Clicky

O que está acontecendo com os padres? - Altair Fonseca
O que está acontecendo com os padres
Reflexões e Meditações

O que está acontecendo com os padres?

Devemos sempre louvar a Deus pelo dom do sacerdócio e pela vida de cada membro do clero. Rezar pelo clero é sempre fundamental, e para melhor rezar, é importante perceber a grandeza do ministério e as intensas batalhas pelas quais passa. Atualmente, ao participarmos da vida de diversas paróquias, podemos notar um fenômeno preocupante: sacerdotes que deixam suas funções para assumir tarefas técnicas que deveriam ser desempenhadas por leigos.

Veja também: Em tempos difíceis, o que você acha de padres armados?

O que está acontecendo com os padres?

Quando um padre passa muito tempo preocupado com as finanças, com a organização de eventos ou qualquer outra atividade predominantemente material, acaba deixando de lado o espiritual (que deveria ser a prioridade). Reduzir a importância da Santa Missa, da Confissão, ou de qualquer atividade que só ele pode desempenhar, é um grave erro cometido por sacerdotes atualmente.

Vejamos alguns ensinamentos de São João Maria Vianney, o padroeiro dos sacerdotes.

O humilde sacerdote francês, também conhecido como o Santo Cura d’Ars disse: “Se eu encontrasse um sacerdote e um anjo, saudaria o sacerdote antes de saudar o anjo. Este é o amigo de Deus, mas o sacerdote ocupa o Seu lugar”.

O padre age “in persona Christi” quer dizer, literalmente, na pessoa de Cristo e só pode ser atribuída aos sacerdotes e ministros ordenados. Ela significa que quando o sacerdote age, ele o faz na pessoa de Cristo, ou seja, não é ele quem está agindo, mas Cristo. Que lástima não seria aquele que pode assumir funções tão sublimes abandonando seu ministério para assumir tarefas comuns? Infelizmente, é isso que acontece com muitos sacerdotes.

A grandeza do sacerdócio
A grandeza do sacerdócio

Um sacerdote é aquele que une Deus e o ser humano. Existe um abismo entre Deus infinito, santo, onipotente, incorruptível, imutável, eterno etc., e os seres humanos que são exatamente o contrário: finitos, miseráveis, mutáveis, mortais, etc., assim, como é que se vai para Deus? É preciso uma ponte que una os dois lados desse abismo. É necessário um pontífice.

São João Maria Vianney disse: “De que vos serviria uma casa cheia de ouro, se não tivésseis ninguém para vos abrir a porta? O sacerdote tem a chave dos tesouros celestiais: é ele que abre a porta”.

O sacerdote abre as portas do céu
O sacerdote abre as portas do céu

O ensinamento dos Apóstolos

Vamos refletir com um trecho da Palavra de Deus:

“Os Doze convocaram a comunidade dos discípulos e disseram: ‘Não é correto negligenciarmos a palavra de Deus para servir à mesa. Irmãos, escolham entre vocês sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, a quem designaremos para esta tarefa, enquanto nos dedicaremos à oração e ao ministério da palavra'” (At 6,2-4).

Sobre este trecho, Randall B. Smith, professor de Teologia na Universidade de St. Thomas em Houston, Texas, diz que os apóstolos nomearam diáconos para ajudar em alguns assuntos práticos para que eles pudessem se dedicar à oração e ao ministério da palavra. Muito do bom senso neste arranjo parece perdido para nós hoje.

Explica o professor: “Uma conclusão dessa história poderia ter sido: Puxa, que boa ideia! Treinamos sacerdotes para pregar a palavra e ensinar a fé. Mas muitas vezes eles têm muito pouco tempo para essas coisas porque estão ocupados com coisas para as quais não os treinamos, como pagar contas, pavimentar o estacionamento, arrecadar dinheiro e marcar reuniões. Assim, a sabedoria parece ditar que precisamos de diáconos ou algo parecido, para fazer essas coisas para liberar os padres para que possam se dedicar à oração e ao ministério da palavra”.

Rezemos pelos sacerdotes

É urgente a necessidade de rezarmos pelos sacerdotes, mas o que vemos com frequência são as críticas aos padres. A falta de caridade com esses servos, que agem na pessoa de Cristo para a administração dos Sacramentos, só contribui para que tenhamos um clero doente e sem espiritualidade. Mudemos essa postura, com a intercessão de São João Paulo II. O pequeno vídeo a seguir nos ajuda a refletir:

Rezemos pelos sacerdotes! – Frases Católicas #16

Inscreva-se no canal de Altair Fonseca no YouTube.

Referências:

SMITH, Randall. Serviço ou Status? Thecatholicthing. EUA, 2023. Disponível em: <https://www.thecatholicthing.org/2023/05/16/service-or-status/>. Acesso em: 16 mai. 2023.

RICARDO, Padre Paulo. O que significa “in persona Christi”? Padrepauloricardo. Cuiabá, 2013. Disponível em: <https://padrepauloricardo.org/episodios/o-que-significa-in-persona-christi/>. Acesso em: 16 mai. 2023.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *