Clicky

Não existe nada que mande bater palmas na Missa, explica Padre Douglas Pinheiro - Altair Fonseca
Não existe nada que mande bater palmas na Missa
Conhecimento da Igreja Católica / Vídeos

Não existe nada que mande bater palmas na Missa, explica Padre Douglas Pinheiro

Palmas na Missa, uma questão que gera dúvidas e alguns constrangimentos, já que, em algumas ocasiões, fica parecendo que o errado é não entrar no ritmo do ministério de música. Você já passou por essa situação? Padre Douglas Pinheiro te ajuda a entender, de uma vez por todas, se existe algum momento durante a Santa Missa no qual devemos bater palmas.

Veja também: Alma de Cristo, uma profunda oração para quem deseja unir-se a Jesus.

Não existe nada que mande bater palmas na Missa, explica Padre Douglas Pinheiro

O vídeo a seguir é um corte da participação do Padre Douglas Pinheiro no SantoFlow Podcast. No conteúdo, o sacerdote explica, com muita caridade e bom humor, porque as palmas não são adequadas na Santa Missa. Mas será que quem bate palmas na celebração litúrgica comete pecado? A resposta a seguir:

NÃO HÁ NADA NA LITURGIA QUE VISUALIZA A POSSIBILIDADE DAS PALMAS NA MISSA | PADRE DOUGLAS PINHEIRO

Inscreva-se no canal SantoFlow Podcast no YouTube.

A liturgia é uma ação sagrada

A Sacrosanctum Concilium, do Concílio do Vaticano II, ensina: “Com razão se considera a liturgia como o exercício da função sacerdotal de Jesus Cristo. Nela, mediante sinais sensíveis e no modo próprio de cada qual, significa-se e realiza-se a santificação dos homens e é exercido o culto público integral pelo corpo Místico de Jesus Cristo, isto é, pela cabeça e pelos membros. Portanto, qualquer celebração litúrgica, enquanto obra de Cristo Sacerdote e do seu corpo que é a Igreja, é ação sagrada por excelência e nenhuma outra ação da Igreja a iguala em eficácia com o mesmo título e no mesmo grau”.

Entendendo o valor sagrado da ação litúrgica, não podemos participar de tão valioso momento como quem vai a qualquer evento profano. Não podemos transformar a Santa Missa num show ou em qualquer outra ocasião para a satisfação dos sentidos humanos. Não é a vontade humana que deve ocupar o trono. Deus é o centro!

A liturgia é uma ação sagrada
A liturgia é uma ação sagrada

Referências:

Concílio do Vaticano, Const. Sacrosanctum Concilium,7: AAS 56 (1964) 101.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *