Clicky

Sabe aquela tristeza sem motivo? Você pode mudar isso - Altair Fonseca
Faça a sua parte
Reflexões e Meditações / Vídeos

Sabe aquela tristeza sem motivo? Você pode mudar isso

Sabe aquela tristeza sem motivo? Você tenta, se esforça, busca encontrar um sentido mas nada parece dar certo. O desânimo se torna pesado e vai dando lugar ao desespero. Falta vontade para levantar da cama e realizar as tarefas mais fáceis e simples. Falta vontade de viver. Infelizmente, essa é a realidade de muitas pessoas, mesmo que estejam cercadas de ofertas de prazer fácil e de promessas de uma felicidade instantânea. Nossa sociedade está doente e busca a cura tomando o veneno das drogas, da pornografia e das ideologias que promovem o ódio. Como sair dessa situação?

De onde vem a tristeza sem motivo?

Na maioria das vezes, a famosa tristeza sem motivo vem de uma vida sem motivo, ou seja, de alguém que não reconhece o valor e a utilidade da sua existência. Diante das cobranças, preconceitos e incoerências, tem sido cada vez mais difícil para jovens e adultos encontrarem a própria vocação.

A vocação é um chamado especial de Deus para cada uma de suas criaturas. Basta que nos desviemos de nossa missão para encontrarmos uma sequencia de eventos que só trazem a infelicidade. Por outro lado, quando encontramos o nosso lugar e a nossa função, nos sentimos úteis e, mesmo que em muitos dias fiquemos cansados e enfrentemos grandes desafios, somos felizes. Para quem se ocupa com algo útil, não há espaço para a tristeza sem motivo.

Pe. Jean-Pierre de Caussade, no livro “O Abandono à Providência Divina”, disse: “Reparai na nossa vida. De que é que se compõe? De uma série de ações de pouca monta. Ora, destas coisas de tão mesquinha importância é que Deus se digna contentar-se. Essa é a parte que toca à alma no trabalho da perfeição. E para que não pudéssemos ter disso dúvida, quis explicar-no-lo bem claramente: ‘Temei a Deus e observai os seus mandamentos; isso é convosco’. Quer dizer: eis tudo o que o homem deve fazer pela sua parte, eis em que consiste a sua fidelidade ativa. Cumpra o homem o que lhe toca, e Deus fará o resto”.

Precisamos fazer a nossa parte
Precisamos fazer a nossa parte

Descubra as maravilhas escondidas

Pe. Jean-Pierre de Caussade, no livro “O Abandono à Providência Divina”, disse: “A graça divina reserva para si mesma a realização de maravilhas que ultrapassam toda a inteligência do homem. Porque nem os ouvidos ouviram, nem os olhos viram, nem o coração sentiu o que Deus concebe na sua ideia, resolve na sua vontade e executa pelo seu poder, nas almas que a Ele se abandonam”.

Para quem tem fé, todos os dias transformam-se em oportunidades maravilhosas para desbravar os tesouros que Deus esconde por trás de cada momento. Na simplicidade o Senhor faz as coisas grandes e este é o início da cura para quem sofre da tal tristeza sem motivo: deixar de lado as grandezas do mundo e voltar a ter a capacidade de maravilhar-se, como uma criança, com as belezas e descobertas da vida.

A graça divina age poderosamente naqueles que confiam em Deus
A graça divina age poderosamente naqueles que confiam em Deus

Você faz a sua parte?

Diante daquilo que Deus colocou no seu coração, ao olhar para a sua vida, você tem feito a sua parte? Deus sempre faz a parte d’Ele mas, infelizmente, a humanidade não cumpre a sua parte. Vamos refletir sobre isso no vídeo a seguir:

Você faz a sua parte?

Referências:

CAUSSADE, J. P. O Abandono à Providência Divina. 1ª Ed. Dois Irmãos: Minha Biblioteca Católica, 2019.

FONSECA, A. O. Você faz a sua parte? Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=jwWyWFv9ex0>.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *