Clicky

Suas orações não estão sendo atendidas? Veja isso! - Altair Fonseca
Veja isso se suas orações não estão sendo atendidas
Reflexões e Meditações / Vídeos

Suas orações não estão sendo atendidas? Veja isso!

Somos tão fracos e incapazes que não conseguimos fazer nada de bom sem o auxílio da graça de Deus. Tal graça nós alcançamos por meio da oração, mas até mesmo rezar como convém nós não sabemos e é por isso que muitas orações não estão sendo atendidas. Vamos refletir sobre isso a seguir.

O Espírito Santo de Deus nos ajuda a rezar

Você já passou pela sensação de ter uma oração ignorada por Deus? Digo sensação porque nunca uma oração é rejeitada por Deus, que ouve os nossos pedidos e nos concede o que é necessário para a nossa salvação. São Paulo reconhece a fraqueza humana, mas também reconhece a bondade de Deus, que nos envia o Espírito Santo para nos ajudar a rezar: “O Espírito vem em auxílio à nossa fraqueza; porque não sabemos o que devemos pedir, nem orar como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inefáveis” (Rm 8, 26).

Inicio esta reflexão com as palavras de São Paulo a fim de que você saiba que existe um importante auxílio para que possa rezar como convém e para que suas preces tenham eficácia diante de Deus. Este auxílio é necessário porque existem condições que precisam ser cumpridas para que a oração obtenha fruto. Tais condições são mostradas em determinados trechos da Palavra:

“Se permaneceis em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito” (Jo 15, 7). Ao ler essas palavras, sabemos que devemos obedecer aos ensinamentos do Senhor para que nossas orações tenham eficácia.

“Pedi e se vos dará. Buscai e achareis. Batei e vos será aberto. Porque todo aquele que pede, recebe. Quem busca, acha. A quem bate abrir-se-á” (Mt 7, 7-8). Quem duvidaria de um Deus que abre os tesouros da graça a quem pede? Que possamos insistir na obediência e na perseverança!

Talvez alguém possa pensar que a promessa de Deus tenha falhado por existirem preces que não são atendidas, mas São Tiago Apóstolo responde essa questão de maneira muito clara: “Pedis e não recebeis, porque pedis mal” (Tg 4, 3).

Se não somos atendidos porque estamos pedindo mal, precisando refletir sobre como deve ser a oração que agrada a Deus e alcança suas graças. Será que estamos pedindo o que é necessário e da maneira que convém? No fim deste conteúdo teremos uma pequena aula com Santo Tomás de Aquino para aprendermos lições importantes sobre a vida de oração.

O Espírito Santo de Deus nos ajuda a rezar
O Espírito Santo de Deus nos ajuda a rezar

Suas orações não estão sendo atendidas? Veja isso!

Será que estamos rezando da maneira certa? Muitos santos já falaram sobre o que devemos pedir na oração e qual deve ser a nossa atitude diante do Senhor, mas será que, na prática, pedimos coisas necessárias e com humildade? Vamos refletir sobre isso a seguir.

Suas orações não estão sendo atendidas? Veja isso!

Pequena aula de oração com Santo Tomás de Aquino

A seguir, apresentamos de forma resumida, as quatro condições que Santo Tomás de Aquino aponta para que a oração seja eficaz.

As 4 características da oração eficaz
As 4 características da oração eficaz

1) Que se peça para si

Quem pede algo em favor de si próprio já possui a disposição e a vontade para receber a graça, mas, se intercede por outro, nem sempre este terá a alma aberta para acolher o que Deus está disposto a conceder e poderá colocar obstáculos à Sua ação.

2) Que se peçam coisas necessárias à salvação

Ao pedirmos a Deus a graça da salvação eterna ou dos meios que a ela conduzem, Ele nunca deixa de atender, pois a deseja para nós mais do que nós mesmos. É o próprio Deus que nos inspira o desejo pela santidade e nos conduz a pedi-la em oração.

3) Que se peça piedosamente

Uma vez curvados ante a divina majestade, com o espírito despretensioso como o publicano da parábola (Cf. Lc 18, 9-14), devemos esperar com inteira confiança as graças pedidas. A atitude piedosa nos faz ter amor a Deus e a esperança de que seremos atendidos.

4) Que se peça com perseverança

Em determinadas situações, Deus não atende a nossa prece com a rapidez que desejamos para provar a nossa fé. Ele experimenta nossas disposições para não sermos levados por qualquer vento dos sentimentos ou arrastados pelas ondas das paixões, mas darmos frutos na perseverança (Cf. Lc 8, 15). Santa Mônica rezou durante décadas pela conversão de seu filho e ele não só se converteu, mas tornou-se o grande Santo Agostinho.

Reflita. Será que estamos sendo capazes de insistir na oração e perseverar nas súplicas pelas intenções mais nobres? Para Deus, nada é impossível e precisamos ter confiança e ousadia, além de muita humildade em nossas preces.

Este conteúdo foi útil? Compartilhe!

Referências:

FONSECA, A. O. Suas orações não estão sendo atendidas? Veja isso! Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=18hM9dY0VIk>.

MARAGNO, A. R. Oração: condições para ser atendido. Disponível em: <https://gaudiumpress.org/content/38459-oracao-condicoes-para-ser-atendido/> Acesso em: 2 de fevereiro de 2024.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *