Clicky

Oração para acalmar a ansiedade e controlar os pensamentos agitados - Altair Fonseca
Oração para vencer a ansiedade
Orações / Vídeos

Oração para acalmar a ansiedade e controlar os pensamentos agitados

É claro que não temos o controle sobre todas as situações e quanto mais queremos dominar todas as coisas, mais nos sentimos ansiosos. A oração para vencer a ansiedade e controlar os pensamentos agitados pode ser um remédio eficaz para vencer aquilo que nos maltrata e nos afasta de Deus.

A seguir, apresentaremos algumas opções de reflexão e oração para vencer a ansiedade e controlar os pensamentos agitados, para que você lute com o auxílio da graça de Deus, em tempos de tanta inquietação. Comece já se colocando na presença do Senhor, sabendo que Ele vê o seu coração neste momento.

Oração para acalmar a ansiedade

Senhor, só Tu conheces o meu coração, por isso, com fé e humildade, peço-Te a graça de aprender a lançar sobre Ti as minhas ansiedades e preocupações.

Quero abandonar-me em Teus braços, confiar e aguardar serenamente a Tua ação em minha vida!

Guarda meus pensamentos, sentimentos e meus sentidos para que eu não tenha tanta preocupação.

Ajuda-me a manter minha mente centrada no que é bom para mim e para o Teu Reino.

Santifica-me, para que eu possa ser uma pessoa cheia do Espírito Santo, irradiando serenidade, calma e paz!

Dá-me forças para que eu possa manter as minhas emoções e pensamentos firmes na confiança em Deus.

Senhor, agradeço porque sei que estás cuidando de mim. Vou procurar seguir cada passo que me mostrares para que Teu plano se cumpra na minha vida.

Confio em Ti e em tua Palavra.

Entrego-Te, neste momento, todas as minhas ansiedades e preocupações.

Cura-me de toda preocupação excessiva!

Confio e espero em Ti.

Amém.

Santa Teresa d’Ávila nos ajuda a combater a ansiedade

Uma das poesias de Santa Teresa d’Ávila ganhou muito destaque e é tema de muitas reflexões, principalmente porque vivemos tempos de ansiedade e falta de fé. Confira:

Nada te perturbe, Nada te espante,
Tudo passa, Deus não muda,
A paciência tudo alcança;
Quem a Deus tem, Nada lhe falta:
Só Deus basta.

Eleva o pensamento, Ao céu sobe,
Por nada te angusties, Nada te perturbe.
A Jesus Cristo segue, Com grande entrega,
E, venha o que vier, Nada te espante.
Vês a glória do mundo? É glória vã;
Nada tem de estável, Tudo passa.

Deseje às coisas celestes, Que sempre duram;
Fiel e rico em promessas, Deus não muda.
Ama-o como merece, Bondade Imensa;
Quem a Deus tem, Mesmo que passe por momentos difíceis;
Sendo Deus o seu tesouro, Nada lhe falta.
Só Deus Basta!

Rosana Vitachi, Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator, nos ajuda a refletir sobre os versos do poema da grande santa carmelita.

Vivemos numa sociedade ansiosa, imediatista, exigente, dramática, doente, desequilibrada, instintiva e deformada, mimada. Mimada por não saber mais sofrer. Quem não sabe sofrer, não tem paciência.

Já no primeiro verso, vivemos de forma invertida: tudo nos perturba, tudo nos espanta. Se fomos avançar, parece que nada passa, ficamos anos lidando com problemas, muitas vezes esperando uma solução mágica que nunca acontece e Deus parece ter ficado no passado, não agindo mais como antes. O pensamento de ter paciência acaba por gerar ainda mais ansiedade e vivemos angustiados tentando resolver tudo com nossas próprias mãos.

As reflexões da leiga consagrada nos ajudam a perceber que, se estamos sempre inquietos com o que achamos que nos falta, é sinal de que Deus ainda não nos basta.

“A Jesus Cristo segue, com grande entrega”. Seguir a Cristo de verdade, apostando a vida n’Ele! Não é Ele quem deve me seguir, não é Ele que precisa concordar comigo. Eu rezo para viver a vontade de Deus e não o contrário. A glória do mundo é vã e vai passar, nos diz Santa Teresa. E o que ficará?

Nos deixamos adoecer por ideias envenenadas que nos estão matando aos poucos, por isso nos perturbamos, espantamos, enganamos. Corremos o dia todo sem saber ao certo para onde vamos. Vivemos de ilusões e nos espantamos com a Verdade. Ah! Que o Espírito Santo venha ordenar nosso caos! Venha nos revelar nossa verdade, para que aproveitemos o tempo de Sua misericórdia e nos convertamos!

Na terceira estrofe, a Doutora da Igreja insiste para que desejemos as coisas celestes, que são aquelas que trazem a verdadeira felicidade e não pesam o nosso coração com arrependimentos ou ansiedades desnecessárias. “Sendo Deus o seu tesouro, nada lhe falta. Só Deus basta!”.

Quem em sã consciência trocaria um baú cheio de tesouros valiosos por um saco de esterco? Embora isso pareça idiota, é exatamente o que fazemos quando deixamos o maior tesouro, que é o próprio Deus, para corrermos atrás de miragens passageiras. Pense nisso.

Oração e reflexão para vencer a ansiedade e controlar os pensamentos agitados

Um dos males que tem mais avançado contra a humanidade, a ansiedade, tem trancafiado muita gente num quarto escuro de dor, medo e solidão. Sem a graça de Deus e a ajuda adequada, é impossível libertar-se. Hoje vamos rezar por essa causa com intensidade. Assista o vídeo a seguir com fé e devoção:

Oração para vencer a ansiedade

Faça-se essas perguntas:

Em qual deus acredito? Qual deus eu tenho seguido? Com letra maiúscula ou minúscula? Eu creio no Deus que basta, que não muda porque é perfeito, que fez uma aliança comigo e por isso nada pode me faltar? Creio no Deus que pode fazer milagres em minha vida? Ou ando acreditando naquilo que minha mente criou ou permitiu que se criasse dentro dela? 

Se você acha que este conteúdo pode ajudar pessoas que estão afundadas no problema da ansiedade, compartilhe e seja canal da graça de Deus nessas vidas.

Referências:

FONSECA, A. O. Oração para vencer a ansiedade. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=nEN3nE62a2Y>.

Oração para vencer a ansiedade. Comunidade Shalom, 2023. Disponível em: <https://comshalom.org/oracao-para-vencer-a-ansiedade/> Acesso em: 5 de dezembro de 2023.

VITACHI, R. Nada te perturbe, nada te espante | Santa Teresa de Jesus. Comunidade Shalom, 2023. Disponível em: <https://www.pantokrator.org.br/artigos-pantokrator/nada-te-perturbe-nada-te-espante-santa-teresa-de-jesus/> Acesso em: 5 de dezembro de 2023.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *