Clicky

Até onde pode ir a perseguição contra a Igreja? - Altair Fonseca
A perseguição contra a Igreja
Reflexões e Meditações / Vídeos

Até onde pode ir a perseguição contra a Igreja?

Até onde pode ir a perseguição contra a Igreja? Muitos católicos sentem-se pressionados e assediados pela imposição de um sistema moral baseado nas ideologias e, em sua essência, na negação a Cristo. Além desse tipo de perseguição ideológica, existe a perseguição material, com violência física e destruição de símbolos religiosos. Será que há alguma explicação para esse ódio contra a Igreja? Vamos refletir sobre isso a seguir.

Quem nega o próprio pecado, precisa encontrar um outro culpado

Venerável Fulton Sheen, no livro “A paz da alma”, disse: “O pecado que é realmente imperdoável é a negação do pecado, porque, pela natureza dessa negação, já não há nada que necessite de perdão. recusando admitir a culpa pessoal, as pessoas ‘boas’ se convertem em propagadoras de escândalos e fofocas, difamadoras e supercríticas, pois devem projetar sua real culpa, embora não reconhecida, nos outros. Isso, mais uma vez, lhes dá uma nova ilusão de bondade: o aumento de seus julgamentos está em relação direta e proporcional à negação do pecado”.

Reflita. O fenômeno revelado por Fulton Sheen nos ajuda a enxergar claramente como as pessoas que negam o próprio pecado precisam projetar a sua culpa em algo. Afinal, todos os problemas do mundo devem ter um culpado e as pessoas que se acham politicamente corretas e boas, nunca assumiriam a culpa pessoal. Dessa forma, precisam direcionar todo o seu ódio ao encontrar um culpado, que muitas vezes é a Igreja Católica e todos aqueles que desejam viver os virtuosos valores morais e os bons costumes. Daí decorrem o ataque contra a família tradicional, a vida, a fé, dentre outros. Resumindo: quem nega os próprios erros, facilmente se torna um tirano e não tem misericórdia com os erros dos outros.

Quem nega o próprio pecado se torna facilmente um tirano
Quem nega o próprio pecado se torna facilmente um tirano

Até onde pode ir a perseguição contra a Igreja?

No vídeo a seguir, dois leigos: Almir Fonseca (contador e estudante de teologia) e Altair Fonseca (publicitário e estudante de filosofia) refletem sobre o que gera a perseguição contra a Igreja, comentando os fatores externos e internos da atual crise. O conteúdo faz parte das lives da Conversa Católica, onde são discutidos temas importantes para a nossa fé a partir da perspectiva de pessoas que amam a Igreja e sofrem com ela. Mas afinal, essa perseguição já estava prevista? Há um motivo em tudo o que está acontecendo na Igreja? Tentaremos responder essas e outras perguntas a seguir:

Até onde pode ir a perseguição contra a Igreja?

Gostou deste conteúdo? Compartilhe e ajude a evangelizar!

Referências:

SHEEN, F. J. A Paz da Alma. 1ª Ed. São Paulo: Molokai, 2022.

FONSECA, A. O.; FONSECA, A. O. Até onde pode ir a perseguição contra a Igreja? Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=rGkdAL1RPf0>.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *