Clicky

Em tempos de confusão, Dom José Falcão afirma que não podemos chamar de bom o que é mau - Altair Fonseca
Não podemos chamar de bom o que é mau
Reflexões e Meditações / Vídeos

Em tempos de confusão, Dom José Falcão afirma que não podemos chamar de bom o que é mau

É evidente que vivemos um tempo de confusão, nos quais criaturas soberbas tentam modificar a verdade revelada por Deus Pai em seu Filho, Jesus Cristo. Em momentos assim, é fundamental termos contato com a doutrina católica em sua essência através de quem reza e estuda como Dom José Falcão. Em uma pregação apaixonada e eloquente, o Bispo Auxiliar do Ordinariado Militar do Brasil afirmou que não podemos chamar de bom o que é mau. Vamos refletir com ele a seguir.

A verdadeira obediência

Dom José Falcão, em inspirada pregação, disse: “A obediência de vocês é, antes de tudo, com a verdade, e a verdade é Cristo, e a verdade está na Escritura. ‘Tua palavra é a verdade’ (Jo 17, 17), qualquer criatura que se coloca contra esses princípios, quem quer que seja, não deve ser seguida. É Palavra de Deus, não é palavra de homem!”.

Começamos a reflexão de hoje com palavras fortes de Dom Falcão, totalmente embasadas nas Sagradas Escrituras. Existem princípios imutáveis instituídos por Deus e transmitidos por Ele através da Sua Palavra. Nenhuma criatura tem autoridade, não importa a sua posição hierárquica, para mudar o que o próprio Senhor nos ensinou. Devemos sempre obedecer antes a Deus do que aos homens, como ensina São Pedro.

A verdadeira obediência
A verdadeira obediência

Dom José Falcão afirma que não podemos chamar de bom o que é mau

Você percebe a crise na Igreja e procura por membros do clero que defendam a fé com coragem e total fidelidade a Jesus Cristo? Em defesa da família, do amor, dos limites, das regras, em defesa de Deus, Dom José Falcão realizou uma inspirada pregação na Canção Nova. Assista, reflita e compartilhe com quem precisa ouvir verdades.

Não chamais de bom o que é mau – Dom José Falcão (07/10/2023)

Não temos poder contra a verdade

Dom José Falcão, em inspirada pregação, disse: “Para nós, cristãos, a verdade não é conceituada, nem definida. É encarnada: ‘O Verbo se fez carne e habitou entre nós’ (Jo 1, 14). […] A verdade é Ele, pessoa, mas a verdade também está na Palavra d’Ele. João 17, 17: ‘Santifica-os pela verdade. A tua palavra é a verdade’. Pronto! Para nós, cristãos, é o suficiente”.

A verdade é imutável e todo ser humano que entrar em confronto com ela será vergonhosamente derrotado. Se neste tempo forças estranhas se levantam, até mesmo dentro da Igreja Católica, contra a verdade, permaneçamos em oração e em obediência.

Não temos poder contra a verdade
Não temos poder contra a verdade

Nada justifica a aprovação daquilo que a Bíblia não aprova

Dom José Falcão, em inspirada pregação, disse: “Eu, bispo católico, com minha mitra e meu báculo, nada posso contra a verdade, não sou dono dela, sou escravo humilde, obediente, e não tenho direito de deturpá-la, de enfraquecê-la, de fazer qualquer contorcionismo teológico para justificar o que a Bíblia não justifica, para aprovar o que a Bíblia não aprova. ‘Seja o vosso sim, sim. O vosso não, não. Tudo o mais procede do maligno’ (Mt 5, 37)”.

Nada justifica a aprovação daquilo que a Bíblia não aprova, além disso, Jesus Cristo afirmou que a falta de clareza vem do maligno. Devemos rezar para que haja mais clareza por parte do clero. Que mais ministros ordenados sigam o exemplo de obediência a Deus dado por Dom José Falcão com sua conduta.

Nada justifica a aprovação daquilo que a Bíblia não aprova
Nada justifica a aprovação daquilo que a Bíblia não aprova

Sobre Dom José Falcão

Dom José Francisco Falcão de Barros nasceu no dia 24 de março de 1965, em Paulo Jacinto, Estado de Alagoas. Cursou Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Alagoas. Cursou Filosofia e Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), entre os anos de 1986 a 1990. Foi ordenado sacerdote no dia 18 de janeiro de 1991, em Palmeira dos Índios, AL, pelas mãos de Dom Fernando Iório Rodrigues. Foi Pároco da Paróquia São Vicente de Paulo, em Palmeira dos Índios – AL, de 1991 a 2011 e Capelão da Polícia Militar do Estado de Alagoas. Em 1999 obteve o título de mestrado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino de Roma, Itália. Em 2003, obteve o título de doutorado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino de Roma, Itália.

No dia 16 de fevereiro de 2011 foi nomeado pelo Papa Bento XVI, Bispo titular de “Auguro” e Auxiliar do Ordinariado Militar do Brasil. Foi ordenado Bispo no dia 29 de abril de 2011, na cidade de Palmeira dos Índios – Al, pelas mãos de Dom Dulcênio Fontes de Matos. Tomou posse como Bispo Auxiliar do Ordinariado Militar do Brasil no dia 1º de junho de 2011.

Referências:

BARROS, J. F. F. Não chamais de bom o que é mau – Dom José Falcão (07/10/2023). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=vj2tzZAY_Us>.

BARROS, J. F. F. Dom José Francisco Falcão de Barros. Disponível em: <https://www.domjosefalcao.com.br/biografia/> Acesso em: 6 de janeiro de 2024.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *