Clicky

Entenda porque as pessoas curiosas se tornam ansiosas - Altair Fonseca
Cuidado com a curiosidade que afasta de Deus
Reflexões e Meditações / Vídeos

Entenda porque as pessoas curiosas se tornam ansiosas

Existe uma tendência atual que tem destruído as pessoas de dentro para fora: a curiosidade vã, impulsionada por cada vez mais estímulos. Muita gente que saber as últimas fofocas, as últimas notícias, quer dar a sua opinião e postar sobre o que comeu no café da manhã (tudo com foto, vídeo e trilha sonora). Que efeitos isso causa e como vencer tal doença?

A curiosidade gera ansiedade

Querer saber sobre coisas inúteis e exibir seu conhecimento sobre aquilo que não tem valor é a rotina de muitos. O problema é que o excesso de informação vai deixando a mente cada vez mais agitada e cansada, além de frustrada ao perceber que tal esforço mental não traz em si uma recompensa real. O excesso de curiosidade sobre tudo tem feito com que as pessoas se sobrecarreguem de estímulos e se tornem ansiosas.

Reencontrando o sentido

É tempo de desligar as telas, afastar-se das más companhias e evitar o excesso de informações. Muitas pessoas acabam se empanturrando de experiências sensoriais porque buscam fugir de si mesmas e não querem olhar profundamente com medo de enxergar a dura realidade sobre suas almas. Embora inicialmente pareça doloroso, é necessário respirar fundo e olhar para o interior, buscando entender se a vida até aqui tem feito sentido. Somente assim é possível corrigir a rota e avançar no caminho certo.

A boa notícia é que ninguém está sozinho nessa luta. Saia um pouco do barulho, tenha contato com a natureza e reserve um espaço para conversar com Deus. Mesmo que você ainda nunca tenha feito isso, te convido a falar com Ele sobre o que você é e o que gostaria de ser.

Pe. Jean-Pierre de Caussade, no livro “O Abandono à Providência Divina”, disse: “A ordem de Deus, a sua divina vontade, recebida com simplicidade por uma alma fiel, realiza nela esse efeito divino, sem que ela o conheça; […] Assim como o fogo é que produz o calor, e não a filosofia nem o conhecimento deste elemento e dos seus efeitos, assim também é a ordem de Deus — é a sua santíssima vontade que opera a santidade nas nossas almas, e não a especulação curiosa deste princípio e deste objetivo”.

Se você não tem nenhum conhecimento sobre vida espiritual, entenda que o encontro pessoal com Deus está acessível a todas as pessoas, a qualquer momento. Não se trata de uma teoria empoeirada, mas de uma prática viva e eficaz, que te leva a relacionar-se com o Senhor e entender por onde Ele quer te levar.

Evite a curiosidade vã
Evite a curiosidade vã

Deixe de lado as especulações

Pe. Jean-Pierre de Caussade, no livro “O Abandono à Providência Divina”, disse: “Quando temos sede, para nos dessedentarmos o que devemos fazer é deixar os livros que explicam estas coisas, e beber. A curiosidade de saber não é capaz de dessedentar. Assim quando a alma tem sede de santidade, a curiosidade de saber não é capaz senão de a afastar. Deve-se deixar de lado a especulação, e beber com simplicidade tudo o que a ordem de deus nos apresenta de ações e sofrimentos. O que nos sucede em cada momento, por ordem de Deus, é o que há de mais santo, de melhor, e de mais divino para nós”.

Imagine se você está com sede e resolve matar tal sede lendo um grande livro sobre a água e seus benefícios para a saúde. Ora, parece algo sem sentido não é mesmo? Se estou com sede, um conhecimento teórico sobre a água não tem valor nenhum. Que eu beba e serei saciado! Pois bem, com Deus também é assim. Muita gente letrada acaba tendo um maravilhoso conhecimento teórico mas não faz uma experiência concreta e real com o Senhor nos sacramentos e na vida de oração diária. Será que faz sentido encontrar Deus apenas na teoria?

Vamos nos aprofundar nesta reflexão com um conteúdo muito rico no vídeo a seguir:

Cuidado com a curiosidade que afasta de Deus

Existe uma curiosidade vã que tem afogado as pessoas num mar de informações desnecessárias. E mesmo com coisas boas, é possível desviar-se do caminho d’Aquele que é o que há de melhor. Se só Deus basta, por que perdemos tempo com tanta coisa?

Cuidado com a curiosidade que afasta de Deus

Compartilhe este conteúdo e me ajude a evangelizar! Saiba que quem compartilha também evangeliza.

Referências:

CAUSSADE, J. P. O Abandono à Providência Divina. 1ª Ed. Dois Irmãos: Minha Biblioteca Católica, 2019.

FONSECA, A. O. Perceba Deus trabalhando em silêncio agora. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=OK6aMnn3wAU>.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *