Clicky

Entenda como os cristãos são vistos pelo mundo - Altair Fonseca
Como os católicos são vistos pelo mundo
Conhecimento da Igreja Católica

Entenda como os cristãos são vistos pelo mundo

Se você está no número dos cristãos que lutam para defender a verdadeira fé no Senhor, já deve ter passado por muitas dificuldades. Afinal, o próprio Jesus nos deixou bem claro que seus seguidores seriam perseguidos, humilhados, combatidos e passariam por grandes tribulações. Porém, o mesmo Jesus nos garante o Céu para quem se mantém fiel e diante dessa realidade nenhum sofrimento é insuportável. Aliás, Jesus nos ajuda a carregarmos nossas cruzes a cada dia.

Veja também:

Ao meditar as leituras da Liturgia das horas, encontrei um magnífico texto que sintetiza muito bem o que os cristãos sempre passaram ao longo dos tempos. A seguir você confere um trecho desse texto para que possamos meditar juntos.

Os Cristãos no Mundo – Da Carta a Diogneto (entre os séculos I e II)

[A Carta a Diogneto, de autor desconhecido, escrita entre o final do primeiro século cristão e o início do segundo, procura instruir um pagão, de nome Diogneto, sobre os princípios da fé cristã.]

(Os cristãos) “São de carne, porém, não vivem segundo a carne. Moram na terra, mas sua cidade é no céu. Obedecem às leis estabelecidas, mas com seu gênero de vida superam as leis. Amam a todos e por todos são perseguidos. Condenam-nos sem os conhecerem; entregues à morte, dão a vida. São pobres, mas enriquecem a muitos; tudo lhes falta e vivem na abundância. São desprezados, mas no meio dos opróbrios enchem-se de glória; são caluniados, mas transparece o testemunho de sua justiça. Amaldiçoam-nos e eles abençoam. Sofrem afrontas e pagam com honras. Praticam o bem e são castigados como malfeitores; ao serem punidos, alegram-se como se lhes dessem a vida. Os judeus fazem-lhes guerra como a estrangeiros e os pagãos os perseguem; mas nenhum daqueles que os odeiam sabe dizer a causa do seu ódio”.

Verdadeiros cristãos
Verdadeiros cristãos

“Numa palavra: os cristãos são no mundo o que a alma é no corpo. A alma está em todos os membros do corpo; e os cristãos em todas as cidades do mundo. A alma habita no corpo, mas não provém do corpo; os cristãos estão no mundo, mas não são do mundo. A alma invisível é guardada num corpo visível; todos veem os cristãos, pois habitam no mundo, contudo, sua piedade é invisível. A carne, sem ser provocada, odeia e combate a alma, só porque lhe impede o gozo dos prazeres; o mundo, sem ter razão para isso, odeia os cristãos precisamente porque se opõem a seus prazeres”.

O motivo pelo qual os cristãos são odiados
O motivo pelo qual os cristãos são odiados

As portas do inferno não prevalecerão

Meditando sobre esse trecho do texto podemos perceber que sempre houve e presumimos que sempre haverá perseguição aos cristãos. Essa perseguição ocorre porque o modo de vida de Jesus é incompatível com o orgulho, a vaidade e todo o tipo de pecado. Por isso, aqueles que querem continuar em suas vidas cômodas com todos os seus privilégios odeiam e querem exterminar o cristianismo do mundo.

Mesmo com todas as ameaças, todo aquele que crê firmemente em Jesus Cristo tem a certeza de que todas as suas promessas serão cumpridas. Uma delas é a seguinte:

As portas do inferno jamais prevalecerão
As portas do inferno jamais prevalecerão

Você e eu não podemos desanimar da fé diante das perseguições que sofremos por querer seguir o que Jesus nos ensinou. A verdadeira Igreja de Cristo permanecerá lutando pela salvação das almas, inspirada pelo Espírito Santo de Deus que age poderosamente no meio de nós. Você crê nisso?

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *