Clicky

Por que cresce o desânimo existencial? Como superá-lo? - Altair Fonseca
cresce o desânimo existencial
Reflexões e Meditações / Vídeos

Por que cresce o desânimo existencial? Como superá-lo?

Você tem percebido o crescimento do desânimo existencial? Já parou para refletir sobre a falta de sentido que tanta gente tem enfrentado? Quais seriam as causas desse vazio interior e como superá-lo? É o que nos ajuda a entender o jovem professor Guilherme Freire.

Veja também: Fulton Sheen e uma curta, mas sensacional reflexão sobre o comunismo.

Tenha confiança em Deus

São Filipe Néri disse: “Lacemo-nos nos braços de Deus e tenhamos a certeza de que, se Ele quiser algo de nós, Ele nos dará a força para fazer tudo o que Ele quiser.”

Comecei este conteúdo com a frase do “santo da alegria” para mostrar o que fazia com que São Filipe Néri fosse tão feliz. Ele realizava todos os seus esforços com uma profunda confiança em Deus e sentia seus dias preenchidos de sentido, já que Deus é o princípio e o fim de todas as coisas.

Tenha confiança em Deus
Tenha confiança em Deus

Mas para quem possa achar essa frase um pouco vazia ou ainda não entende a profundidade e a eficácia da vida interior, pode ser benéfico um itinerário mais prático para a libertação do desânimo e falta de rumo. Ao ordenarmos a nossa vida cotidiana podemos também proporcionar melhores condições para o nosso encontro pessoal com Deus.

Por que cresce o desânimo existencial? Como superá-lo?

Em nossos tempos, nunca foi tão grande a oferta de soluções mágicas que prometem aumentar o prazer e reduzir a dor da humanidade. Por outro lado, nunca tivemos tantos transtornos ligados a uma completa perda de sentido na vida. Por que tanta gente tem se afundado nessa situação e tão pouca gente fala sobre o real motivo da tristeza humana?

Em uma de suas ótimas lives, o professor Guilherme Freire falou sobre o vazio existencial e deu dicas valiosas para quem precisa superá-lo. Assista e compartilhe.

Você tem medo do fim?

Em última instância, o que seria a pior coisa? O fim de tudo? Professor Guilherme Freire disse: “O apocalipse é uma coisa boa, inclusive, mas o apocalipse é uma coisa boa para quem está em estado de graça, não para quem está chorando e falando que é o fim do mundo”.

É interessante pensarmos na possibilidade do fim e percebermos que uma só coisa importa: estarmos na graça de Deus para alcançarmos a nossa salvação eterna. Entender que todo o sentido da nossa vida está em Deus tira o peso de muita coisa desnecessária que estamos carregando. O que você pode fazer para recuperar o tempo perdido?

Você tem medo do fim
Você tem medo do fim

Inscreva-se no canal do Guilherme Freire no YouTube.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *