Clicky

Morte, juízo, purgatório, inferno e paraíso. Vamos saber mais sobre os Novíssimos - Altair Fonseca
Novíssimos saiba mais
Conhecimento da Igreja Católica

Morte, juízo, purgatório, inferno e paraíso. Vamos saber mais sobre os Novíssimos

Embora vivamos em um mundo acelerado e cheio de estímulos, com pessoas que perdem o foco e não param para meditar, em algum momento toda pessoa se depara com verdades superiores. Mesmo que tenhamos dificuldade em silenciar e pensar, em nosso interior existem muitas perguntas sem respostas evidentes. “Quem eu sou? Como se explica a vida humana na terra? Para onde iremos?”. Essas perguntas nos levam ao tema de hoje: os Novíssimos.

Veja também:

Quem professa a verdadeira fé em Jesus Cristo e na Doutrina Católica, encontra as respostas para essas perguntas na Palavra de Deus, na Tradição e no Magistério da Igreja. Toda a inquietação humana só encontra paz ao repousar no Senhor.

O que são os Novíssimos?

Descubra o que são os Novíssimos
Descubra o que são os Novíssimos

Mesmo que tente fugir ou adiar, inevitavelmente o ser humano terá que se deparar com as verdades que lhe afetarão no fim de sua jornada. Nos Novíssimos meditamos sobre a morte, o juízo, o purgatório, o inferno e o paraíso. Pensar sobre essas realidades muda o foco de nossas vidas e passamos a dedicar nosso tempo ao que realmente importa.

A palavra “novíssimos” refere-se à novidade que o Senhor preparou para nós. Um novo céu e uma nova terra, a Nova Jerusalém, no fim dos tempos. Este é um conceito sobre a morte, o juízo particular, o purgatório, o céu ou o inferno e as realidades finais da humanidade. O termo “novíssimos” aparece com este contexto escatológico inspirado nas passagens de Isaías e Apocalipse. Vejamos:

Novos céus e nova terra
Novos céus e nova terra
Um novo céu e uma nova terra

Para alcançar a vida eterna e desfrutar do novo céu e da nova terra é preciso abrir o coração à conversão, confessar os pecados e professar nossa fé em Jesus Cristo, já que Ele mesmo nos disse:

Jesus deve ser o centro de nossas vidas
Jesus deve ser o centro de nossas vidas

Santo Afonso Maria de Ligório, no livro Prática do Amor a Jesus Cristo, nos diz que “Quanto, pois, à matéria da meditação, não há nada mais útil que meditar os Novíssimos: a Morte, o Juízo, o Inferno e o Paraíso; é especialmente proveitoso meditar sobre a morte, imaginando-nos no leito da morte, abraçados ao Crucifixo e prestes a entrar na eternidade”.

Este e outros santos da Igreja possuem material rico e vasto para que possamos meditar sobre os Novíssimos e ter uma percepção melhor sobre o real sentido da vida e nossa destinação. Pesquise e peça a Deus a graça de perseverar até o fim na fé para alcançar a salvação.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *