Clicky

Você sente que ainda precisa de conversão? Precisamos conversar sobre isso - Altair Fonseca
Você sente que ainda precisa de conversão?
Reflexões e Meditações / Vídeos

Você sente que ainda precisa de conversão? Precisamos conversar sobre isso

Você sente que ainda precisa de conversão? Essa pergunta pode parecer um pouco simples ou até mesmo inútil para quem não tem o hábito de refletir sobre a própria vida, entretanto, é fundamental pensar sobre a possibilidade da necessidade de uma mudança em nosso proceder. Abandonemos o orgulho e nossos preconceitos para olharmos com sinceridade sobre quem temos sido.

Você sente que precisa de conversão?

Te convido a refletir com sinceridade sobre esta pergunta: ao olhar para a sua vida, você acha que ainda precisa de conversão? A sua resposta nos ajuda a iniciarmos a meditação de hoje sobre a mudança de vida necessária para a nossa salvação. Analise as alternativas a seguir:

Você sente que precisa de conversão?
Você sente que precisa de conversão?

É bem provável que, ao se perguntarem sobre a necessidade de conversão, as pessoas respondam com alguma variação de uma das formas a seguir:

A) Não preciso de conversão, pois já sou uma pessoa pronta, preparada para o que der e vier. Eu me garanto com todas as minhas qualidades e recursos;

B) Reconheço que necessito de conversão, aliás, este é um processo contínuo que deve durar até o fim de minha vida. Peço a Deus que vá me moldando diariamente, pois reconheço a minha miséria;

C) Tenho outras coisas mais importantes para pensar do que perder tempo com reflexões sobre a minha conversão. Talvez, quando estiver com minha vida profissional, financeira e afetiva em ordem, eu analise essa questão;

D) Nunca me interessei em saber o significado das palavras. Na verdade, só penso nas minhas necessidades materiais básicas.

O professor de economia e a conversão

Padre Paulo Ricardo nos ajuda a entender o significado da verdadeira conversão através da história do aluno e seu professor de economia:

“Crer em Jesus não é apenas mudar de opinião intelectual; crer nele significa ver a verdade e, então, mudar de vida. Aqui está a miséria. Muitas vezes, as pessoas não creem porque não querem crer; não podem crer porque, se crerem, terão de virar a vida pelo avesso e abandonar tudo. Certa vez, um estudante de economia demonstrou matematicamente a seu professor que a teoria dele estava errada. Algumas semanas depois, o aluno voltou e perguntou-lhe: ‘O senhor vai ou não vai mudar de opinião?1, e o professor foi muito sincero: ‘Eu não posso mudar de opinião. Se o fizer, concordando com o que está dizendo — e parece que você está certo —, terei de jogar minha vida acadêmica inteira no lixo. Terei de desdizer todos os artigos científicos que escrevi, todos os livros que publiquei, todas as aulas que dei. Não posso voltar atrás…’. Assim é o desafio da conversão”. 

A história contada pelo sacerdote deixa claro que crer verdadeiramente em Jesus Cristo exige uma mudança de vida de nossa parte e é exatamente por isso que há tanta rejeição ao Evangelho. Para tornar o ensinamento de Cristo mais doce aos sensíveis paladares mundanos, tentam misturar com a sã doutrina um mundanismo estragado que não pode se misturar com a verdadeira fé. Afinal, quem conhece o Senhor e quer segui-lo, mesmo que passe por dificuldades, assume o propósito da conversão.

A verdadeira conversão
A verdadeira conversão

Na verdade, todos nós precisamos de conversão

Você sente que ainda precisa de conversão? Na verdade, a resposta inicial a essa pergunta diz muito sobre como anda a sua humildade, já que todos nós, até o último dia de nossas vidas, precisaremos passar por um contínuo processo de conversão diária. Vamos refletir juntos sobre como permitir que Deus faça a sua obra em nós para que sejamos cada vez mais realizados e felizes.

Você sente que ainda precisa de conversão?

Seja uma pessoa melhor do que foi ontem

Altair Fonseca, em vídeo da Conversa Católica, disse: “Você pode, meu irmão e minha irmã, render mais, alcançar mais resultados na vida ao perceber Deus agindo no silêncio, prestando atenção nas direções que Ele vai te dando para cada dia. Hoje, você é chamado, chamada a ser uma pessoa melhor do que foi ontem”.

Reflita. Pode parecer clichê, mas é verdade. Você pode e deve ser hoje uma pessoa melhor do que foi ontem, com humildade e o auxílio da graça de Deus. Reconhecer suas fraquezas, trabalhar com decisão pela conquista das virtudes e investir tempo para ter saúde física, mental e espiritual é fundamental para encontrarmos o equilíbrio.

Seja uma pessoa melhor do que foi ontem
Seja uma pessoa melhor do que foi ontem

Referências:

AZEVEDO JUNIOR, P. R. Toda conversão tem o seu preço. Disponível em: <https://padrepauloricardo.org/episodios/toda-conversao-tem-o-seu-preco> Acesso em: 1 de fevereiro de 2024.

FONSECA, A. O. Você sente que ainda precisa de conversão? Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=JmKc–4JdTw>.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *