Clicky

Nossa Senhora de Itaúna e os 3 dias de trevas comentados por Anderson Reis - Altair Fonseca
Nossa Senhora de Itaúna e os 3 dias de trevas comentados por Anderson Reis
Reflexões e Meditações / Vídeos

Nossa Senhora de Itaúna e os 3 dias de trevas comentados por Anderson Reis

Você já ouviu falar sobre Nossa Senhora de Itaúna? Em 1955 a cidade de Itaúna, em Minas Gerais, ganhou uma importante gruta onde, segundo a tradição, houve a aparição da Virgem Maria. Desde então, o local virou ponto de visitação de milhares de fiéis. 

Não desprezeis as profecias

São Paulo, em I Ts 5, 19-21, disse: “Não extingais o Espírito. Não desprezeis as profecias. Examinai tudo: abraçai o que é bom”.

Antes de refletirmos sobre qualquer revelação privada, lembremos do importante ensinamento de São Paulo Apóstolo. Não devemos desprezar as profecias, mas analisá-las com muita oração e discernimento, a fim de acolhermos o que é bom, justo e necessário.

É fato que, em tempos de tribulação, muitos falsos profetas aproveitadores tentam se beneficiar do desespero do povo sofrido. Entretanto, também no tempo da dificuldade, Deus se manifesta através das verdadeiras profecias para que o seu povo não se perca. É por isso que devemos sempre olhar para as diversas profecias com sabedoria.

Não desprezeis as profecias
Não desprezeis as profecias

Saiba mais sobre Nossa Senhora de Itaúna

Nossa Senhora apareceu pela primeira vez em Itaúna no dia 27 de julho de 1955, para três crianças, de três famílias residentes no local.

As crianças haviam saído à procura de um cavalo e, do alto de um barranco avistaram o animal, estático, sem responder aos chamados dos meninos, de nomes Antonio Nunes, José Rita e Eduardo Vasconcelos. Eles resolveram descer e, lá embaixo, tiveram a visão de Maria Santíssima, vestida de branco e manto azul, cabelos pretos, olhos castanhos, pele morena. Ela estava perto das árvores e sobre o cupim. Eles contaram aos seus familiares sobre a visão.

A notícia espalhou-se e, com isso, pessoas e mais pessoas acorreram ao local. O cupim sobre o qual Nossa Senhora apareceu era sempre coberto por velas em homenagem a ela e o local ficou conhecido como “A gruta.”

Nossa Senhora de Itaúna
Nossa Senhora de Itaúna

As mensagens

Passados alguns dias, Nossa Senhora apareceu também para outras pessoas. O senhor Ovídio é o principal dos videntes e o que recebeu mais mensagens. Elas foram deixadas por escrito em seu diário. Ele recebeu aparições na gruta de 2 de agosto de 1955 até 15 de agosto de 1961. Ovídio era um homem bom, de muita oração e respeitado farmacêutico da cidade. Ao conhecer a história das aparições, começou a ir ao local todos os dias.

No dia 2 de agosto de 1955, ele foi até a gruta rezar e observava o povo. Ele rezou a Nossa Senhora: “Oh Virgem Santíssima, em honra e glória ao Divino Espírito Santo, concedei-me uma graça: fazei que eu note a vossa presença, não só para aumentar a minha fé, mas também para a conversão dos que não creem”.

Assim ele descreve a primeira visão: “Tinha a estatura normal, uma capa azul clara partindo do rumo da cabeça, cobria todo o corpo. Mãos postas, dedos compridos e claros, uma fita prateada por cima da capa parecia contornar a cabeça, estava de perfil, não consegui ver a sua feição devido o rosto estar completamente escuro. Não vi os seus pés”.

Na aparição seguinte, disse: “Vi um homem vestido como apóstolo e uma criança pequena, e senti medo”. No dia 24 de outubro de 1955, Nossa Senhora apareceu-lhe com um Rosário em sua mão esquerda. Depois viu-a em companhia de um santo semelhante a Jesus Cristo.

No dia 21 de novembro, apareceu novamente, desta vez com um rolo de papel nas mãos. Falou também de um sinal de sua presença: um forte relâmpago em dia de sol.

No dia 27 de novembro, Nossa Senhora segurava uma flâmula na mão esquerda onde estava escrito: “Jesus Cristo, eterno Deus. O paganismo ameaça o mundo. Erguei o altar. Orai com fé e vós vereis o milagre da conversão”.

As mensagens de Nossa Senhora de Itaúna
As mensagens de Nossa Senhora de Itaúna

Ela disse também: “Sou Maria, Virgem Imaculada” e pediu “Piedade, penitência e paciência”.

Em outra aparição, ele viu a inscrição: “Aliança com Deus e propagai a fé”.

Nossa Senhora lhe disse em outra aparição: “Vem, meu filho. Vem buscar em meu Coração as graças que tanto desejo comunicar-te por este Sacramento de amor. Para agradar-me não é preciso ter muita ciência. Basta amar e querer amar”.

O Terço dos Homens

Ao G1, o padre Francisco Cota disse: “A gruta é um lugar que tem atraído muitas pessoas como peregrinos, é ambiente que tem uma mística e a devoção é muita intensa. Um ambiente preservado como vale é um lugar favorável para orações”.

O sacerdote contou que, diariamente, inclusive nos finais de semana, várias pessoas vistam a gruta para rezar, acender velas, pagar promessas e agradecer as bênçãos recebidas. Porém, um momento especial é o Terço dos Homens, do grupo conhecido como Filhos de Maria, que é realizado todas as quartas-feiras. O terço é rezado ao ar livre e reúne cerca de dois mil homens em oração.

Em Itaúna, Nossa Senhora apareceu sempre para videntes do sexo masculino, crianças, adultos e idosos. Ali surgiu o Terço dos Homens, que se espalhou por todo o país. Talvez esta característica seja um convite de Nossa Senhora a todos os homens, que muitas vezes, rezam menos que as mulheres.

O reconhecimento da Igreja Católica

Em novembro de 1956, começaram a construir uma gruta no local das aparições, que ficou pronta em 1957. Em 1958, foi colocada uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes no lugar, sempre frequentado por fiéis que alcançaram muitas graças e curas.

Em 27 de julho de 2001, o bispo local autorizou que fosse feita a imagem de Nossa Senhora de Itaúna de acordo com a descrição dos videntes para ser colocada no local.

Altar na gruta de Nossa Senhora de Itaúna
Altar na gruta de Nossa Senhora de Itaúna

Todos os videntes deram exemplo de vida, fé e dedicação sempre de acordo com as visões que tiveram. Todos já faleceram. Entretanto, o local e a devoção continuam visíveis até hoje, agraciando milhares de fiéis de todo o Brasil. A gruta no local é cercada de árvores e mata, com bancos para os fiéis e um altar.

O santuário de Nossa Senhora de Itaúna pertence hoje à diocese de Divinópolis.

Nossa Senhora de Itaúna e os 3 dias de trevas comentados por Anderson Reis

No vídeo a seguir, o pregador católico Anderson Reis comenta as mensagens de Nossa Senhora de Itaúna sobre os 3 dias de trevas e relaciona com outras profecias católicas. Vale lembrar que a Igreja não obriga ninguém a acreditar em tais revelações privadas, mas também não julga todas as profecias como falsas num primeiro momento. Cabe aos fiéis refletirem segundo a doutrina católica sobre cada profecia e seus frutos. Confira o conteúdo:

NOSSA SENHORA DE ITAÚNA E OS TRÊS DIAS DE TREVAS

Acha que outras pessoas podem se interessar pelas aparições de Nossa Senhora de Itaúna? Compartilhe este conteúdo.

Referências:

REIS, A. NOSSA SENHORA DE ITAÚNA E OS TRÊS DIAS DE TREVAS. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=2L50MGIBMmY>.

LOPES, J. Aparição de Nossa Senhora de Itaúna completa mais de cinco décadas. Disponível em: <https://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/2013/07/aparicao-de-nossa-senhora-de-itauna-completa-mais-de-cinco-decadas.html> Acesso em: 1 de janeiro de 2024.

EQUIPE LEIA-ME. Nossa Senhora de Itaúna. Disponível em: <https://aparicoes.leiame.net/blog/nossa-senhora-de-itauna/> Acesso em: 2 de janeiro de 2024.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *