o Senhor, passamos a agir por impulso como os animais que não pensam e são levados por seus instintos. Pense nisso.

7 – Não querem que você vá para o Céu

Precisamos entender que vivemos um grande combate espiritual e não tem como vencer essa batalha se não sabemos quem são nossos inimigos e se não utilizamos as armas corretas. Deus, o grande Senhor dos Exércitos, luta ao nosso lado contra as ciladas do demônio. Vamos entender um pouco melhor como agem esses e outros obstáculos no caminho da salvação.

Não querem que você vá para o Céu – Série A Oração #7

Para meditar: você tem amadurecida essa percepção de que seus verdadeiros inimigos não são pessoas, nem obstáculos visíveis, mas sim as forças espirituais do mal? O maligno quer ver as sua perdição e utiliza-se de vários instrumentos visíveis para te tirar do caminho de Deus. Você já parou para pensar nisso?

8 – Deus não precisa da nossa oração, mas nós precisamos

Deus não precisa da nossa oração para saber o que precisamos, mas nós precisamos rezar para reconhecermos que somos totalmente dependentes do Senhor. É pela oração que alcançamos todas as graças de que necessitamos diariamente.

Deus não precisa da nossa oração, mas nós precisamos Série A Oração #8

Para meditar: você sabia que rezar não é fazer um favor a Deus? Nós é que precisamos reconhecer na oração o senhorio de Deus na nossa vida. É tempo de você já começar a fazer essa experiência na sua vida e permitir que Jesus Cristo seja o Senhor da sua existência.

9 – Sem a oração é impossível resistir às tentações

Para vencer o mundo, a carne e o demônio, que são os três inimigos da alma, precisamos ter vida de oração profunda e perseverante. Assista a mais um vídeo da Série A Oração, de Santo Afonso Maria de Ligório e vamos entender como resistir às tentações pela graça de Deus.

Sem a oração é impossível resistir às tentações – Série A Oração #9

Para meditar: você sente que muitas tentações rondam a sua vida e tornam a sua existência pesada? Sente que há vários obstáculos no caminho da vida virtuosa que te impedem de alcançar a santidade? Sim, todos sofrem com as tentações, mas é hora de usar as armas corretas contra elas.

10 – Lutero e Jansênio erraram sobre o pecado

Imagine um Deus que estabelece Leis impossíveis de serem observadas e que não ajuda aqueles que querem sair do pecado. Imagine um Deus que nos dá mandamentos que sabe que não vamos cumprir e diz que está tudo bem. Um Deus que se conforma com uma vida morna e sem virtudes. Esse Deus foi imaginado por Lutero e Jansênio.

Lutero e Jansênio erraram sobre o pecado – Série A Oração #10

Para meditar: mesmo participando da Igreja Católica, muitas pessoas se deixam influenciar por ideias protestantes e acabam caindo em erros graves. Você já pensou que Deus perdoa tudo sem que você faça nada? Já pensou que para a salvação acontecer, basta um “sim” mesmo sem o arrependimento e confissão dos pecados? Você não pode ter contato com a verdade e permanecer na mentira. Pense nisso.

11 – Dá para bater de frente com as tentações?

Querer bater de frente com as tentações por conta própria, sem o auxílio da graça de Deus, é loucura. Precisamos entender que somos totalmente dependentes do Senhor e que é Ele que nos sustenta em todos os combates.

Dá para bater de frente com as tentações? – Série A Oração #11

Para meditar: quantas vezes você já se sentiu forte o suficiente para se expor ao pecado e caiu em situações perigosas? O inimigo usa artimanhas para nos fazer baixar a guarda e nos atacar com toda a sua fúria no momento oportuno. Contra as tentações, o melhor a se fazer é orar e vigiar. Orar pedindo a proteção e a graça de Deus, e vigiar evitando as ocasiões de pecado.

12 – Sem a graça de Deus caímos nos prazeres sensuais

Nossa natureza decaída é muito frágil e é por isso que sem a graça de Deus é impossível resistir às tentações sensuais tão abundantes neste mundo. Não podemos achar que venceremos por nossas próprias forças e isso fica claro neste vídeo.

Sem a graça de Deus caímos nos prazeres sensuais – Série A Oração #12

Para meditar: como você tem lidado com as tentações sensuais tão presentes nos tempos atuais? Se expõe a ocasiões perigosas de pecado e não pede auxílio a Deus? É tempo de analisar cuidadosamente como anda a guarda do seu olhar, do pensar, das conversas, entre outras brechas que podem ser abertas nesse sentido.

13 – Se não rezamos e caímos a culpa é nossa 

Se temos condições de superar os problemas e não aplicamos a solução na nossa vida, a culpa é nossa quando caímos no erro. É isso que acontece quando não rezamos e nos perdemos. Neste vídeo meditaremos um pouco sobre essa realidade e vamos juntos buscar uma mudança de atitude.

Se não rezamos e caímos a culpa é nossa – Série A Oração #13

Para meditar: será que você tem colocado a culpa dos seus problemas nos outros? Será faz a sua parte e pede auxílio a Deus para a sua caminhada? Ou está no time dos acomodados que vivem transferindo responsabilidades e atolam no lodo do pecado e da preguiça?

14 – Será que adianta pedir ajuda para os Santos? 

Será que adianta pedir a ajuda dos Santos na oração? No vídeo a seguir Santo Afonso Maria de Ligório nos ensina a eficácia dessa arma espiritual muito útil para todos os tempos.

Será que adianta pedir ajuda para os Santos? – Série A Oração #14

Para meditar: quando se sente sem forças para vencer situações difíceis, você tem contato com o auxílio da intercessão dos Santos? Você já parou para pensar que tem amigos no Céu que podem lutar pela sua causa? É tempo de não perder nenhum auxílio nas batalhas que tornam-se cada vez mais intensas.

15 – Podemos pedir ajuda para as almas do Purgatório?

Precisamos entender melhor o sentido de rezar pelas almas do Purgatório. Mas será que elas podem nos ajudar de alguma maneira? Vamos entender melhor com Santo Afonso Maria de Ligório no vídeo a seguir:

Podemos pedir ajuda para as almas do Purgatório? – Série A Oração #15

Para meditar: você já parou para pensar que muitos de seus amigos e entes queridos que já morreram podem estar no purgatório neste momento, precisando da sua oração? É muito normal ver parentes e amigos preocupados com caixão, com ornamentar o corpo e ostentar uma bela coroa de flores, mas a fundamental oração pelas almas do purgatório é muitas vezes esquecida.

16 – É nosso dever rezar pelas almas do Purgatório

No vídeo anterior vimos que é útil pedir a ajuda das almas do Purgatório na oração, mas não é só pedir e não dar nada em troca. As almas do Purgatório precisam da nossa ajuda e é ato de caridade pensar em ajudar o próximo com aquilo que mais necessita.

É nosso dever rezar pelas almas do Purgatório – Série A Oração #16

Para meditar: é natural que você já tenha pensado em ajudar os pobres com cestas básicas e outras doações, e isso é ótimo. Mas será que já pensou em ajudar as pobres almas do Purgatório com suas orações, obras e sacrifícios?

17 – As almas do purgatório sofrem muito, mas não podem se ajudar

As almas do purgatório sofrem muito e não podem se ajudar, mas nós podemos ajudá-las. Neste vídeo vamos entender um pouco sobre a intensidade desses sofrimentos e como podemos contribuir para aliviá-los.

As almas do purgatório sofrem muito, mas não podem se ajudar – Série A Oração #17

Para meditar: se os sofrimentos aqui na terra já nos enchem de temor, o que podemos imaginar dos terríveis tormentos do Purgatório? Neste lugar, as almas são purificadas de tudo o que ainda não é imaculado, pois só o que é sem mancha entra no Céu.

18 – Quando chegam ao Céu, as almas do Purgatório nos agradecem

Nossas orações ajudam as almas do Purgatório a chegarem ao Céu mais rápido. Estando lá, elas nos retribuem a ajuda com suas orações e benefícios. Rezar pelas almas do Purgatório é então um gesto de caridade, que além disso, é recompensado com muito amor.

Quando chegam ao Céu, as almas do Purgatório nos agradecem – Série A Oração #18

Para meditar: já pensou se você tivesse a oportunidade de ajudar um santo a chegar ao Céu? Rezando pelas almas do Purgatório você contribui para que elas alcancem a glória mais rapidamente e será recompensado com a sua intercessão.

19 – E se um dia você estiver no Purgatório?

“Mais vale purificar-se agora dos pecados e cortar todos os vícios, do que reservar a purificação para o futuro”, diz Tomás de Kempis, na Imitação de Cristo. Mas e se um dia você estiver no Purgatório? Vamos meditar sobre isso no vídeo a seguir:

E se um dia você estiver no Purgatório? – Série A Oração #19

Para meditar: não podemos viver de maneira despreocupada pensando que nossos atos não possuem nenhuma consequência. O que você tem feito no sentido de se preparar para uma boa morte, que só é possível quando bem se vive?

20 – A invocação dos Santos é necessária?

Será que a invocação dos Santos é necessária? Se Deus é o autor de todas as graças, por que precisaríamos de intermediários? Vamos saber mais sobre este tema no vídeo a seguir:

A invocação dos Santos é necessária? – Série A Oração #20

Para meditar: se Deus em sua bondade disponibilizou para nós um poderoso auxílio na vida espiritual, por que não utilizamos adequadamente? Pense em como tem sido a sua relação com o seu anjo da guarda.

21 – Devemos pedir o auxílio da Virgem Maria?

Se devemos contar com a intercessão dos Santos, o que dizer do auxílio da Virgem Maria? No vídeo de hoje começamos a entender o que há de especial na Mulher que pisa na cabeça da serpente.

Devemos pedir o auxílio da Virgem Maria? – Série A Oração #21

Para meditar: Deus escolheu se encarnar e vir ao mundo utilizando-se de um humilde instrumento: a Virgem Maria. Se o Senhor mesmo nos disse que exalta os humildes, qual não será a grandeza da Santíssima Virgem Maria diante d’Ele?

22 – Que tal conhecer uma escada para o Céu?

Que tal conhecer uma escada para o Céu? Quando queremos fazer as coisas do nosso jeito, é como se tentássemos subir uma escada colocando o pé no último degrau, sem antes colocar no primeiro. Na nossa vida espiritual também é assim e não devemos buscar as realidades mais complexas com soberba e curiosidade, pelo contrário, devemos nos aproximar de Deus com humildade e obediência.

Que tal conhecer uma escada para o Céu? – Série A Oração #22

Para meditar: se queremos alcançar a coroa da eterna glória, precisamos nos utilizar dos meios que o Senhor nos disponibilizou. Você tem consciência disso e tem colocado em prática ou cai frequentemente na preguiça espiritual?

23 – Você sabe qual é o maior desespero no Inferno? 

Você sabe qual é o maior desespero no Inferno? Todas as pessoas que se condenam ao Inferno possuem duas coisas em comum: ou duvidaram da misericórdia de Deus, ou duvidaram da justiça de Deus. No vídeo de hoje você vai entender qual é o maior desespero dos condenados.

Você sabe qual é o maior desespero no Inferno? – Série A Oração #23

Para meditar: você acredita na existência do Inferno e tem lutado para alcançar a salvação? Ao meditar sobre as realidades eternas, você precisa tomar decisões diárias.

24 – Você sabia que os anjos levam as nossas orações para Deus? 

Deus nos ama e se alegra quando O buscamos através da oração. A oração tem tanto poder e valor diante d’Ele, que o Senhor designou funcionários especiais para colher nossas preces e lavá-las a Ele. Esses funcionários são os anjos.

Você sabia que os anjos levam as nossas orações para Deus? – Série A Oração #24

Para meditar: precisamos entregar nossa vida e nossas orações aos anjos, para que esses fiéis servidores do Senhor levem as nossas ofertas a Ele. Você tem feito isso?

25 – Você sabia que estamos em guerra? 

Estamos em uma grande guerra, e é uma guerra mundial! Só que eu não estou falando da guerra como a humanidade conhece, mas da guerra espiritual travada entre o maligno e os filhos de Deus. Saiba mais no vídeo a seguir:

Você sabia que estamos em guerra? – Série A Oração #25

Para meditar: se a guerra é espiritual, você precisa usar armas espirituais. Será que você tem se armado com a vida de oração e tem buscado os sacramentos como deveria?

26 – Quando sofre com as tentações, onde você busca auxílio? 

Quem sofre com as tentações e não pede ajuda a Deus, acaba não sendo socorrido e também desagrada o Senhor que quer nos ajudar, mas espera que peçamos essa ajuda na oração. Vamos nos aprofundar nesta realidade com o vídeo a seguir:

Quando sofre com as tentações, onde você busca auxílio? – Série A Oração #26

Para meditar: é sensato fugir das ocasiões de pecado, mas muitas vezes as tentações nos atacam mesmo quando não deixamos brechas. Você tem buscado o auxílio de Deus na oração?

27 – A sua vida não muda porque você não sabe o que é e o que faz a oração

Ainda não temos a noção exata do que é orar sempre e em todo lugar, manter o coração na presença de Deus, mesmo em meio às atividades. Ainda não experimentamos a graça da constância na vida espiritual e seus efeitos práticos no nosso dia a dia.

A sua vida não muda porque você não sabe o que é e o que faz a oração – Série A Oração #27

Para meditar: você tem vida de oração? Busca a presença de Deus diariamente? Muita coisa pode não estar acontecendo porque você ainda não tem colocado em prática os ensinamentos de Santo Afonso Maria de Ligório.

28 – Você fica com medo de não se salvar? 

Sabe aquela inquietação, uma falta de paz, um medo de ir para o inferno? Sim, somos miseráveis e pecadores, mas o desespero nunca vem de Deus. Para quem se preocupa de maneira exagerada a ponto de travar, Santo Afonso fala de maneira bem clara.

Você fica com medo de não se salvar? – Série A Oração #28

Para meditar: o desespero nunca vem de Deus. Você já caiu na desesperança, numa tristeza paralisante, como se a sua vida não tivesse mais solução? É preciso buscar a fonte das preocupações, que muitas vezes vem da falta da fé em Deus.

29 – Você acha educado faltar a um encontro marcado com alguém importante?

As pessoas costumam ter muito cuidado e atenção quando vão ter algum encontro importante, ficam nervosas antes de uma entrevista de emprego, por exemplo. Estar diante de alguém influente, “importante” aos olhos do mundo é um grande evento e ninguém gosta de se atrasar, muito menos faltar a um encontro desses. Mas e o encontro diário com Aquele que criou todas as coisas e pode transformar a nossa vida? Diariamente, Deus nos espera para esse encontro na oração e não precisamos nem marcar hora.

Você acha educado faltar a um encontro marcado com alguém importante? – Série A Oração #29

Para meditar: que importância as coisas têm na sua vida? Será que algo tem roubado a prioridade, que é Deus? Quando para e pensa no que mais ocupa seus pensamentos diariamente, será que há espaço para o Senhor?

30 – Na oração, é melhor pedir coisas pequenas ou grandes?

Nosso Senhor é rico em misericórdia para nos atender, mesmo apesar de nossos pecados. Nosso Senhor é rico de bens e dons porque é o criador de todas as coisas e é generoso para distribuir a quem pede. Podemos pedir coisas grandes, e quanto maiores forem os pedidos, maior a generosidade do Senhor. Aliás, Ele sabe do que precisamos e dá para quem sabe pedir como convém.

Na oração, é melhor pedir coisas pequenas ou grandes? – Série A Oração #30

Para meditar: você tem confiança em Deus na hora de pedir? Quais são os impossíveis da sua vida? Diante das coisas que parecem irrealizáveis, é importante se abandonar totalmente à Providência Divina. Experimente essa nova postura.

31 – É melhor rezar ou meditar? 

É melhor rezar ou meditar? Acompanhe a resposta de Santo Afonso Maria de Ligório no vídeo a seguir:

É melhor rezar ou meditar? – Série A Oração #31

Para meditar: você tem buscado meditar sobre a sua vida para entender o que precisa pedir na oração? Busque ter vida espiritual para uma maior clareza.

32 – Sabia que devemos berrar como as andorinhas? 

Sabia que devemos berrar como as andorinhas? Bem, pelo menos na oração, precisamos insistir até que consigamos o alimento espiritual necessário para cada dia.

Sabia que devemos berrar como as andorinhas? – Série A Oração #32

Para meditar: você persevera na oração ou desiste quando percebe que a graça está demorando para acontecer? Medite sobre este ponto e busque entender o que pode e deve melhorar na sua vida.

33 – Por que algumas orações não são atendidas?

Você já reparou que algumas orações, mesmo que insistentes, não são atendidas? No vídeo de hoje Santo Afonso Maria de Ligório nos ajuda a entender o que pode estar errado com nossas súplicas.

Por que algumas orações não são atendidas? – Série A Oração #33

Para meditar: você tem cumprido os requisitos para que a sua oração seja atendida?

34 – É melhor rezar por mim ou pelos outros?

Rezar por mim ou pelos outros, o que é melhor? Hoje Santo Afonso Maria de Ligório, Santo Tomás de Aquino e outros Santos da Igreja nos ajudam a obter mais frutos com nossas orações.

É melhor rezar por mim ou pelos outros?

Para meditar: você percebe que a generosidade de quem reza pelos outros é recompensada? Vive essa realidade na sua existência?

35 – O que devemos pedir na oração?

Você sabe o que deve pedir na oração para que sua prece seja atendida? É importante entender que Deus sempre sabe o que é melhor para nós e não devemos nos inquietar sobre aquilo que pedimos e ainda não recebemos. No vídeo de hoje, Santo Afonso Maria de Ligório nos ajuda entender essa realidade.

O que devemos pedir na oração? – Série A Oração #35

Para meditar: que tal pensar sobre o que você tem pedido na oração?

36 – É preciso ser humilde para rezar? 

Será que é preciso ser humilde para rezar? No vídeo de hoje vamos entender porque um coração soberbo torna-se incapaz de receber as graças e como é fecunda a vida daqueles que depositam toda a sua confiança no Senhor.

É preciso ser humilde para rezar? – Série A Oração #36

Para meditar: a humildade sempre agrada a Deus e torna a oração muito mais eficaz. Você tem buscado essa virtude na hora de rezar?

37 – Via comum ou extraordinária? Por qual seguir? 

Via comum ou extraordinária? Na vida espiritual, devemos buscar o caminho da simplicidade ou devemos almejar o caminho extraordinário trilhado pelos santos? Santo Afonso Maria de Ligório nos ajuda na caminhada.

Via comum ou extraordinária? Por qual seguir? – Série A Oração #37

Para meditar: ao ler a vida dos santos e ver tantos exemplos extraordinários, há a tentação de desejá-los na nossa vida. Entretanto, Deus age na simplicidade e você pode perder a graça que passa diariamente se estiver focando apenas nos grandes eventos. Por qual via você tem caminhado?

38 – Você sabia que a confiança em Deus te dá asas?

Quem tem confiança em Deus corre e não se cansa, e ganha asas para voar até o Céu, acima das preocupações. Faça essa experiência na sua vida contando com o auxílio de Santo Afonso Maria de Ligório.

Você sabia que a confiança em Deus te dá asas? – Série A Oração #38

Para meditar: quando sente-se sem forças, você tem buscando ânimo na fonte de todo o bem?

39 – Se Deus nos ensina a pedir, é porque Ele quer dar 

Deus, em sua bondade nos ensina a rezar como convém. Mas será que Ele nos ensinaria a maneira de pedir se não quisesse nos dar o que pedimos? Vamos ver o que Santo Afonso Maria de Ligório nos diz sobre isso.

Se Deus nos ensina a pedir, é porque Ele quer dar – Série A Oração #39

Para meditar: quando sua oração demora para ser atendida, você duvida da disposição de Deus em te atender?

40 – A força da oração no meio das dificuldades

A oração perseverante, mesmo no meio das dificuldades, nos aproxima de Deus e nos permite subir de nível em espiritualidade. Diante da aridez espiritual e do deserto que muitos passamos, só temos a opção de um total desapego e de uma entrega verdadeira ao Senhor.

A força da oração no meio das dificuldades – Série A Oração #40

Para meditar: quando se vê em dificuldades, você tem buscado refúgio na oração? Já alcançou alguma graça difícil? Medite sobre isso e agradeça a Deus!

41 – A oração é uma chave que abre o Céu

Você sabia que a oração é uma chave que abre o Céu? Precisamos parar de depositar a nossa confiança nas coisas materiais e passageiras. Só Deus basta, e quando buscamos a Ele, todo o resto vem por acréscimo.

A oração é uma chave que abre o Céu – Série A Oração #41

Para meditar: qual o peso que as coisas passageiras possuem na sua vida? A sua felicidade está atrelada a realidades materiais? Não perca a chave que abre o Céu no meio da bagunça exterior.

42 – A oração dos pecadores é atendida?

Será que a oração dos pecadores é atendida? Todos nós somos pecadores, mas existe uma maneira correta de nos colocarmos diante do Senhor para rezar como convém.

A oração dos pecadores é atendida? – Série A Oração #42

Para meditar: você tem permitido que seus pecados te afastem de Deus? Desconfia da misericórdia do Senhor?

43 – Você sabia que Deus quer nos dar tudo?

Deus quer nos dar tudo, tudo o que é necessário para a nossa salvação. Ele conduz a nossa vida com o Seu Espírito Santo, quando nos deixamos guiar e pedimos sua ação na oração.

Você sabia que Deus quer nos dar tudo? – Série A Oração #43

Para meditar: você percebe e acredita que Deus pode e quer te dar tudo? Tudo o que é necessário para a sua salvação Ele te dará. Medite sobre isso.

44 – Perseverança final 

Você sabe o que é a perseverança final? Essa graça especial é na verdade uma corrente de graças, que nos ligam à salvação eterna. Como a salvação eterna é o maior prêmio que podemos almejar, precisamos lutar muito para alcançar essa vitória.

Perseverança final – Série A Oração #44

Para meditar: você tem pedido a perseverança final na oração? Entenda quão preciosa é essa graça e a peça com insistência.

45 – Você sabia que devemos importunar Deus?

A oração deve ser constante, insistente e confiante. Aliás, sem oração, não podemos nos salvar, já que somos totalmente dependentes da graça de Deus para alcançarmos a perseverança final. Saiba mais no vídeo de hoje.

Você sabia que devemos importunar Deus? – Série A Oração #45

Para meditar: você é capaz de insistir na oração ou desiste com facilidade diante das dificuldades?

46 – Por que Deus não me dá, logo, a perseverança final? 

Se Deus quer me salvar, por que ele não me dá, logo de uma vez, a graça da perseverança final? Muitas pessoas fazem essa pergunta, mas você já parou para pensar como seria a sua vida se você já tivesse recebido todas as graças necessárias para a salvação? Como seria o seu relacionamento com Deus? Santo Afonso Maria de Ligório nos ajuda a perceber.

Por que Deus não me dá, logo, a perseverança final? – Série A Oração #46

Para meditar: diante das memórias de Deus, você tem docilidade para entender que Ele sabe o que é melhor?

47 – VÍDEO FINAL – Deus nos abre as portas do Céu

Deus nos abre as portas do Céu, desde que nunca abandonemos a oração e sempre tenhamos o firme propósito de sermos obedientes a Ele. Este é o vídeo que encerra a série A Oração, de Santo Afonso Maria de Ligório. Que Deus seja louvado por mais essa etapa concluída. Permaneçamos unidos nessa caminhada rumo ao Céu. Não perca as próximas novidades no canal!

VÍDEO FINAL – Deus nos abre as portas do Céu – Série A Oração #47

Para meditar: você medita frequentemente sobre o objetivo final da sua vida, que é alcançar a salvação eterna e contemplar a face de Deus no Céu?

Não perca os próximos materiais

Você pode compartilhar suas experiências com outros participantes nos comentários no fim desta página. O comentário não aparece no momento da publicação porque passa antes por uma moderação em respeito ao ambiente de oração e estudo. Que Deus abençoe sua vida e que você possa colher os frutos dessa busca. Santo Afonso Maria de Ligório, rogai por nós! Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado!

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *