Clicky

Quem você quer ser quando morrer? Aula gratuita com o prof. Mateus Mota Lima, presidente do Instituto Borborema - Altair Fonseca
Quem você quer ser quando morrer?
Reflexões e Meditações / Vídeos

Quem você quer ser quando morrer? Aula gratuita com o prof. Mateus Mota Lima, presidente do Instituto Borborema

Quem você quer ser quando morrer? Essa pergunta é muito profunda e a resposta a ela você está dando neste momento. Isso mesmo, neste momento! É exatamente o que você está fazendo com a sua vida que definirá quem você será quando morrer. Te convido a uma reflexão mais detalhada sobre o verdadeiro sentido de tudo o que fazemos e para onde nossas ações estão nos conduzindo.

O presente mais precioso

O que é a coisa mais preciosa que poderíamos receber? Imagine que muitas pessoas do mundo tenham a possibilidade de tomar posse desse presente e o ignoram completamente. Pare loucura, não? Mas é exatamente o que acontece, já que Deus nos dá o maior presente que é a participação da sua vida, através da graça santificante. E como as pessoas jogam esse presente fora? Pecando e afastando-se de Deus.

O Catecismo da Igreja Católica, no parágrafo 1999, ensina: “A graça de Cristo é dom gratuito que Deus nos faz da sua vida, infundida pelo Espírito Santo na nossa alma para a curar do pecado e a santificar. É a graça santificante ou deificante, recebida no Batismo. É, em nós, a nascente da obra de santificação: ‘Por isso, se alguém está em Cristo, é uma nova criação. O que era antigo passou: eis que surgiram coisas novas! Tudo isto vem de Deus, que nos reconciliou consigo por meio de Cristo’ (2 Cor 5, 17-18)”.

Sem a graça santificante que nos faz participar da vida divina, estamos na inimizade com Deus por nossa escolha. É isso o que acontece quando permanecemos em estado de pecado mortal. Aliás, tal estado de inimizade com Deus, se for nossa condição na hora da nossa morte, implica na condenação ao Inferno por toda a eternidade.

A graça santificante
A graça santificante

Não perca a graça!

Ao perceber o valor da graça santificante, você entende que a coisa mais importante da sua vida é manter-se em estado de graça e, principalmente, morrer neste estado. Para alcançar e manter este estado de graça, os 7 sacramentos são fundamentais.

Prof. Mateus Mota Lima, presidente do Instituto Borborema, disse: “Os 7 sacramentos é que ou criam essa graça [a graça santificante] pela primeira vez, ou eles restituem essa graça quando ela se perdeu, ou eles aumentam essa graça quando ela existe”.

O Catecismo da Igreja Católica, no parágrafo 1210, ensina: “Os sacramentos da nova lei foram instituídos por Cristo e são sete: Batismo, Confirmação, Eucaristia, Penitência, Unção dos Enfermos, Ordem, Matrimônio. Os sete sacramentos atingem todas as etapas e todos os momentos importantes da vida do cristão: dão à vida da fé do cristão origem e crescimento, cura e missão. Nisto existe certa semelhança entre as etapas da vida natural e as da vida espiritual”.

Entendendo que Deus quer derramar a sua graça sobre a humanidade através dos sacramentos, é uma grande insensatez que fiéis não busquem tais sacramentos. Outra grande insensatez ocorre quando o sacerdote prioriza funções burocráticas e deixa de lado aquilo que só ele pode fazer: administrar os sacramentos.

Os 7 sacramentos e a graça santificante
Os 7 sacramentos e a graça santificante

Só Deus pode criar do nada

O sentido da palavra ‘criar’ tem sido deturpado para designar pessoas que apenas transforma e reordena os elementos já criados. Neste sentido, fica claro que só Deus pode criar, de fato. E diante do que refletimos até aqui, percebemos que a nossa vida só tem sentido a partir da nossa relação com o Criador.

Prof. Mateus Mota Lima, presidente do Instituto Borborema, disse: “A gente usa a palavra ‘criar’ como uma figura de linguagem quando a gente rearranja os elementos já existentes, mas no sentido mais profundo e originário da palavra ‘criar’, criar é tirar do nada e só Deus tira do nada”.

Se até aqui, você viveu despreocupadamente e começa a sentir os efeitos de uma existência sem propósito, é hora de refletir sobre a essência das coisas e reordenar essa bagunça. Peça a graça de Deus, faça a sua parte e avance!

Só Deus pode criar do nada
Só Deus pode criar do nada

O ideal de conforto é uma farsa

Nesta sociedade materialista e imediatista em que vivemos, temos a impressão de que o sucesso está ligado ao máximo conforto, status e bem-estar. Nada mais equivocado, se estivermos olhando pelo campo espiritual.

Prof. Mateus Mota Lima, presidente do Instituto Borborema, disse: “Ou você vai sofrer muito bem aqui e vai para o Céu, ou você sofre mais ou menos e vai sofrer muito mais no Purgatório, ou você sofre aqui e vai sofrer eternamente no Inferno. Então, quem inventou esse ideal de conforto foi o próprio demônio, só pode”.

O sofrimento bem vivido aqui nos aproxima de Deus e cria como que degraus na nossa subida para o céu. Enxergar o significado mais profundo e perceber as oportunidades de amar a Deus escondidas em cada momento é o segredo descoberto pelos santos.

O ideal de conforto é uma farsa
O ideal de conforto é uma farsa

Quem você quer ser quando morrer?

A seguir você confere uma aula gratuita com o prof. Mateus Mota Lima, presidente do Instituto Borborema. O assunto tratado é o sentido da vida e a meditação sobre a resposta da inquietante pergunta: quem você quer ser quando morrer? Trata-se de uma aula complexa, com elementos filosóficos e espirituais. Dessa forma, respire fundo, tenha paciência e aproveite:

Quem você quer ser quando morrer? / Mateus Mota Lima

Se este conteúdo foi útil para você, compartilhe para que mais pessoas possam ser tocadas.

Referências:

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. 4ª Ed. São Paulo: Loyola, 2000.

LIMA, M. M. Quem você quer ser quando morrer? / Mateus Mota Lima. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=JaGWvN19P6w>.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *