Clicky

Padre José Eduardo fala sobre a alegria de viver soltinho - Altair Fonseca
Padre José Eduardo e a liberdade interior
Inspirações e conselhos

Padre José Eduardo fala sobre a alegria de viver soltinho

Recentemente, em suas redes sociais, padre José Eduardo falou sobre a alegria de viver soltinho. Bem, se não usou exatamente essas palavras, o sacerdote expressou a alegria de quem se entrega a Deus e liberta-se das pobres compensações humanas que são incapazes de nos satisfazer.

A alegria de viver soltinho

Tudo bem que você possa ter achado o termo um tanto estranho, mas há uma verdadeira soltura quando se trata da completa liberdade interior daqueles que se entregam totalmente a Deus. Leia a seguir o texto publicado pelo padre José Eduardo em suas redes sociais e entenda:

Padre José Eduardo e a liberdade que só Deus pode dar
Padre José Eduardo e a liberdade que só Deus pode dar

Embora muita gente pense que o termo soltinho é bem empregado quando se fala de alguém que está solteiro, num sentido mais profundo, o soltinho em Deus é aquele que abandonou as prisões deste mundo e mergulhou na paz que vem d’Ele.

Pense num bebê elefante amarrado por uma corda. Ele não tem forças para romper a corda e conforma-se em não lutar contra essa prisão. Na medida em que cresce, o elefante vai ganhando força mas, por estar acostumado a não oferecer resistência contra tal prisão, permanece amarrado por uma frágil corda. Assim somos você e eu com o pecado e tudo o que nos prende ao mundo. Uns estão amarrados por uma linha fina, outros, estão enrolados por cordas mais grossas, mas todos podem sair desse emaranhado de situações que roubam a nossa liberdade.

Precisamos nos libertar de tudo aquilo que nos rouba de Deus, para aí sim, encontramos a liberdade e a paz que supera todo o entendimento. É somente dessa forma que podemos começar a entender o que quis dizer o padre José Eduardo em sua publicação.

A contaminação espiritual

O contrário dessa liberdade é a prisão, que muitas vezes começa através da contaminação espiritual. Danilo Gesualdo, que trabalha desde o ano de 2003 com o Ministério de Cura e Libertação, nos ajuda a entender essa realidade.

A palavra “contaminação” deriva do latim “contaminatio”, e refere-se à ação de contaminar. Podemos dizer que, faz referência a uma ação nociva de alterar as condições normais de uma coisa por agentes químicos ou físicos, uma forma de corromper, em sua originalidade, determinadas matérias.

A chave da questão está na palavra “corromper”. O que chamamos de contaminação espiritual é, na verdade, todo e qualquer tipo de contato que temos com realidades capazes de corromper a verdade ou a ação de Deus sobre nossa vida.

Utilizamos este termo “contaminação espiritual” somente para figurarmos que algo nocivo pode estar nos influenciando de maneira direta ou indireta. Esse algo nocivo não provém de Deus, nem mesmo faz parte da sã doutrina da Igreja Católica Apostólica Romana e, por isso, deve ser evitado e renunciado.

Os 3 inimigos da alma

Ao falarmos sobre o que nos aprisiona, vale a pena uma reflexão sobre a ação dos 3 inimigos da alma: o mundo, a carne e o demônio.

O mundo

O mundo apresenta propostas tentadoras e facilidades que nos sugerem a abandonarmos nossas cruzes e deixarmos de seguir Jesus para acompanharmos suas tendências. Não deixe Cristo para seguir as modas do mundo!

A carne

Depois do pecado original, todos nós temos uma tendência ao mal e, se não vigiarmos, somos levados pela concupiscência da carne a cometermos os piores pecados e a nos afastarmos de Deus. Vençamos as tendências desordenadas de nossa carne pela oração e penitência!

O demônio

O demônio é o inimigo de Deus e de nossas almas por excelência. Ele é o agitador, o divisor, o criador de revoluções, que não quer obedecer por orgulho. Mas saiba que “O reino dos céus é tomado por esforço, e somente os violentos se apoderam dele” (Mt 11,12). Com o demônio sempre haverá luta, sempre haverá batalha, mas se você perseverar, você irá trancafiá-lo, e ele, totalmente amarrado, não poderá lhe causar dano. Por fim, ele tem que se render!

O Reino dos Céus é dos violentos
O Reino dos Céus é dos violentos

Compartilhe este conteúdo para que mais pessoas possam buscar a verdadeira liberdade a fim de alcançarem a verdadeira felicidade em Deus.

Referências:

SILVA, J. E. O. A alegria de quem se entregou totalmente a Deus. Facebook, 2023. Disponível em: <Pe. José Eduardo | Facebook> Acesso em: 11 de dezembro de 2023.

GESUALDO, D. Contaminação espiritual: o perigo dos excessos e do relativismo. Formação Canção Nova, 2023. Disponível em: <https://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/cura-e-libertacao/contaminacao-espiritual/> Acesso em: 12 de dezembro de 2023.

SILVA, J. E. O. 5 segredos para vencer a batalha espiritual. Aleteia, 2018. Disponível em: <https://pt.aleteia.org/2018/04/10/5-segredos-para-vencer-a-batalha-espiritual/> Acesso em: 12 de dezembro de 2023.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *